SBT compra fora programa do seu arquivo

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • Roberto Nemanis/SBT

    Da esq. para a dir., Marcello Boffat, Bruna Tang, Thammy Miranda, Diego Ramiro, Lola Melnick e Paulinho Serra no "Famoso Quem" (SBT)

    Da esq. para a dir., Marcello Boffat, Bruna Tang, Thammy Miranda, Diego Ramiro, Lola Melnick e Paulinho Serra no "Famoso Quem" (SBT)

Na quarta-feira (2), começa mais uma MIP TV, em Cannes com presença maciça da televisão brasileira. Quase todas as emissoras estarão representadas, independentemente do tamanho dos seus cacifes.

Mas este é um assunto que leva a outro. O SBT tem no ar, nas noites de sábado, há umas duas ou três semanas, o programa "Famoso Quem?", título abrasileirado do "My Name is", formato da FremantleMedia.

Quando aqui se fala do uso indiscriminado desses conteúdos de fora, ainda há quem considere exagero. O "Famoso Quem?" de hoje e que o SBT pagou por ele, não apresenta nada de novo em relação àquilo que o próprio Silvio Santos tinha no seu "Show de Calouros" lá do passado. Não há rigorosamente nenhuma diferença.

Por absoluta comodidade ou preguiça, chega-se ao cúmulo de gastar com um produto, que já foi bem produzido pela própria casa e tinha o endereço correto do povo. Em vez dos dólares transacionados, em troca do que já existia, bastaria apenas um pouco de boa vontade em pesquisar no arquivo e uma decupagem. O resto sairia no barato. Só que preferiram pagar por isso.

Grade – 1

A Globo precisa urgentemente reprogramar a sua grade. A exibição da novela "Saramandaia", como exemplo, foi tremendamente prejudicada pelo horário que foi exibida.

E o mesmo vem ocorrendo com todos os programas da terceira linha de shows. Até com absurda frequência, a maioria está entrando muito depois da meia-noite.

Grade – 2
Houve um tempo em que a novela das 8 da Globo entrava pontualmente às 8. Depois foi para 8h15, 8h30 e agora já chegou às 9h20. Isto, claro, arrasta todo o resto.

E o pior é que, como as outras emissoras tentam se referenciar por ela, embarcam todas no mesmo atraso. Está difícil saber onde isso vai parar.

Performance

  • Divulgação/Band

    Elenco do "CQC"

O pessoal do "CQC" comemora o fato de o programa, com os resultados das últimas quatro segundas-feiras, liderar o top five da Bandeirantes.
Foi o produto mais visto da emissora, apesar do seu horário de exibição.

Driblando a fritura
Ainda do "CQC", hoje, a sua própria equipe reconhece que os resultados do trabalho da Dani Calabresa finalmente começaram a aparecer. Ela já se encontrou.

No início, há o reconhecimento que existiram dificuldades, até certo ponto naturais, para se adaptar ao estilo do programa.

Agora, o rádio
Marcelo Tas, no embalo de tudo, agora quer comandar um programa de rádio.

Entende inclusive estar no lugar certo, uma vez que a Band é, também, um dos maiores grupos radiofônicos do país. Então, pelo que se observa, só está faltando o convite.

Utilidade pública
José Roberto Maluf, que já foi vice da Band e do SBT, está à frente da Novadutra, com 40 estações em FM, 107,5 MHZ, transmitindo informações da Via Dutra, a cada 3 minutos, em tempo real. Só notícias.

Todo o trabalho é centralizado nos estúdios, em Vila Isabel, e distribuído via satélite.

Tem um detalhe

  • João Cotta/Globo

    O apresentador Zeca Camargo

A transferência do Zeca Camargo, do "Fantástico" para o "Vídeo Show", não vai se resumir a uma pura e simples mudança de programa.

Assim como aconteceu com a Fátima Bernardes, ele também irá trocar o Jornalismo pelo Entretenimento.

E mais outro...
Confirmando-se tudo, a Globo terá duas importantes estreias no dia 4 de novembro.

Zeca Camargo, no "Vídeo Show" reformulado, e a nova novela das 19 horas.

Uma na outra
Flávia Alessandra já está envolvida nas gravações, em externas e estúdios, de "Além do Horizonte", título provisório da substituta de "Sangue Bom", na Globo, faixa das 19 horas.

O que se sabe agora é que, emendando com este trabalho, ela também vai fazer a nova novela do Aguinaldo Silva, prevista para estrear no segundo semestre do ano que vem.

Teatro fechado
Ignácio Coqueiro, como diretor da "Nova Família Trapo" e depois de uma cuidadosa pesquisa, fechou com o teatro da escola Notre Dame, no Recreio, Rio de Janeiro, para gravar o programa.

Existiam outras opções, mas todas muito caras. Já marcou luz, viu posicionamento de câmeras, etc. A Record deseja gravar entre o fim de outubro, começo de novembro.

Sistema aberto
A jornalista Rosana Jatobá, ex-Globo, poderá voltar à televisão aberta, em 2014:

"Estou com um projeto, sim, que está sendo trabalhado, elaborado, e espero anunciar essa novidade nos próximos meses".

Me chama que eu vou
Assim como já há um disfarçado interesse da direção da Record em recontratar o autor Tiago Santiago, a recíproca também é inteiramente verdadeira.

Na semana passada, como quem não quer nada, ele esteve presente na festa de lançamento de "Pecado Mortal". Foi só o primeiro passo.

  • TV Globo/Raphael Dias

    Armane (Vladimir Brichta) no episódio 100 de "Tapas e Beijos"

100 vezes Tapas
"Tapas & Beijos" chega ao 100º episódio na Globo, nesta terça-feira, e contará com uma série de flashbacks para mostrar como Copacabana uniu os seus personagens.

Dentre as surpresas, Armane (Vladimir Brichta) estava de olho primeiro em Sueli (Andrea Beltrão). Mas, ao tentar salvar a amiga das garras de um homem casado, Fátima (Fernanda Torres) não resistiu ao charme dele.

Programa do Gordo
O cantor e apresentador João Gordo, ex-MTV e Record, poderá ser a primeira contratação de peso da Rede TV!, após todo o processo de reestruturação colocado em prática.

Já tem um programa-piloto gravado e agora só falta acertar mais alguns detalhes.

Bate – Rebate

•       A Record vai usar mais de 200 atores na minissérie "Milagres de Jesus"...
•       ... É importante lembrar que cada episódio irá contar um milagre e terá, necessariamente em boa parte, um elenco diferente...
•       ... Aliás, calcula-se que, com os seis especiais de fim de ano, essa conta possa chegar perto de 350 artistas.
•       Kennedy Alencar tem programas gravados na Rede TV! até domingo que vem...
•       ... Mas hoje, segunda-feira, é o seu último dia de contrato com a emissora.
•       Fafy Siqueira, atualmente em "Sangue Bom", está de mudança, em definitivo, de São Paulo para Copacabana, no Rio.
•       O longa-metragem "Vai que dá certo" terá uma segunda parte...
•       ... As filmagens estão previstas para começar no ano que vem, com o mesmo diretor, Maurício Farias, e o elenco encabeçado por Danton Mello, Lúcio Mauro Filho e Fábio Porchat.
•       Se no ano passado, o formato mais pedido pelos canais pagos, junto às produtoras de conteúdo, foi o de programa de culinária, o mesmo não se pode falar agora...
•       ... Neste 2013, os programas policiais, dos diversos tipos, lideraram com folga a lista de encomendas...
•       ... É bem aquilo que o Datena falou: tem mais policial na televisão do que na rua.

C'est fini
Sérgio Reis será o entrevistado do Fabrício Carpinejar, amanhã, às 23h30, no programa "A Máquina", da TV Gazeta.

O cantor relembra momentos importantes de toda a carreira e, em tom de desabafo, fala também de uma das frustrações da sua vida, a de nunca ter se apresentado no "Fantástico".

*Colaboração de José Carlos Nery

Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos