MTV foi mais um caso de tragédia anunciada

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL

O fim da MTV deve ser lamentado, como é o de qualquer jornal, revista ou de uma padaria na esquina. Em todas as situações, são portas que se fecham para o mercado de trabalho.

A MTV, em suas diversas fases, sempre teve o comportamento de uma televisão menor. Guardadas as devidas diferenças com o futebol, ao longo de anos se colocou nas mesmas condições dos pequenos para os times grandes na revelação de valores. Nomes importantes saíram dos seus programas para outras emissoras, como serviço mais relevante. No mais, manteve-se na moldura de um quadro estático, sem buscar ou ao menos tentar uma maior e necessária aproximação de outros determinados tipos de público. Televisão aberta nenhuma pode se dar ao luxo de se segmentar deste jeito.

Mesmo às vésperas da tragédia anunciada, foi uma linha de conduta que nunca se alterou. Jamais foram feitas tentativas para se buscar um caminho diferente. Deixaram acontecer.
É mais um caso do deu no que deu.

Missa
Dia 29, domingo, no Santuário Mãe de Deus, em São Paulo, às 9 da manhã, o Padre Marcelo vai celebrar a Missa de um ano do falecimento da Hebe Camargo.

Balanço
O "CQC" vai exatamente assim até o fim da temporada. E nem tem porque mexer agora. Mas a sua direção já trabalha com a possibilidade de mudanças no time atual. Uma avaliação será feita para saber quem sai e quem fica.

Candidatos, para ambas as situações, não faltam.

Sai zica – 1

Diretor de núcleo da Globo, Maurício Farias não vê maiores problemas na faixa após o "Globo Repórter", que em breve irá receber "A Mulher do Prefeito", série realizada por sua equipe. "Se o programa for bom, vai fazer sucesso, porque existe uma grande audiência ali", observa, em relação aos bons índices alcançados pelo "GR".

Sai zica – 2
Alguns autores de séries da Globo, num tom mais pessimista, sempre correram dessa faixa de horário que sucede o "Globo Repórter". E apontam o programa do Marcelo Adnet como fracasso mais recente. Meio que sapo enterrado.

Cala boca

  • Divulgação/TV Globo

    Rodrigo Bocardi no "Bom Dia São Paulo"

Rodrigo Bocardi foi alvo de um ataque bem leviano, no seu começo, como apresentador do "Bom Dia", da Globo, em São Paulo.

O tempo se encarregou de queimar a língua dos mais afoitos. Hoje, ele está à frente de um dos melhores telejornais locais, que levanta e busca soluções para os principais problemas da cidade.

Especial da Globo
No dia 26 de outubro, em Goiânia, a Globo vai gravar um de seus especiais, para a programação de fim de ano. É um show, que irá reunir Bruno e Marrone, Jorge e Mateus, Gusttavo Lima e Paula Fernandes.

Especiais da Record (1)
Serão 6, no total, os especiais de fim de ano da Record, todos em parceria com produtoras independentes. Alguns já eram conhecidos, como "Nova Família Trapo" – da Letícia Dornelles e Bosco Brasil, "Coisas de Casal" – Letícia Dornelles e "Natal de Arrepiar" – Bosco Brasil.

Especiais da Record (2)
Os outros também foram definidos agora e serão gravados sempre sob o controle da emissora. São eles, "Pa, Pe, Pi, Po, Pu" – Rosana Hermann e Antonio Guerreiro, "O Amor e a Morte" – Marcílio Moraes, e "Casamento Blindado" – Del Rangel.

Encontro marcado
O diretor Jayme Monjardim marcou para esta quinta-feira a primeira reunião do elenco de "Em Família", do Manoel Carlos. É o primeiro compromisso oficial da novela que irá substituir "Amor à Vida", na Globo, faixa das 21 horas.

Novo jornal
Já está praticamente certo que a Bandeirantes vai lançar, a partir de janeiro do ano que vem, um jornal rural no início de cada manhã. Um trabalho que será desenvolvido em parceria com o canal Terra Viva, do mesmo grupo.

Bate – Rebate
•       Ontem, no Projac, começaram as gravações dos primeiros episódios do "The Voice".
•       Anitta é a "estrela" da nova campanha da Telesena, do Grupo Silvio Santos...
•       ... Mas não houve a mesma sorte em se confirmar a funkeira no Teleton. A agenda dela não permitiu...
•       ... Na parte musical, o programa já tem acertadas as participações de Zezé di Camargo e Luciano, Roberta Miranda, João Neto e Frederico, Luan Santana e Wanessa Camargo.
•       Na Band também se estuda, para o ano que vem, inverter as faixas local e nacional no fim da tarde, durante a exibição do "Brasil Urgente".
•       O ator Caio Junqueira, depois de "José do Egito", vai fazer "Milagres de Jesus Cristo" na Record.
•       Rainer Cadete é um nome em ascensão na novela "Amor à Vida"...
•       ... Rafael, advogado vivido por ele, será o par romântico de Linda, a autista vivida por Bruna Linzmeyer.
•       "Bates Motel", da parceira Universal Channel, mas com o título de "Motel Bates", já está à disposição da Record.

C'est fini
O lançamento de um telejornal exige um mínimo de tempo e planejamento. Foi tudo o que não aconteceu com o "SBT Notícias". Ontem, a confusão se espalhou por todos os setores da emissora, até no transporte, com equipes de reportagem se vendo obrigadas a sair em vans. Uma loucura.

Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

* Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos