Chamadas da Globo não apresentam nenhuma novidade

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • Marcos Ribas/FotoRioNews

    Antes de estrear no "Casos de Família", Regina Volpato também foi locutora de várias chamadas no SBT, assim como a inserção de falas dos artistas

    Antes de estrear no "Casos de Família", Regina Volpato também foi locutora de várias chamadas no SBT, assim como a inserção de falas dos artistas

A Globo está com um jeito diferente nas chamadas dos seus programas, mas é preciso dizer que, antes de qualquer inovação, este seu atual formato se aproxima muito do que o SBT, lá no passado, e a Record, mais recentemente, já tinham criado.

Não se trata, portanto, de nenhuma novidade.

E para que não reste alguma dúvida, em 1996, na novela "Antonio Alves, o taxista", do Ronaldo Ciambroni, estes recursos já eram utilizados pela Criação Visual da então TV S, de São Paulo, com Fernando Pelégio, Macarrão, Verão e outros tantos.

Como acontece agora em "Joia Rara", uma mulher, Rose de Oliveira, na época voz padrão da Eldorado FM, foi chamada para fazer este trabalho. Outro exemplo é a Regina Volpato. Antes de estrear no "Casos de Família", ela também foi locutora de várias chamadas no SBT, assim como a inserção de falas dos artistas ou apresentadores.

Não se discute a força do alto-falante da Globo, mas é sempre válido respeitar a ordem cronológica das coisas. A roda, como se vê, foi descoberta faz tempo.
 
Fim do virtual (1)

  • Elenco atual do programa "CQC" da Band

O chamado 3.0, implantado em 2010, para o "CQC", "Pânico" e "Jogo Aberto", deixou discretamente de existir, como parte do processo de enxugamento colocado em prática na Bandeirantes.

Era uma extensão desses programas na Internet.
 
Fim do virtual (2)
 
O "trêspontozero" foi criado para permitir a participação direta do pessoal da Internet com os participantes desses programas, utilizando câmeras e toda a parte operacional.

No lugar dele, a Band passa agora a apostar no conceito de Segunda Tela, que é um complemento em tempo real à televisão. Por meio de computadores, smartphones ou tablets, o teleinternauta recebe informações extras sobre o assunto em questão.
 
Fim do virtual (3)
 
A "Segunda Tela" é um recurso que as emissoras ou vários programas já utilizam há algum tempo.

E também não existem termos de comparação entre os investimentos ou custos de um e de outro.
 
Mercado da TV

  • Valdemiro Santiago da Igreja Mundial se mostrou interessado na compra da emissora CNT

A CNT contratou uma empresa especializada em fusões e aquisições para tratar de todos os assuntos referentes a uma possível venda da sua rede de emissoras.

Valdemiro Santiago, da Igreja Mundial, chegou a fazer uma proposta, segundo se informa bem interessante, mas não ofereceu as garantias bancárias exigidas.
 
Mesmo caso
 
Sabe-se que Valdemiro Santiago, não faz muito tempo, também teve interesse em comprar a Rede 21, do Grupo Bandeirantes, cuja programação já está quase que inteiramente na mão dele.

Mas o problema foi o mesmo. A negociação foi interrompida pela falta de garantias.
 
Seminário
 
O Grupo Bandeirantes de Comunicação e o Goldman Sachs, em parceria, apresentam nesta quarta-feira o seminário econômico "The Brazil Infrastructure Opportunity".

O evento vai acontecer no Goldman Sachs Conference Center, em Nova York. O presidente da Band, Johnny Saad, será um dos palestrantes.
 
O que valeu, valeu

  • Paloma Duarte em cena da novela "Máscaras" (abril/2012)

A sequência prevista para a gravação da abertura da nova novela da Record, "Pecado Mortal", com a participação do seu elenco, foi interrompida no meio. Alguns dizem que isto aconteceu depois de uma discussão da atriz Paloma Duarte com a direção da novela.

A atriz, consultada, disse que não teve nada com isso.
 
Alerta máximo
 
Os erros de direção em momentos-chave de "Amor à Vida" estão sendo muito criticados, fora da Globo e dentro dela.

A falta de emoção e cuidados em situações como a morte da personagem da Marina Ruy Barbosa e a briga de Susana Vieira e Vanessa Giácomo, que acabaram servindo como avisos, não podem mais se repetir.
 
Edição infantil
 
O "Som Brasil", normalmente exibido após o "Jô", em outubro, terá uma edição especial, apresentada por Patrícia Pillar, no sábado, 10 da manhã.

A exibição, no Dia das Crianças, 12, vai relembrar programas ou especiais como "Balão Mágico", "Plunct Plact Zum" e "Sítio do Picapau Amarelo, entre outros infantis.
 
Turma do mal
 
Depois de uma série dedicada às Grandes Atrizes, o "Arquivo N", da Globo News, agora vai produzir uma outra com os Grandes Vilões da teledramaturgia brasileira, para ir ao ar em outubro.

Os personagens, e seus intérpretes, que serão relembrados estão ainda sendo fechados pela produção.

Sentido inverso

Na convenção da Jovem Pan na Bahia, realizada na última semana, Tutinha informou que a emissora de AM irá se juntar a FM na apresentação do "Morning Show", do Edgard Piccoli, todas as manhãs.

Procurado, Oliveira Andrade, que há 8 anos está à frente do "Jornal de Serviço" neste horário, disse que não foi comunicado de nada e também não tem nenhuma informação se será aproveitado em outro horário.
 

Bate – Rebate

  • Depois de mandar meio mundo embora, a Record está contratando produtores para o seu novo programa dos domingos...
  • ... E o grande alvo de toda essa ação foi a Rede TV!. O ataque provocou forte mal-estar entre as duas emissoras.
  • O SBT vai estrear o seu novo jornal, hoje, às 18h30, com a expectativa de ao menos repetir a mesma audiência da novela, 6 ou 7, que estava no horário.
  • A Playboy do Brasilganhou a medalha de ouro noPromax Latin America, importante premiação com foco em criatividade em televisão do mundo...
  • ... A campanha em prol da luta contra a Aids venceu na categoria "Serviço Público". A peça, veiculada em 2012, chamava a atenção para o uso da camisinha.
  • "O que terá acontecido a Nayara Glória?", com Maria Rocha e Alexandra Bastida, será apresentada no Teatro Santos Dumont, em São Caetano, dias 27 e 28.
  • A peça une o teatro e o audiovisual, com as atrizes no palco e participações em vídeo de Betty Faria, Aguinaldo Silva, Kadu Moliterno e Thalita Carauta.
  • Começaram em São Paulo as gravações do reality"Bee Polares", com o ator e relações públicas Abdalla Daichoum, mais 5 gays de diferentes profissões
  • O programa vai abordar o universo da luta de classes no meio gay e está sendo negociado com a TV Paga.
  • Pedro Manso, humorista que sempre apareceu em programas da Record, grava amanhã "A Praça", do SBT, como convidado.

 
C´est fini
 
A nova "Família Trapo", da Record, será apresentada inicialmente como especial de fim de ano. De acordo com os seus resultados, aí sim, poderá ser transformado em produto fixo na grade de 2014.
Os autores Letícia Dornelles e Bosco Brasil, além do diretor Ignácio Coqueiro, trabalham apenas em cima de um programa, assim como os atores que serão chamados para compor o elenco.
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos