Silvio Santos volta a mandar em tudo no SBT

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
Silvio Santos
Silvio Santos

Depois de algum tempo afastado, envolvido em outras questões, Silvio Santos voltou novamente a mandar em tudo no SBT, desde o cafezinho - com adoçante ou açúcar, até as decisões mais relevantes, passando pela programação que sempre foi a sua praia preferida.

Nisto não há nenhuma surpresa ou qualquer novidade. Desde que o SBT existe, começando por TVS, nunca foi diferente. É um filme que todo mundo já viu e sabe exatamente como vai terminar.

O problema é que a TV mudou. Hoje não temos apenas duas emissoras brigando. A Record entrou no meio e o SBT, desamparado de outros meios, agora depende unicamente do seu faturamento. Aquela ideia de fazer audiência e depois vender é coisa do passado. A questão comercial passou a ser a mais importante e a sensação de bagunça só acaba afastando os melhores clientes. Não há nada que ofereça maior segurança que uma grade estável. Mudar a programação a todo o momento, com vem acontecendo, este sim, é o caminho mais curto para o precipício.
 
Administração por conflito (1)
As rivalidades entre os seus principais executivos, por acaso ou provocadas, também têm episódios importantes da história do SBT.

Foi assim no começo, com Luciano Calegari versus Rick Medeiros, depois Luciano e Guilherme Stoliar contra Jean Teppet e, por último, o mesmo Teppet e José Roberto Maluf, além do Walter Bonazio, numa determinada ocasião, enfrentando a todos.
 
Administração por conflito (2)
De algum tempo para cá, em meio às ondas mais perigosas que surpreenderam o Grupo Silvio Santos, os executivos do SBT se uniram. Há uma grande harmonia entre eles.

É quase um clube, formando, talvez, uma situação que possa estar incomodando o seu dono. Daí as repentinas decisões de agora.
 
Modus operandi - 1

O que ainda falta para completar o quadro é uma contratação mais importante, como as tantas que existiram no passado.

Impossível não lembrar de Walter Avancini, Ney Gonçalves Dias, Leila Cordeiro e Eliakim Araújo, Ana Paula Padrão e, mais recentemente Eliana e Roberto Justus. Entre outros.
 
Modus operandi – 2
Nomes, no momento, também não faltam. Gugu, Marcelo Rezende e Douglas Tavolaro, apenas para citar alguns já foram falados.

O problema é que hoje a maioria já tem uma noção mais completa de tudo, especialmente do perigo de trocar o certo pelo duvidoso.

  • AgNews

    Christina Rocha

Olha o que dá
Na segunda-feira, intempestivamente, o "Casos de Família" foi colocado no ar depois do Ratinho, por volta das 23 horas. Outra decisão surpreendente.

E como foi um programa gravado, ainda dos tempos em que estava na faixa da tarde, a apresentadora Christina Rocha apareceu falando "boa tarde" depois de 11 da noite.
 
Questão de prudência
Do jeito que a coisa está nada custa aos apresentadores do SBT, até para evitar o ridículo, não entrar nessa de bom dia, boa tarde ou boa noite.

O momento não está nada apropriado para isso. É melhor inventar uma saudação bem paisagem, tipo "como vai?", "aqui estamos" ou qualquer outra, para não correr maiores riscos.
 
Reprise
A série "A Lei e o Crime", de Marcílio Moraes, voltará ao ar na Record, dia 30, às segundas-feiras, bem na sequência de "Pecado Mortal".

Como particularidade, sessão dupla do Ângelo Paes Leme, que também é o protagonista de "José do Egito".
 
Paquera
André Vasco, até bem pouco tempo contratado do SBT, deve ser anunciado como a próxima novidade da Bandeirantes.

É um dos nomes cotados para apresentar o programa "Lo sabe no lo sabe".
 
Tempos são outros
A direção da Globo fez um apelo aos seus autores para que sigam exatamente aquilo que é colocado em suas sinopses de novelas ou minisséries.

Nada de sair do roteiro ou inventar situações não previstas, que sempre estouram o orçamento.

O momento é de pés no chão.
 
Esperado sim

  • Raphael Dias/Globo

    Em "Amor à Vida" Bruno ( Malvino Salvador ) e Paloma ( Paolla Oliveira ) trocam alianças

O casamento de Paloma e Bruno, Paolla Oliveira e Malvino Salvador na novela "Amor à Vida", em cena do dia 25.
 
Exemplo que vem de cima
Ainda na Globo, a ordem é endurecer o jogo contra aqueles que se atrasam nas gravações, comprometendo a boa ordem dos trabalhos. A partir de agora haverá um maior controle da situação.

Aliás, por lá, entre outros, Antonio Fagundes é colocado como exemplo de pontualidade a ser seguido.
 
Ideia do ao vivo

A Record vai colocar o "Melhor do Brasil", ao vivo, neste próximo domingo. Como justificativa, isto vai acontecer porque o programa irá receber o eliminado de véspera na "Fazenda".

No fundo, no entanto, será um teste. Se funcionar poderá continuar sempre assim.
 
Merchan na Fátima

Veja fotos de Fátima Bernardes
Veja fotos de Fátima Bernardes

A superintendente de Sustentabilidade do Itaú Unibanco, Denise Hills, estará no "Encontro", da Fátima Bernardes nesta quarta-feira, falando sobre o comportamento financeiro das pessoas no Brasil e dará dicas de como usar bem o dinheiro.

A especialista ainda voltará mais três vezes ao programa,  entre outubro e novembro. Esta será a primeira experiência de merchandising com uma abordagem de orientação e conhecimento como mensagem principal.
 
Dispensas na Band
A Enter, empresa de eventos do Grupo Bandeirantes, responsável por Fórmula Indy e concursos de miss, é a mais recente vítima do processo de enxugamento colocado em prática. Os cortes atingiram inclusive nomes da sua alta cúpula.

Vale ressaltar que no seu lançamento, em 2010, foi anunciado que a empresa nascia "com contratos internacionais e budget anual de mais R$ 100 milhões".
 
Bate – Rebate
•       O Ibope está com problemas. A audiência de domingo, consolidada, só saiu ontem, terça-feira, por volta da hora do almoço...
•       ... O normal é sempre ser distribuída na manhã do dia seguinte.
•       "É hora de educar" é o título dos programetes que o SBT pretende lançar com a educadora Cris Poli...
•       ... Mas só vai sair se o comercial vender.
•       Deve partir dos responsáveis pela dupla "Patati Patata" o desejo de deixar o SBT...
•       ... Já existe uma negociação com outra emissora.
•       Na madrugada desta quinta-feira, às 3h30, ao vivo, a Bandeirantes começa a mostrar o Mundial de Beach Soccer, direto do Taiti. Jogo Brasil e Irã.
•       "Pecado Mortal" terá cerca de 200 participações especiais nos seus primeiros 20 capítulos...
•       ... Além da Iris Bruzzi, Raquel Nunes e Sérgio Abreu também estão nesta lista.
•       Sabrina Sato, Rita Batista, Matheus Massafera e as ex-misses Yeda Maria Vargas e Jacqueline Meirelles estão entre os escolhidos para o júri artístico do Miss Brasil.
•       Passada a confusão dentro e fora da "Fazenda", e após rápidas férias, Scheila Carvalho retoma hoje, quarta, as gravações do seu programa semanal na Record-Bahia, o "Bom D+".      
 
C´est fini
Ricardo de Barros, ex-"Pânico" e Globo, que voltou recentemente à Rede TV!, está assumindo a direção do "Superpop", da Luciana Gimenez.

Passa a substituir Dirlan Jorge, que permanece na emissora, mas, agora, irá se dedicar ao especial "Direito de Viver".
Cláudia Bexiga continua com o "Luciana by Night".
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos