As tristes consequências da falta de qualidade

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL

O fracasso de programas como "Cante se Puder", "Casos de Família", "Astros" e "Amigos da Onça", entre outros, foi determinante nas demissões ocorridas semana passada no SBT. Assim como aconteceu com a Bandeirantes e Record, de maneira mais acentuada, o fato repercutiu em todo o mercado.

Outra vez se comprova que um mínimo de qualidade é fundamental, item que, mesmo com o passar dos tempos, no SBT não se leva muito em consideração. A televisão mudou em relação àquela que se produzia no passado. Hoje, não se permite mais investir em conteúdos duvidosos, baratos, sem poder de audiência ou faturamento, como os que existiam e ainda se insiste em fazer.

Há, no mercado, e não é de agora, visível rejeição àquilo que não é bom. O fim de programas e as demissões anunciadas, nesses últimos tempos, também foram simples consequências de tudo isso.

Suicídio – 1

  • Reprodução

    Programa com Datena vai ao ar no mesmo horário que a final de "Dança dos Famosos"

Sabe pra quando a Bandeirantes fixou a estreia do "Quem Fica em Pé?", do Datena? Domingo que vem, 8 da noite. Sabe o que vai acontecer, neste mesmo domingo que vem, 8 da noite? A final da "Dança dos Famosos", na Globo.

Suicídio – 2
Programação exige planejamento. O sucesso de toda e qualquer emissora passa, de maneira obrigatória, pelo desenho de uma grade bem feita, muito de acordo também com o que a concorrência oferece.

Como se vê ainda existe quem não pensa e nem age assim.

Olha só
As pesquisas têm demonstrado que as atenções do público estão cada vez mais voltadas para os canais infantis da TV fechada. Mesmo na faixa da noite, eles só perdem em audiência para as emissoras esportivas e ainda assim numa margem bem apertada.

Nova ordem
A decisão da Record News mudar das suas atuais instalações já existe. Mas continuará com a sua base, na Barra Funda, em um outro estúdio e será alvo de novos investimentos. Há todo um estudo sendo concluído em torno disso.

Homenagem ao Pelé

Pelé
Pelé

O nosso Pelé, em meio aos festejos da nossa Independência, foi o grande homenageado em Las Vegas na noite da última sexta-feira. No dia seguinte, no mesmo Wynn/Encore Resorts, Zeca Pagodinho apresentou o seu show. Amaury Junior e a sua equipe documentaram tudo.

Visão diferente
A substituta de "Pecado Mortal" na Record, "Vitória", de Cristianne Fridman, vai abordar entre os seus temas a questão do trabalho infantil, sob um ângulo diferente. Não o da família que coloca o filho para trabalhar por trabalhar, mas por necessidade mesmo.

Quase vilão

Dado Dolabella
Dado Dolabella

E caso se confirme a presença de Dado Dolabella em "Vitória", como é o desejo da autora, ele não será o grande malvado da novela, mas terá um forte traço de vilania. A ideia é que ele faça parte do núcleo da república de estudantes.

Jornalismo
Cecília Maia deixou a direção de jornalismo do SBT em Brasília. Decisão tomada de comum acordo. Marcelo Parada trabalha com algumas possibilidades, mas ainda não tem um nome definido para o seu lugar.

Faz parte
A Warner esclarece que "diferente do que foi publicado na coluna em 26 de agosto, sob o título "Discretamente", não há na série "Two and a half man" ações de merchandising do Google, Apple e Microsoft.

Qualquer menção ou aparição de marcas e produtos nas séries do produtor Chuck Lorre são resultado de decisões estritamente criativas para composição de personagens e cenas". Então tá.

Prioridade absoluta
Diego Guebel, antes de viajar para a Argentina no fim de semana, já tinha conversado com todos os diretores da área artística do Grupo Bandeirantes sobre a unificação. Este é um processo que se pretende colocar em prática com a maior urgência possível.

Start confirmado
As gravações de "Em Família", do Manoel Carlos, substituta de "Amor à Vida" na Globo, começam em outubro, com a previsão do elenco ficar cerca de um mês gravando externas em Goiânia, como uma das locações mais importantes da novela. Direção do Jayme Monjardim.

Bate – Rebate
•       Em Portugal, segundo pesquisas, "Amor à Vida" teve um crescimento de 180 mil telespectadores em apenas 4 dias.
•       Ratinho está planejando colocar um quadro de calouros, uma vez por semana, no seu programa...
•       ... E já pensando em contar com Leão Lobo, Décio Piccinini e Arnaldo Saccomani como jurados.
•       A Globo mudou totalmente o rumo das suas chamadas. Tem mais criação...
•       ... E a voz do locutor passou a ser menos utilizada.
•       Bianca Rinaldi se mostrou admirada com a repercussão das notícias sobre o seu acerto com a Globo...
•       ... Sabia que ia dar barulho, mas não esperava tanto.
•       Rodrigo Faro desembarca hoje, segunda-feira, em Belo Horizonte para gravações de "O Melhor do Brasil".
•       O SBT, no Rio de Janeiro, marcou para o próximo dia 23 a estreia do jornal "SBT Rio – Manhã"...
•       ... A apresentação será de Liane Borges, com meia-hora de duração, a partir das 7 horas.

C'est fini
Apesar dos rumores no mercado, o SporTV não confirma a criação de um quarto canal, pelas dificuldades da operação e com a própria produção. O que continuará existindo, segundo a emissora, é a utilização dos canais Premiere quando houver necessidade. Outra nota é que já se estuda a viabilidade de um canal do SporTV, no ano que vem, ficar 24 horas com a Copa do Mundo.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos