SBT estuda lançamento de revista eletrônica

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL

O fim da programação infantil na TV aberta já foi decretado na maioria das emissoras, porque ficou praticamente impossível concorrer num campo onde os canais fechados – tipo Discovery Kids, Cartoon, Gloob, Disney e tantos outros – se saem muito melhor.

É impossível brigar contra essa realidade. O SBT, na contramão de praticamente todas as outras, continua resistindo com os seus desenhos nas manhãs, mas longe de repetir os mesmos bons resultados de anos atrás, quando chegou a liderar esta faixa de horário.

Levada pela necessidade comercial, que também passou a existir, a sua direção vem realizando estudos para viabilizar o lançamento de uma revista eletrônica diária, com variedades e jornalismo, e que permita se adaptar a este novo momento.

Existe um projeto em desenvolvimento, mas assim como os domingos, a linha infantil sempre foi algo ligado diretamente ao dono, Silvio Santos. Toda e qualquer iniciativa só será levada à frente depois da sua aprovação.

No fio do bigode

Veja fotos do apresentador Carlos Massa, o Ratinho
Veja fotos do apresentador Carlos Massa, o Ratinho

Como forma de agradecimento ao apresentador, pelo tratamento que sempre receberam dele, os motoristas do SBT também irão homenagear o Ratinho, por ocasião dos seus 15 anos de emissora.
Está combinado que todos, durante a segunda-feira inteirinha, irão circular de bigodes postiços.
 
Mais um

O autor Paulo Cursino e o diretor Roberto Santucci, que no dia 27 de dezembro lançam "Até que a sorte nos separe – 2", já fecharam um novo longa-metragem com Leandro Hassum.
Trata-se de uma comédia política, que será rodada a partir de março de 2014. O roteiro ainda não está finalizado.
 
Mudança de ares
O programa "Fox Sports Rádio", com as participações Gustavo Villani, Ricardo Martins e Eugênio Leal, diariamente, nas tardes do canal Fox, vai trocar de praça.
A partir de 2014, em vez do Rio, como acontece atualmente, será apresentado de São Paulo.
 
Projeto
Pode ser que não dê em nada, mas existe no SBT a ideia de distribuir na sua programação boletins educacionais, conduzidos pela pedagoga e apresentadora, Cris Poli.
Mas com um condicional: só vai rolar se o comercial conseguir vender.
 
Modismo
Alguns clichês se tornam cada vez mais inevitáveis e repetitivos nas novelas, como os mocinhos, os vilões, a quase obrigação de gays ou casais gays, as diferenças sociais e por aí afora.
E agora, como novidade mais recente, a formação de pares em que o homem é muito mais jovem que a mulher. Em todas da Globo, atualmente em cartaz, existem esses casos.
 
Substituição simples
"The Bible", série americana em 10 capítulos, passará a ocupar o lugar de "José do Egito" na programação da Record, a partir do dia 16 de outubro.
No mesmo horário das quartas-feiras, 21h30, com exibição semanal.
 
Tiro certo
O CD da novela "Chiquititas", exibida pelo SBT, já chega agora no dia 18 ao mercado conquistando disco de ouro. As lojas vão receber um total de 48 mil unidades.
Em tempo da pirataria correndo solta, é um resultado para ser comemorado.
 
Ciumeira
Passados alguns poucos meses da sua posse, o novo responsável pelo Artístico da Record, Marcelo Silva, já virou alvo de algumas críticas.
Dizem que ele só tem olhos e atenções para as novelas. Outros setores da programação não estariam recebendo o mesmo carinho e atenção. Não é bem assim.

  • Reprodução

    "Dança do Pinguim" do Pânico

Esquema por trás
O "Dança do Pinguim", que o Pânico inventou e está chamando o seu público para participar, tem por trás uma marca.
É um acerto com a Skol. O comercial da empresa em questão sempre entra na cola.
 
Mesma mesa
O modelo de uma TV Globo unificada, em seus diferentes setores, como determina a sua nova direção-geral, além de tudo o que já foi dito, vai passar também pelo setor de alimentação no Projac.
O restaurante será o mesmo para todos, sem distinção. A ideia é essa, de uma Globo única, também à mesa.
 
 Possível fim
A última edição do "É Notícia" na Rede TV! poderá ser apresentada no próximo dia 30. Isso mesmo, a última.
A direção da emissora não descarta essa possibilidade. Tudo passa a depender da escolha de um bom substituto para o Kennedy Alencar, o que até agora não aconteceu.

 

  • Lourival Ribeiro/SBT

    Lola Melnick no cenário do programa "Famoso quem?", de covers, que estreia dia 14, um sábado, no SBT

Bate – Rebate
 
•       No domingo, o "Fantástico" apresentou os participantes da nova temporada do "Medida Certa"...
•       ... Mas, bem antes da estreia, todos eles já tinham recebido uma série de exercícios para fazer em casa...
•       ... Fábio Porchat foi um dos que levou mais a sério, segundo ele, sentindo os efeitos na balança.
•       O contrato da atriz Maria Casedavall com a Globo vai até o fim de "Amor à Vida", mas já existe o desejo de fazer um novo compromisso com ela.
•       "A Próxima Vítima", novela do Silvio de Abreu, será reprisada no Viva a partir de segunda-feira.
•       A diretora Leonor Corrêa fez questão de agradecer a toda a equipe do Festival Sertanejo, do SBT, segunda-feira, na última gravação...
•       ... Entre outras coisas, disse que todos merecem dela o maior respeito, admiração e gratidão.
•       Suzana Pires continua como atriz na Globo, mas terá novas oportunidades como autora. O seu trabalho em "Flor do Caribe" foi bastante elogiado.
•       Os jurados do extinto "Astros" permanecem sem saber sobre o futuro deles no SBT. O programa acabou e ninguém falou nada até agora...
•       ... É o tipo do silêncio que tem incomodado a todos.
•       O Fox Sports transmite hoje, sexta, às 15h45, um jogo das Eliminatórias da Copa do Mundo no Brasil, Portugal x Irlanda do Norte...
•       ... Narração de João Guilherme e comentários de Mário Sérgio.
 
C´est fini
 
Alexandre Frota lança o seu livro, "Identidade Frota", dia 26 agora, 6 da tarde, na Fnac Pinheiros, em São Paulo.
 
Por enquanto, apenas as emissoras de rádio, inicialmente, ficarão de fora do processo de unificação colocado em prática no Grupo Bandeirantes.
Isto no que diz respeito aos seus setores Artístico e Comercial.
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos