As duvidosas atrações do domingo

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL

Às vezes fica complicado entender o que alguns programas pretendem ao exibir certas coisas.

Exemplo nº 1: o que de importante pode acrescentar à história do "Fantástico", apresentar entre as suas atrações, os desafios do "Homem sem limites", como aconteceu neste último domingo? Onde é possível apontar algo de útil ou de atrativo naquilo? Como um mesmo programa, em meio a tantas situações interessantes – matéria da Sonia Bridi, as irmãs de cabelo e o reencontro de pai e filho na Síria, se submete a algo tão inconveniente?

Exemplo nº 2: o que, na noite do mesmo dia, leva um programa como o do Silvio Santos, colocar no seu palco um homem que bebe tinta, óleo diesel, come graxa, naftalina, e outros venenos que tais, sem qualquer aviso para que ninguém se meta a repetir tal proeza?

A televisão tem que cumprir o seu lado de circo, mas poderia também para isso usar de maior gosto e melhores critérios.
 

  • Luiz C. Ribeiro

    A 29ª edição do Brazilian Day, em Nova York, domingo, reuniu mais de um milhão de pessoas. O evento, apresentado por Serginho Groisman, teve shows de Gusttavo Lima e Zeca Pagodinho.

Ordem das coisas
 
A Record está com chamadas no ar da novela "Pecado Mortal".

E, por enquanto, apenas dela. Nada até agora se vê sobre "O Aprendiz" e a série "The Bible" que irão estrear a seguir. Ambas já têm os seus projetos promocionais sensivelmente prejudicados.

Investimento forte
 
A Globo reuniu, recentemente, seus principais autores de seriados e avisou que haverá um investimento ainda maior na teledramaturgia em 2014.

Para todos, porém, solicitou mais dedicação nos roteiros e deixou a certeza que aqueles "mais inovadores" terão prioridade, tanto na aberta quanto no GNT e Multishow.
 
Um pouco demais

  • Francisco Cepeda/AgNews

    A cantora Rita Lee

Pela 4ª vez, a Globo está colocando "Erva Venenosa", da Rita Lee, na trilha sonora das suas novelas. Agora em "Malhação".

Mas antes, ela já entrou em "Um anjo caiu do céu" (2001), "Cobras & Lagartos" (2006) e "Escrito nas estrelas" (2010). É um recorde.
 
Pato zagueiro
 
Conhecido pelas suas características de bom finalizador em campo, Alexandre Pato não consegue repetir igual performance em suas entrevistas na TV. É uma reclamação antiga especialmente dos repórteres esportivos.

Todos se queixam que é quase impossível tirar alguma coisa dele. Só isola. Até a excelente Marília Gabriela, domingo, no "De frente com Gabi", se viu em dificuldades.
 
Só para menores
 
O "Som Brasil", da Globo, terá uma edição voltada para as crianças no dia 27, relembrando a trilha sonora de programas e especiais infantis como "Balão Mágico", "Plunct Plact Zum" e "Sítio do Picapau Amarelo", entre outros.

Participações da dupla maranhense Criolina, a banda pernambucana Mombojó, Cidade Negra e Guilherme Arantes. Edição infantil, mas que irá ao ar depois do Jô Soares.
 
Mais um
 
Depois de Sophia Abrahão e Mel Fronckowiack, já em vias de aparecer em "Amor à Vida", na Globo, outro ex-"Rebelde", Arthur Aguiar, também irá deixar a Record.

Concluída a sua participação em "Dona Xepa", ele agora planeja um desligamento amigável da emissora.
 
Tudo como antes
 
Ontem, nas primeiras horas da manhã, baseado nas prévias da audiência de domingo, Silvio Santos anulou as mudanças que vigoraram apenas neste último fim de semana.

A partir do próximo, tudo será como era antes.
 
O grande prejudicado
 
Ainda como consequência das mudanças mal pensadas que o SBT colocou em prática, Roberto Cabrini foi quem mais saiu perdendo.

A entrevista exclusiva que ele conseguiu com o pastor Marcos Pereira não teve a repercussão que merecia. Foi apenas 4º lugar na audiência.
 
Reflexo
 
A Globo foi bem com o show do "Criança Esperança" na noite de sábado.

Mais uma vez, deve ser destacado o trabalho do Luiz Gleiser na direção-geral. O programa teve 24,1 de média de audiência contra 20,9 do ano passado, chancelado por Petrobras, Café 3 Corações e Claro. Crescimento da ordem de 37% em relação aos 4 sábados anteriores.

  • A atriz Angela Dip, como Penélope, no "Cocoricó"

Cultura acaba com o "TV Cocoricó"
 
Toda a equipe do "TV Cocoricó", da costureira aos roteiristas, foi pega de surpresa, com o comunicado da TV Cultura, suspendendo a produção do programa.

A exibição continuará até o fim deste mês e será interrompida, em mais uma lamentável medida da administração atual.

O "TV Cocoricó" é uma marca da programação infantil na televisão brasileira. Entrou no ar em 1º de abril de 1996.
 
Bate – Rebate
 
•       Após passagem pela MTV, Chay Suede, que tem vínculo com a Record, fez teste para a minissérie "Milagres de Jesus".
•       Depois de 8 anos e meio de casa, a apresentadora Priscila Alcântara rescindiu ontem, amigavelmente, o seu contrato com o SBT.
•       Emílio Dantas, também ator de "Dona Xepa", é outro que não deverá permanecer no elenco da Record.
•       Durante a exibição do show do "Criança Esperança", na noite do último sábado, a Record observou uma queda 11%...
•       ... E o SBT, 44%.
•       As gravações do novo "O Aprendiz" começam amanhã, quarta-feira.
•       Na quinta-feira agora, dia 5, Sérgio Reis vai inaugurar a sua nova casa noturna, o Rancho do Serjão ABC, em São Bernardo do Campo.
•       Depois de "O Astro" e uma participação especial em "Flor do Caribe", Simone Soares acertou novo trabalho na Globo...
•       ... Ela já tem presença confirmada na novela "Em Família", do Manoel Carlos, substituta de "Amor à Vida" na faixa das 21 horas.
 
C´est fini
 
O Canal Brasil lança hoje, terça-feira, o "Clássicos em Pixel", uma série de 10 animações bem-humoradas em homenagem a clássicos do cinema nacional como "Macunaíma", "Central do Brasil", "Dona Flor e Seus Dois Maridos" e "Orfeu Negro", entre outros.
 
Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos