A competição no campo das pesquisas só trará benefícios

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL

No começo da década passada, incentivado pelo engenheiro Alfonso Aurim, Silvio Santos autorizou a criação do Datanexus para pesquisar audiência de TV. Foram investidos cerca de R$ 4 milhões no projeto, que não durou muito tempo. Cerca de um ano e meio depois, as suas atividades foram encerradas porque os dados obtidos e fornecidos para o único cliente de então, o SBT, não eram substancialmente diferentes dos do Ibope.

Dez anos se passaram e o panorama é completamente outro. Se antes a insatisfação maior era de apenas uma emissora, hoje praticamente todas as TVs apoiam a chegada da alemã Gfk, não somente para comparar, mas ampliar a base de pesquisas e se chegar a um panorama mais representativo do desempenho de cada uma.

Algo que também irá levar o Ibope a investir de maneira bem decisiva em novas plataformas, além de, como aconteceu na primeira vez, comprovar a seriedade do seu trabalho.
A competitividade é sempre saudável. Uma empresa acabará obrigando a outra a se esmerar nos seus serviços.
 
Outro detalhe
 
Há e sempre deverá existir a cobrança, por parte da mídia e do próprio telespectador, por um conteúdo de melhor qualidade.
A mostra atual do Ibope, hoje, é muito pequena para um país, com a dimensão do nosso, e uma cidade com a grandeza de São Paulo.
 
Números exatos
 
A audiência do Ibope, já de algum tempo, é aferida em cerca de 4.500 domicílios em todo o Brasil.
Em São Paulo, com peso decisivo na distribuição das principais verbas publicitárias, são 800 domicílios atualmente para mais de 20 milhões de habitantes.
A base da amostragem, há muitos anos, não acompanha o crescimento da população com TV.
 
Divisão
 
O "Bem-Estar", da Globo, hoje terá o apresentador Fernando Rocha, ao vivo, de Curitiba, acompanhando de perto um evento da afiliada RPC, com atividades físicas, orientação nutricional e exames.
Mariana Ferrão seguirá normalmente no estúdio em São Paulo.
 
Fidelidade
 
Mais uma vez será da Building Records a responsabilidade de lançar os CDs e DVDs da novela "Chiquititas".
É uma parceria com o SBT que vem desde "Vende-se um véu de noiva".
 
Cozinha gravada
 
São muitas as mudanças que a direção da Bandeirantes vem processando ao longo das últimas semanas, em seus mais diferentes setores e com reflexos na programação.
O "Dia Dia", com apresentação de Daniel Bork e participações de Érico Aires e Marina Mantega, a partir de agora será gravado.
 
Torcendo o nariz
 
Ainda como consequência desta reestruturação da Band,  começam a surgir rumores de que o clima de insatisfação também já chegou ao "Pânico".
Oficialmente ninguém fala nada, mas entre os seus componentes existem relatos que a coisa não vai bem.
 
Queda de braço
 

Flávia Alessandra
Flávia Alessandra

Na disputa por Flávia Alessandra, prevaleceu o desejo de Ricardo Waddington.
A Globo ainda não fala nada oficialmente, mas está confirmada a sua escalação em "Além do Horizonte", título provisório da novela de Marcos Bernstein e Carlos Gregório, substituta de "Sangue Bom", na faixa das 19 horas.
 

  • A ex-Rebelde Mel Fronckowiak

Apaga tudo
 
Se existia a intenção da Mel Fronckowiack, ex-"Rebelde", ficar afastada do vídeo, esse desejo não existe mais. Bastou a Globo chamar.
Ela vai fazer uma ponta em "Amor à Vida". A exemplo de Sophia Abrahão, outra ex-Record, na mesma novela.
 
Esperado
 
Surpreendendo a todos, até mesma a equipe do seu programa, Silvio Santos mandou avisar que estará de volta ao trabalho nesta quarta-feira.
O Estúdio 3 da Anhanguera já foi reservado. SS retoma seu expediente de gravações depois de quase dois meses afastado.
 
Cidade liberada
 
Foram encerradas, na segunda-feira, as gravações da novela "Dona Xepa" em cidade cenográfica, da Record, no Recnov, Rio.
O que resta agora são cenas em estúdio e algumas externas.
 
Bate – Rebate
 
•       Fausto Favara, filho do Nilson César, deixou a Capital, depois de 6 anos, por causa do acerto com a Espn e agora está batalhando um novo espaço no mercado...
•       ... É considerado a maior revelação como narrador do rádio esportivo de São Paulo. Passou a usar o sobrenome Favara para, aos poucos, se desvincular da imagem do pai.
•       Em Perdizes, na rua onde moram Doris Giesse e o jornalista Alex Solnik, existe um Ka, da cor azul, estacionado...
•       ... O fato poderia ser até comum e passar despercebido, não fossem duas rosas – uma branca e outra vermelha – colocadas delicadamente por alguém no para-brisa do carro...
•       ... O curioso, e que também chama atenção, é que, mesmo com o passar dos dias, as duas rosas continuam lá, bem saudáveis e bonitas...
•       ... E nada do dono.
•       Na Record não se fala mais em acabar com o "Programa da Tarde" no fim do ano...
•       ... Algo que, aliás, passou a dar uma certa segurança ao pessoal da sua equipe.
•       Já existe, no mínimo, uma paquera do SBT com a Nadja Haddad. Começo de conversa.
•       Em entrevista ao Oliveira Andrade na Jovem Pan, Luiz Gustavo disse que a Globo vai exibir os episódios do "Sai de Baixo" na programação de dezembro.
 
C´est fini
 
A Record ainda não decidiu quais serão as comemorações para mais um aniversário do "Hoje em Dia".
O programa, nesta quinta-feira, irá completar 8 anos de apresentações.
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!


*Colaboração de José Carlos Nery

 

 

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos