Emissoras adotam comportamentos diferentes no HD

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL

As emissoras de TV têm adotado comportamentos bem diferentes quanto a implantação do HD em determinados setores das suas programações. Como exemplo, é importante se fixar no jornalismo de duas delas.

A Globo, numa ponta, antes de fixar prazos, teve a precaução de aparelhar convenientemente as suas mais de 130 emissoras em todo o Brasil, entre próprias e afiliadas, para que no ar não se constatem diferenças na geração de material ou mesmo nas transmissões de qualquer uma das praças. Foi um trabalho que exigiu mais tempo, até pela extensão da sua rede, e que só agora chegou na fase dos ajustes finais. O esporte estará totalmente em digital em novembro e os telejornais em dezembro. E ponto.

A Bandeirantes, também como cabeça de rede, preferiu adotar outra postura. Em São Paulo, 100% do seu jornalismo está no ar em HD, mas a precariedade no conteúdo externo ainda é bem elevada. E não há, até agora, uma previsão de quando isto será acertado de forma completa.

Record e SBT, apenas para completar, também já estão com as suas bases inteiramente capacitadas, mas ainda têm problemas com as emissoras da rede.
 
Terceiro homem
 
Mariano Boni De Mathis, que acumulou experiências no rádio, Jovem Pan, e cresceu na Globo, passando pelos mais diferentes setores da redação, hoje é o terceiro homem do seu Jornalismo.

Está imediatamente abaixo do Ali Kamel e da Silvia Faria.
 
À frente de tudo
 
O novo diretor de jornalismo da Cultura, William Corrêa tem participado de todas as etapas de realização do "Jornal da Cultura", alterando inclusive paginação, quando uma matéria ou outra eleva níveis de audiência.

Evidente que essa "interferência direta", até como novidade, tem provocado certa rejeição.
 
Mitre da Cultura
 
Aliás, na redação da Cultura, Corrêa também é chamado de Mitre 2, porque além de dirigir, ele também pretende, como seu antigo chefe da Bandeirantes, apresentar ou participar dos programas ou telejornais quando for necessário.

Já chamou para ele, por exemplo, a responsabilidade de fazer as folgas da Maria Cristina Poli, aos sábados, no "Jornal da Cultura".
 
Combinado assim
 
O "Casos de Família" passará a semanal, a partir do próximo dia 21, uma quarta-feira, depois do Ratinho. É de se imaginar o tamanho do barraco que vem por aí.

Resta ainda definir o que será apresentado em seu lugar, na faixa da tarde.

  • Divulgação

    O apresentador Ratinho

Mas cada uma
 
O departamento técnico do SBT está um caos. A toda hora acontece uma. O "Conexão Repórter", do Roberto Cabrini, passou a quarta-feira inteirinha gravando com o Ratinho, em externas, para um programa especial sobre os seus 15 anos de casa.

Chegando de volta na emissora, um dos operadores, por falta de conhecimento do equipamento, apagou tudo. Ontem ainda estavam tentando recuperar alguma coisa.

Na regressiva
 
Ivete Sangalo começa a acelerar o passo para a gravação do seu novo DVD, inclusive se cercando de um pessoal muito bom de serviço. Está tudo confirmado para 14 de dezembro, no estádio da Fonte Nova.

É o trabalho que irá comemorar os seus 20 anos de carreira.
 
Tomaram a frente

Os altos e baixos dos personagens nas novelas, em meio aos seus 100 e tantos capítulos, estão se tornando cada vez mais comuns.

Em "Amor à Vida", como exemplo da vez, os mocinhos da história, Paolla Oliveira e Malvino Salvador, perderam um pouco o espaço para os problemas do Félix e César, Mateus Solano e Antonio Fagundes.
 
Plano B
 
Se o orçamento de um novo "Mulheres Ricas" não for aprovado, como tudo indica, a direção da Band irá optar pela exibição do reality "Quem quer casar com meu filho?", com Adriane Galisteu.

O programa já está inteiramente gravado.
 
Bola em campo
 
Devido à proximidade da Copa do Mundo, o cinema internacional também volta seus olhares para o Brasil.

Já existe um projeto sobre futebol que terá o apoio no Brasil da produtora Zohar, sediada no Rio.

O filme vai reunir profissionais que trabalharam em "Black Swan" e "Avatar", entre outros, mas o plano de realização ainda não foi fechado.
 

  • Renato Rocha Miranda/Divulgação/Globo

    Em "Joia Rara", Caio Blat será o monge Sonan

Perfil
 
Em "Joia Rara", substituta de "Flor do Caribe", Caio Blat será o monge Sonan, discípulo do líder espiritual Ananda (Nelson Xavier).

Ele vai receber como missão procurar a reencarnação do mestre depois que ele morrer.
 
Gravado
 
Ontem, no SBT, com o Danilo Gentili entre os convidados - retribuindo a visita que ela fez ao programa dele, Eliana gravou o seu especial de aniversário, que será levado ao ar no próximo dia 25.

Ainda foi no cenário antigo.
 
Bate – Rebate
 
•       A Record não tem interesse em continuar com ninguém do atual elenco da "Fazenda". O compromisso de todos termina com o programa.
•       Na próxima semana, Douglas Camargo estreia o "Alerta ES", novo jornal diário, às 12 horas, na Record Espírito Santo.
•       Ninguém na Globo ainda assume se a segunda temporada de "Revenge" será apresentada.
•       Depois de três semanas na Espanha, com o mundial de natação, Milton Leite retoma suas atividades locais no SporTV.
•       Há uma preocupação no Bandsports para que o "Baita Amigos", do Neto, não seja um clone do "Donos da Bola", da Band SP, também apresentado por ele.
•       Pretende-se evitar isso. Como um programa de rede ele deve forçosamente voltar os seus olhos também para os clubes de outros estados.
•       Pâmela Côto começou a gravar "A Grande Família" na Globo. Marcele é a personagem, funcionária da Carrara Motos.
•       O "Good News" deste sábado, às 17h45, na Rede TV!, vai apresentar os quatro dos principais institutos botânicos do país...
•       ... Para a sua realização foram mobilizadas equipes no Rio, Minas, Fortaleza e da afiliada TV Pampa, de Porto Alegre. Apresentação da Cláudia Barthel.
•       Roberto Cabrini será o entrevistado do Sérgio Redó, hoje, no "Sala de Imprensa", da TV Aberta, na Net, às 20h30.
 
C´est fini
 
A recente passagem do Daniel por uma unidade da AACD foi registrada por uma equipe do SBT. Porém, a sua participação no próximo do Teleton não é confirmada.
Como se sabe, existe aquela questão da exclusividade com a Globo –"The Voice".
 
Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos