Jornalismo da Cultura passa por processo de reforma

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL

William Corrêa, ex-apresentador e repórter da Bandeirantes, agora no lugar de Celso Kinjô, como diretor de jornalismo da TV Cultura, começa a fazer algumas modificações importantes no setor.

O programa da Maria Cristina Poli, "Poli", aos domingos, já foi tirado do ar. E não vai voltar. Fala-se até que a sua previsão de exibições era de apenas dois meses. Quanto ao "Jornal da Cultura", o esquema atual, com mais comentários, também irá desaparecer com o tempo. Em curto tempo. A ideia é resgatar o formato do antigo telejornal, aquele mais tradicional, meio que manchetado, com cabeça e matéria. Resta definir se a Poli será mantida ou não na sua bancada.

Vale recordar que o formato, o que ainda está no ar, mas em vias de desaparecer, apenas foi concebido para fugir do que as outras emissoras, melhor aparelhadas, podem apresentar com mais qualidade.

Mas, enfim, são decisões. 

  • Fábio Guinalz/Fotoarena

    Apresentadora de "Casos de Família", SBT, Christina Rocha

Vai mudar - 1
 
"Casos de Família", do SBT, como programa diário, só será apresentado até o dia 16.

A partir daí vai virar semanal, em dia e horário da faixa noturna que ainda não foram definidos.
 
Vai mudar – 2
 
Desde já é possível prever o que nos espera com está mudança.

Se a tarde, o barraco no "Casos de Família" sempre correu solto, é de se imaginar o que vai acontecer à noite, sem limitações da classificação indicativa.
 
Pulando o muro
 
A Viacom, que passará a operar a MTV a partir de outubro, já tem um rascunho rabiscado da sua nova grade.

Entre o que já aparece como certo está o lançamento de um programa diário de entrevistas, produzido pela Eyeworks Cuatro Cabezas, parceira da Band em vários produtos.
 
Caso de verdade - 1
 
Caso de família mesmo, aquele que não tem encenação ou pagamento de cachê aos participantes, é o que atualmente acontece nos interiores do "Raul Gil".

Nanci Gil, filha do apresentador, deixou o programa porque não concordou com a desclassificação de uma participante.
 
Caso de verdade – 2
 
Foi uma briga de irmãos. Nanci, apontando um erro na conta, não concordou com a eliminação de uma candidata. Depois de discutir com o irmão, Raulzito, ela deixou o júri do programa.

Mas deve continuar apresentando o quadro "Dança da Vez".
 
Acertando
 
Na edição de ontem, na nota "Mãos Diferentes" sobre a próxima série da Record, se falou em "A Mão Ressentida", como milagre de Jesus. Este não aconteceu.

O certo é "A Mão Ressequida".
 
Deu um tempo
 
Em tempos de reestruturação, a direção da Bandeirantes resolveu puxar o freio com relação aos novos projetos.

Até o que já estava decidido, como uma nova edição do "Mulheres Ricas", corre sério risco de não acontecer.
 
Bola é prioridade
 
Salvo qualquer alteração de última hora, a Bandeirantes vai transmitir todas as provas da Indy, da atual temporada, dos seus estúdios, em São Paulo. Ninguém vai viajar.

Além desse aspecto econômico, não gastar mais com isso, a ordem é priorizar o futebol.
 
Brinquedo caro
 
Em meio ao desejo da Band em não continuar com a Indy, se as condições atuais forem mantidas, em um recente encontro com organizadores foi dito que, em termos de qualidade de transmissão e organização, a etapa de São Paulo ocupa o segundo lugar no ranking.

Só perde das 500 Milhas de Indianápolis. O problema todo é o quanto tudo isso custa.
 
TV Timão
 
A TV Corinthians é um assunto que, para o Grupo Bandeirantes, não existe mais. Pedra em cima.

Entendeu-se que, também por questões econômicas, o projeto não deveria ser levado à frente.
 
Caso Siemens
 
A questão que envolve as empresas suspeitas de fraude em licitações de trens e metrô em São Paulo, foi abordada pelo "SBT Brasil" e "Jornal Nacional", em suas edições da segunda-feira. Ambas fizeram um amplo relato dos acontecimentos.

Ontem, ao voltar ao assunto, no jornal "Hoje" se falou – conforme o "JN informou com exclusividade...". Não foi bem assim.
 

  • Manuela Scarpa / Foto Rio News

    A apresentadora e jornalista Nadja Haddad

Ciclo encerrado
 
Depois de 10 anos de bons serviços prestados, Nadja Haddad não teve o seu contrato renovado na Bandeirantes.

Está no mercado. O desligamento foi confirmado pela própria jornalista.
 
Mudanças no jornal
 
Foram bastante precisas as mudanças realizadas no "Jornal da Câmara – 1ª edição", apresentado por Adriana Natali e Wagner Belmonte, na TV Câmara de São Paulo.

Além de todas as informações relativas à vida da cidade, agora se abriu um espaço para a população debater os principais problemas.

A estreia deste novo formato aconteceu com a participação, ao vivo, no link, do prefeito Fernando Haddad.

No ar, diariamente, às 13 horas.
 
Golpe

  • Raphael Dias / Globo

    Em "Amor à Vida", Perséfone (Fabiana Karla) será cortejada por um rapaz, que, com apoio de um comparsa, vai fazer a limpa no seu apartamento

No capítulo de "Amor à Vida", que a Globo exibe dia 13, Perséfone (Fabiana Karla) vai passar por maus momentos.

Ela será cortejada por um rapaz, que, com apoio de um comparsa, vai fazer a limpa no seu apartamento, além de roubar o carro de Joana, Bel Kutner.
 
Bate – Rebate
 
•       A segunda temporada de "Pé na Cova", com Marília Pêra e Miguel Falabella, volta ao ar, na Globo, no dia 1º de outubro.
•       Karyn Bravo entrou em férias no SBT. Durante os próximos 20 dias, Analise de Oliveira irá dividir com Carlos Nascimento a apresentação do "Jornal do SBT".
•       Segundo dados da "Qual Canal", no último domingo, dia 4, o "Esquenta", da Globo, foi o mais comentado no Twitter, perdendo apenas para o "Pânico na Band"...
•       ... Foram mais de 33 mil pessoas comentando, gerando um número superior a 50 mil tweets.
•       Mais de sessenta profissionais da Fox, Fox Sports, NatGeo e Bem Simples, dentre eles, Renato Maurício Prado, Richard Hasmussen e Joana Limaverde, participam da campanha "Toda a Fox apoia Techo".
•       A ONG Techo, presente em toda América Latina, busca superar a situação de pobreza em que vivem milhares de pessoas com a ação conjunta de moradores e voluntários.
•       Antonio Fagundes vai ficar no ar, em "Amor à Vida", até dezembro.
•       Este é o desejo da direção da novela e já comunicado ao artista.
•       Se prevalecer o que está na sinopse original, a morte de César, personagem do Fagundes, irá embalar um "quem matou?" na reta final da história.
 
C´est fini

 
A nova reprise de "O Cravo e a Rosa" no "Vale a pena ver de novo", da Globo, começou muito bem, marcando 14 de média e 40% de participação na audiência, em São Paulo.

Novela do Walcyr Carrasco, dirigida pelo Walter Avancini. Aliás, até hoje o Walcyr sempre destaca a sua experiência de ter trabalhando com o Avancini, inclusive dividindo a sua carreira no antes e depois dele.
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos