Emissoras preparam entrada de nova empresa de medição de audiência

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL

A entrada da alemã GFK - considerada uma das maiores empresas de pesquisa do mundo - no mercado brasileiro, para medição de TV, continua sendo discutida pelos principais executivos das diversas emissoras.
Todas, mesmo a Globo que não tem participado das reuniões mais recentes, parecem concordar.
 
Pesquisa de audiência – 2
 
A Globo, ainda que aprove a chegada da GFK, só pretende se envolver mais seriamente no assunto, a partir do fornecimento dos primeiros resultados.
O prazo anunciado para a implantação total do sistema é de 18 meses. A GFK se compromete ainda se utilizar do que existe de mais moderno, em termos tecnológicos, para a aferição dos números, além de apresentar uma mostra superior a que hoje é fornecida pelo Ibope.

Sorte está lançada
 
A chegada e implantação da GFK, segundo o que é projetado nas reuniões, deve provocar uma forte reviravolta no mercado.
É importante, por fim, considerar que em país nenhum do mundo existem duas empresas trabalhando com pesquisas de TV. Até porque trata-se de um serviço, nas duas pontas, muito caro. Tanto para quem realiza, como para quem assina.

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos