Record e sindicato conversam fora do tempo

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL

Conforme publicação no site do Sindicato dos Radialistas do Rio de Janeiro, em audiência, diante da procuradora do Trabalho, Lúcia de Fátima dos Santos Gomes, na sede da Procuradoria do Trabalho da 1ª Região, a Record concordou em abrir um canal de negociação com aquela entidade, para tentar amenizar o impacto causado pelas 500 e tantas demissões promovidas nos últimos tempos.

Complicado entender o que agora pode ser feito, como "amenizar o impacto causado", depois que todo esse pessoal foi colocado na rua.

Chamaram também atenção as justificativas apresentadas pela advogada da emissora, Juliana Perdigão Dias Lobato, alegando que isto só ocorreu "pela queda de audiência, com a consequente redução dos anunciantes e parceiros comerciais, o que teria afetado o faturamento da empresa". Algo, no mínimo, conflituoso com o que os próprios diretores da Record, em suas diversas manifestações, sempre pregaram.

De qualquer forma, devemos entender tudo isso como mais um fato consumado. As demissões foram efetivadas e não há maneira de se voltar atrás ou de se amenizar alguma coisa.
 
Mal-estar
 
Está muito ruim o clima nos bastidores de "Dona Xepa", mesmo com a sua audiência reagindo um pouco.

O mal-estar é causado por desencontradas informações de dispensas após o encerramento das gravações, ainda em função do processo de reestruturação colocado em prática pela Record.

  • Ettore Ferrari/EPA/EFE

    Papa Francisco

Record com o Papa
 
A Record, com participação confirmada no pool de emissoras montado para a transmissão da visita do Papa Francisco, terá uma equipe de 65 profissionais trabalhando na cobertura jornalística.

Além do espaço em telejornais, a emissora entrará com informações sempre que houver eventos com maior concentração de público e importância.

É o que está combinado. Deve ficar, portanto, fora das missas.
 
Maratona
 
Aproveitando a visita do papa Francisco ao Brasil, o canal Nat Geo, da Fox, vai exibir três documentários, todos em sequência, no dia 27.

Às 19 horas, será apresentado "Código Vaticano", às 20h30, "Papa Bento 16", e às 21h30, "Papa Francisco – Caminho para o Vaticano.
 
Olha essa
 
No "SP TV", em sua coluna de culinária de ontem, quarta, a repórter Ananda Apple deu a receita da "Hóstia com doce de ovos".

Emendada pelo comentário do César Tralli de que "isso daí é para comer sem culpa; não é pecado não". Já foi uma entrada de tudo que nos espera com a chegada do Papa.
 
Chamada
 
Ainda em decorrência das últimas mudanças processadas na sua direção, Francisco Leão foi efetivado como diretor nacional de promoções de chamadas da Rede Globo.

Tem o Rio como base de trabalho.
 
Volta por cima
 
Muito mais importante que os 11 pontos de média e 21 de participação, deve se destacar o bom conteúdo apresentado na volta da "Liga", na Band. O programa foi em cima dos acontecimentos e a audiência alcançada, simples consequência.

Exibido entre 22h59 e 0h04, o programa ficou durante 27 minutos em primeiro lugar.
 
Toque de caixa
 
O novo "Aprendiz" vai entrar em gravação e a sua equipe já foi instruída que terá 45 dias para isto, ao contrário dos quase três meses das edições anteriores.

Apenas a final, como sempre aconteceu, será ao vivo.
 
Cheio de explicações
 
Anderson Silva chega ao Brasil disposto a explicar as razões da sua derrota para o americano Chris Weidman no UFC.

Hoje, com o Marcos Mion, ele grava o "Legendários", e o SBT também já tem reservado para ele o "De frente com Gabi" deste próximo domingo.
 
Expediente antecipado
 
Os capítulos de "Amor à Vida", que ainda nem chegou na metade, estão sendo entregues incompletos para a maioria do seu elenco, sem a inclusão de algumas cenas tidas como "secretas".

O autor Walcyr Carrasco, consultado sobre isso, confirmou. Está mesmo tomando este cuidado.
 
Apoio

  • Juan Guerra/Divulgação

    Ana Hickmann e Valéria Baraccat na inauguração da Casa da Mulher

Ana Hickmann, da Record, prestigiou a inauguração da Casa da Mulher, centro de apoio às mulheres com câncer de mama, terça-feira, em São Paulo.

Trata-se de um novo projeto da presidente do Instituto Arte de Viver Bem, Valéria Baraccat. A Ana, além de já colaborar com o espaço, pretende realizar gravações no local.
 
Bate – Rebate
 
•       A equipe de "Chiquititas" trabalha com a expectativa de lançar cinco CDs e cinco DVDs, ao longo da novela.
•       Sentindo que a personagem ainda tem mais a oferecer, "Amor à Vida" vai apostar mais forte em Aline, da Vanessa Giácomo...
•       ... Vai crescer bastante a sua participação nos próximos capítulos, alvoroçando um pouco mais o ambiente no hospital da novela.
•       Geraldo Luiz está desmentindo mudança da Record para o SBT...
•       ... Nem poderia ser diferente. Pelo que se sabe, ele nunca foi convidado.
•       A ideia na Record é oferecer um estúdio para cada programa, com cenário fixo, para evitar o custo do monta e desmonta.
•       No Projac, hoje, Pedro Bial e Marcelo Canellas, e as autoras Laís Mendes Pimentel, Isabel Muniz e Paula Amaral, participam do VII Seminário Temático Intercom...
•       ... O evento, que tem o apoio do Globo Universidade, discute a relação do público com as produções da televisão.
•       Rafael Cortez, ontem, mais uma vez substituiu Britto Junior na apresentação do "Programa da Tarde"...
•       ... Por enquanto, é isso. Ainda não existe um projeto para ele na Record.
 
C´est fini
 
Atriz e apresentadora, Jacqueline Sato gravou uma participação especial em "Psi", nova série dramática da HBO Brasil, com roteiro de Contardo Calligaris, que será exibida em 2014. Faz uma jornalista.

Serão 13 episódios. No elenco fixo, Emílio de Mello, Cláudia Ohana e Aida Leiner, entre outros. Direção de Marcus Baldini.
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos