Globo vai otimizar o aproveitamento do seu elenco

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • TV Globo/Rafael Sorín

    Danielle Winits, que "morreu" em "Malhação" para interpretar Amarilys em "Amor à Vida"

    Danielle Winits, que "morreu" em "Malhação" para interpretar Amarilys em "Amor à Vida"

Na Globo, desde muito tempo, existem reclamações sobre a falta de um tratamento igual para os seus atores. Enquanto uns poucos se queixam de muito trabalho, outros raramente têm os seus nomes lembrados para as novelas ou séries. Sempre existiu isso.

O desejo de agora, já colocado de maneira muito clara pela direção da casa, é acabar com tal distorção e, até pelo volume de produção existente, otimizar o aproveitamento de todos os contratados. Uma lista, de acordo com algumas fontes, está sendo feita para que, daqui em diante, exista e se coloque em prática esta maior igualdade no momento das escalações.

É claro que isto, como pior problema, irá esbarrar nas conhecidas preferências de autores e diretores, acostumados a invariavelmente trabalhar com o mesmo grupo de artistas. Mas eles também terão que se acostumar com esta nova postura. É sempre mais produtivo movimentar um número maior de pessoas, do que priorizar as mesmas e viciadas panelinhas. Casos, como o mais recente, da Danielle Winits, que precisou "morrer" em "Malhação" para "ressuscitar" dias depois em "Amor à Vida", não devem mais se repetir.

  • Reprodução/Instagram

    Gugu Liberato posa com helicóptero

À disposição
 
O helicóptero, ex-Águia Dourada, que o Gugu pegou como parte da sua rescisão na Record, estará à disposição do mercado de TV, cinema e agências publicitárias a partir da semana que vem. Tudo administrado pela empresa dele. Só não voou antes, devido às transferências de seguro, aeronáutica etc.
 
Nova conversa – 1

 
Na Record, agora já se fala em mais uma temporada do "Ídolos Kids". E com a Disney participando dos trabalhos desde o início da sua produção.

A final gravada no palco do American Idol deu um bom embalo em tudo isso.
 
Nova conversa – 2
 
A qualidade do trabalho apresentado veio estreitar os laços entre as empresas envolvidas – Record, Fremantle e Disney – e se cogitar uma outra edição para o ano que vem.

Tudo caminha nessa direção, inclusive com a possibilidade de uma audição no Rio de Janeiro, em ano de Copa do Mundo e às vésperas da Olimpíada.
 
Chamada de embarque
 
Milton Leite vai pelo SporTV para Barcelona, transmitir o Campeonato Mundial de Natação, competição marcada para acontecer entre os dias 28 deste mês e 4 de agosto.
Terá ao seu lado os comentaristas Mariana Brochado e Alexandre Pussieldi, com as reportagens de Fernando Saraiva – novo correspondente da emissora na Europa, com base em Londres. Antes dessa viagem, o Milton vai de futebol na Globo, Série B, do Brasileiro, Figueirense e Palmeiras, neste próximo sábado.
 
Divisão na Fox
 
Uma quarta-feira diferente nos canais Fox. No Fox Sports, direto do Paraguai, a primeira partida entre Olímpia e Atlético Mineiro, pela final da "Libertadores".
No FX, também às 22 horas, a final da Recopa, entre Corinthians e São Paulo.
 
Segundo canal
 
Está acertado, para o começo do ano que vem, o lançamento do segundo canal do Fox Sports.
Todas as providências, inclusive a grade em construção, caminham para isso.
 
Parceria acertada
 
A Academia de Filmes já iniciou a pré-produção da minissérie "Os Milagres de Jesus", com gravações no RecNov e externas em cidades mineiras.
A Record, ainda sem fixar data, pretende exibir no primeiro trimestre do ano que vem.
 
Promoção
 
Antonio Zimmerle acaba de ser promovido para diretor executivo de programação da Rede Globo, em São Paulo, mesmas funções que Roberto Almeida já vinha desempenhando no Rio de Janeiro. Os dois estão na área do Amauri Soares. A medida, segundo se anuncia, tem por objetivo reforçar a estrutura paulista, aprimorar o trabalho com as afiliadas e atender a estrutura da programação.
 
Bom começo

  • Lourival Ribeiro/SBT

    Guilherme Boury (que interpeta o protagonista Junior), Manuela do Monte (que faz a protagonista Carol), a autora Iris Abravanel e o diretor-geral Reynaldo Boury, de "Chiquititas"

As críticas ao começo de "Chiquititas" foram altamente positivas. E merecidas. É a diferença que existe em qualquer trabalho, quando executado por um especialista na área e quando não. Deu 14 de média no primeiro dia. O diretor Reynaldo Boury deve ser reconhecido por isso, já em sua terceira novela seguida no SBT.
 
Outra coisa...

 
Vai demorar um pouco, talvez só lá entre os capítulos 30 e 40, mas "Chiquititas" também irá apresentar os seus clipes. Já existem uns 12 em fase de produção.
Foi uma fórmula que deu certo em "Carrossel" e irá se repetir na nova novela.
 
Bate – Rebate
 
•       O "Jornal da Band", como se noticiou, foi bem no sábado. Mas isto também não aconteceu por simples obra do acaso...
•       ... Antes dele, o Datena, com o "Brasil Urgente", também já estava em segundo lugar, como o futebol do Sub-20...
•       ... Na TV, a relação do antes e depois, sempre deve ser considerada.
•       Ainda falta um bom texto, mas o desejo do Fábio Assunção é voltar a atuar no teatro, no ano que vem.
•       A agência Ten Celebrities, de São Paulo, agora é quem cuida da carreira de Lívia Andrade.
•       O blog do Gugu continua no site da Record. Alguém, com toda certeza, esqueceu de tirar.
•       Está um tiroteio bravo nos bastidores dos canais esportivos...
•       ... Sempre com algum querendo passar por cima do outro. A coisa pega especialmente na divisão dos jogos....
•       ... Vale lembrar que a Copa do Brasil tem transmissão do SporTV, Fox e Espn Brasil.
 
C´est fini
 
Os rumores sobre cortes na Bandeirantes, cada vez mais intensos, estão deixando muitos funcionários apreensivos.
Algumas demissões no esporte foram anunciadas ainda na segunda-feira, ampliando as preocupações de todo pessoal do setor. Vai faltar gente para a Copa do Mundo.
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos