Sangue Bom

"Sangue Bom" transforma parte do elenco em figuração de luxo

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL

Os autores estão cansados de saber que o excesso de personagens nas novelas sempre causa problemas.

É bom ver um maior número de pessoas trabalhando e, quando possível, atender pedidos das mais próximas em um caso ou outro, mas a história demonstra que todo e qualquer exagero na escalação de um elenco nunca termina em coisa boa.

É o que lamentavelmente se observa nos interiores de "Sangue Bom". Com todo respeito que merecem Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari, este é o tipo do trabalho que, em vez dos 90 ou 100 atores existentes, com uns 20, no máximo 30, daria pra levar muito bem. Esta foi outra lição - se valer apenas do necessário, que o mestre Cassiano Gabus Mendes deixou e que alguns, ou faltaram nessa aula ou já esqueceram.

Não há, fisicamente, tempo ou espaço para o aproveitamento de tanta gente e a maioria acaba, como se tem acontecido, no triste papel da figuração de luxo. E, claro, se queixando da falta de uma melhor oportunidade.

  • Eliane Giardini é Ordália em "Amor à Vida"

Liberado
 
O diálogo solto, meio no improviso, uma das características da família do Tufão em "Avenida Brasil", agora também acontece em "Amor à Vida", em cenas do núcleo da Eliane Giardini e Fúlvio Stefanini.

Os dois, com mais quilômetros de estrada, puxam os demais.
 
Continua na casa
 
O programa "O último passageiro" acabou e toda a sua produção foi demitida. Mas parou por aí.

O apresentador Mário Frias, com contrato até 2015 e colocado em férias, vai se dividir entre Fernando de Noronha e Santa Catarina. E vida que segue.
 
Mais uma daquelas
 
O SBT já tem uma chamada no ar, convocando interessados para participar do "Desafio", novo quadro do "Programa Silvio Santos".

É o velho esquemão de sempre, pessoas dispostas a fazer "qualquer tipo de proeza ou façanha fora do comum, aquele tipo de coisa que muita gente acha bizarra, maluquice, loucura de pedra, como quebrar o maior número de melancias com a cabeça ou puxar um automóvel com os dentes".
 
Truculência

 
O "Papo de Bola", do Edu Cesar, é um conceituado site esportivo, seguido e respeitado por muita gente. No sábado, indignado, Edu postou uma nota, sobre novo conflito do treinador Dunga com a imprensa, desta vez com Rodrigo Oliveira da rádio Gaúcha.

Insatisfeito com uma pergunta, ele insinuou que o jornalista estava a serviço de alguém. Que coisa triste. Nem o tempo ou as derrubadas da vida ensinam algumas pessoas.
 
Reticências... - 1
 
Nas transmissões da Fórmula 1, especialmente, Galvão Bueno está se especializando em não concluir os seus próprios pensamentos ou frases.

Se já não bastasse fazer isso com os outros, comentaristas e repórteres, agora resolveu cortar ele mesmo.
 
Reticências ... - 2
 
E isso é uma coisa que vem se acentuando nas narrações mais recentes do Galvão. No momento que está dizendo alguma coisa, ele acaba se atropelando com outra, deixando no ar algumas informações que até poderiam ser importantes.

No GP da Alemanha foram várias situações do tipo.
 
Mais barato
 
Por meio de recurso visual, a Globo tem "levado" o narrador e comentaristas aos estádios, sem, ao menos, sair dos estúdios. Foi o que aconteceu em Bahia e Corinthians, domingo.

Cléber Machado e demais companheiros de transmissão surgiram no fundo de um dos gols da Arena Fonte Nova.
 
Reconhecimento
 
Completa, sem deixar nenhuma questão no ar, a reportagem do Renato Peters, domingo, no "Esporte Espetacular", da Globo, apresentando o livro secreto do Sócrates, falando de futebol, cultura e política.

Furo do jornalista e do programa.
 
Esquecidos
 

A Globo Filmes colocou no ar uma chamada de "O Concurso", destacando as presenças de Sabrina Sato, Danton Mello e Fábio Porchat.

Mas não menciona Anderson Di Rizzi e Carol Castro, artistas da casa e atualmente em cartaz com a novela "Amor à Vida".
 
Trabalho encerrado
 
Chegaram ao fim as gravações de "Joia Rara", próxima das 6, na Globo, em Valle Nevado, no Chile. A equipe já está de volta ao Rio de Janeiro, depois de enfrentar até incêndio no hotel.

Lá, foram realizadas, entre muitas outras, cenas de uma avalanche.O trabalho em questão é um complemento daquilo que não foi possível gravar no Nepal.
 
Bate – Rebate
 
•       Ao contrário do que saiu por aqui, a TV Gazeta não foi a primeira a disponibilizar o seu sinal no Facebook...
•       ... A Rede Minas de Televisão vem fazendo isto desde o ano passado...
•       ... E a TV Diário, do Ceará, também.
•       O programa da Eliana, no domingo que vem, será apresentado ao vivo...
•       ... Tudo em função da estreia de "Chiquititas" na segunda-feira.
•       Um conjunto de ações, em vários setores da programação, foi esquematizado para promover o lançamento da novela.
•       Wanderley Nogueira completou, domingo, 36 anos de Jovem Pan. Uma vida.
•       Zeca Pagodinho participa nesta terça-feira do quadro "Dois dedos de prosa", no Ratinho.
•       Ratinho, que durante toda esta semana também dará espaço no seu programa para a nova novela do SBT, "Chiquititas".
•       O quadro "Conversa a dois", do "Todo seu" e do Ronnie Von, tem hoje Adriane Galisteu como convidada.
•       O "Altas Horas", que fez sala de espera para a luta de Anderson Silva, registrou recorde de audiência no ano, com 11 pontos de média e 31% de participação.
•       Já o combate, ou algo próximo de "Astros do Ringue", deu 12 com 47%.
 
C´est fini
 
Marcelo Torres, que é um bom repórter, ontem na bancada do "Jornal do SBT – Manhã", na volta da matéria de uma mulher que deu à luz no calçadão de Copacabana, resolveu comentar o fato com um "fim da picada". Simplesmente isso.

Fim da picada é fazer um comentário desses. Melhor ficar quieto.
 
Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos