A necessidade de mudar o discurso nas transmissões ao vivo

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL

É preciso usar criatividade e um pouco de imaginação para dar um fim em alguns dos vícios mais antigos, repetidos nas transmissões ao vivo.

Invariavelmente, os repórteres – e determinados apresentadores também – abusam do "neste momento", como se não houvesse outra coisa para dizer. Não deixa de ser um recurso para ganhar tempo e ouvir o que alguém está cochichando no seu fone, mas é preciso perceber que a utilização constante acaba cansando os ouvidos de qualquer um. Dezenas de "neste momento", como agora na cobertura dos diversos protestos, podem ser substituídas por outras tantas expressões e com a mesma força de apoio.

Apenas como colaboração: neste instante, neste preciso instante, agora, você está vendo agora, acompanhe conosco imagens ao vivo, estamos ao vivo, agora você vê ao vivo, exatamente agora, você assiste ao vivo... e por aí afora.

E, numa próxima oportunidade, também a título de colaboração – não levem a mal, algumas alternativas para o "boa noite a todos" criado pela Globo e copiado pelas demais.  
 
Outro detalhe
 
Entre o pessoal que cobre Brasília, houve quem anunciasse que a presidente Dilma se reuniu com os seus 39 ministros.

Não foi assim. Três deles não foram. Marta e Antonio Patriota, em viagem ao exterior, e Aloizio Mercadante, doente.

  • AgNews

    O apresentador da Record Rodrigo Faro

Primeira correção
 
"O Cravo e a Rosa", do Walcyr Carrasco, confirmada como substituta de "O Profeta", vai estrear no dia 5 de agosto no "Vale a pena ver de novo". Na coluna de ontem saiu 8. Nada disso. Errado.
 
Segunda correção
 
Rodrigo Faro, assim como em "O Profeta", integrou o elenco de "O Cravo e a Rosa". Não bastasse, ele também vem aparecendo no Viva,  em "A Casa das 7 Mulheres". Se bobear, está mais na Globo que na Record.
 

  • Divulgação

    As ex-apresentadoras da Rede TV! Renata Maranhão e Juliana Franceschi

Rede TV! demite apresentadoras

Os cortes estão, a cada dia, mais impiedosos na Rede TV!.

Ontem foram anunciadas as demissões das apresentadoras Renata Maranhão e Juliana Franceschi.

Por outro lado, sabe-se que os escritórios de jornalismo por todo o país também passam por um processo de enxugamento. Começou por Belo Horizonte. Devem ficar apenas duas pessoas.
 
Advogados
 
Carol Castro e Rainer Cadete serão, respectivamente, os advogados de Bruno, Malvino Salvador, e Paloma, Paolla Oliveira, em "Amor à Vida", na disputa por Paulinha, Klara Castanho.

Como detalhe, a personagem da Carol, Silvia, foi casada com Michel, Caio Castro. Gravando.
 

O gol de Neymar em transmissão espanhola

Escuta essa
 
Alfredo Martinez é o nome dele, da rádio Onda Cero, da Catalunya. Vale a pena ouvir a sua narração, para o gol de Neymar no jogo de domingo, no Maracanã.

Grito de final de Copa do Mundo. E nem aí com a Espanha.
 
Com hora marcada
 
É impressionante o "poder" de algumas pessoas, durante o horário da igreja na TV. Em especial, o da Mundial.

Quando é chamado a se manifestar, o demônio ou coisa ruim aparece imediatamente. E ele atende de pronto, para que alguém, com todos os poderes, possa expulsá-lo, do novo, via satélite. É quase um espetáculo. E tudo cronometrado.

Faltou
 
Na segunda-feira, Buchecha era aguardado no SBT para gravar o "Dança da Vez", do Raul Gil, como foi anunciado e todo o esquema armado.

Só que na última hora, o cantor "mandou o lima". E as informações sobre a ausência são contraditórias:
- uns falam que estava doente;
- outros que houve um exagero nas comemorações do domingo.

"The Voice"
 
As primeiras gravações da segunda temporada do "The Voice" estão previstas para 22 de setembro. Não havendo alteração, a estreia será no dia 26, a quinta seguinte. Seguindo o mesmo roteiro, a grande final também cairá num 26, mas de dezembro.

Sempre lembrando que a Globo não descarta uma alteração ou outra nessa agenda.

  • Divulgação

    Logo do canal "Premiere"

 

Mudando o nome
 
O Premiere FC, canal em pay-per-view da Globosat, irá mudar de nome pela quinta vez desde que foi lançado em 1997.


A partir deste próximo sábado, 06, coincidindo com o retorno do campeonato brasileiro, ele passa a se chamar "Premiere". Apenas assim.

 

Especial de férias

  • Divulgação

    Cenário novo do "TV Xuxa"

O "TV Xuxa", com o seu especial de férias, já a partir deste sábado será apresentado num novo cenário, com o "X" no centro e telões espalhados ao fundo.

Além da maior proximidade física com o público no palco principal, ela fará uso do espaço para estar "virtualmente" mais perto dos fãs, em um quadro de interatividade.
 
Bate – Rebate
 
•       Alex Escobar está saindo de férias na Globo depois da Copa das Confederações...
•       ... Mas Tiago Leifert já reassumiu a apresentação do "Globo Esporte" – São Paulo.
•       Marcela Leal, que foi do "Saturday", estreia dia 13, no Teatro Jaraguá, em São Paulo, com o espetáculo "Tirando do sério".
•       Com direção de Daniela Ocampo e supervisão de Leandro Hassum, Otaviano Costa estreia em agosto no Teatro dos Grandes Atores, na Barra, Rio, com a comédia "O comunicador".
•       Hoje, a partir do meio-dia, o canal Fox Sports irá exibir o sorteio de grupos da Copa Sul-Americana.
•       Às 11h30 têm início os trabalhos, com um pré-show do evento...
•       ... Apresentação de Eduardo Elias e participação do repórter Victorino Chermont, direto de Buenos Aires.
•       Lá, em Portugal, como cá, a dramaturgia segue como grande alvo de investimentos das redes de TV...
•       ... A TVI, no caso, vai realizar três novas novelas, uma jovem e duas para o horário nobre.
•       Ainda de Portugal, o diretor Atílio Riccó está finalizando "Destinos Cruzados".
 
C´est fini
 
Com apresentação da jornalista Camila Santoro, estreia hoje, às 13h00, no AllTV, o programa "Fala Sério", tendo como convidados o empresário Ciro Batelli e a piloto Suzane Carvalho.
O filme "Karatê Kid", exibido segunda em "Tela Quente", na Globo, foi recorde de audiência. Marcou 27 pontos com 57% de participação, na Grande São Paulo.
 
Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos