O jornalismo também exige cuidados na hora de se apresentar

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • Divulgação/TV Globo

    A jornalista Glória Maria

    A jornalista Glória Maria

Na época do Armando Nogueira, como diretor de Jornalismo da Globo, existia uma espécie de manual para os "repórteres de rede", que só apareciam em matérias de interesse nacional.

Entre eles, alguns como Hélio Costa, Gloria Maria, Carlos Nascimento, Odilon Coutinho, Sandra Passarinho, Marília Gabriela e Lucas Mendes. Eram poucos e cada praça tinha pelo menos um. Os escolhidos recebiam aulas de dicção da fonoaudióloga Glória Beuttenmüller e tinham suas roupas escolhidas por um personal stylist. Mesmo com figuras diferentes, a Globo ainda mantém este quadro nos dias atuais e, de forma geral, conserva os mesmos critérios, que a maioria das emissoras faz questão de ignorar. Ou de passar por cima daquilo, visto por elas, como simples detalhe, supérfluo e desnecessário.

Cada um veste o que tem, e no caso de alguns, dá até pena a maneira como se apresentam. É muito fácil verificar que não existe qualquer preparação ou mesmo cuidado com o conteúdo, tamanha a quantidade de informações erradas ou incompletas. Virou um salve-se quem puder.

É hora das emissoras levar tudo isso um pouco mais a sério e estabelecer necessários padrões para o seu jornalismo.

  • AgNews

    Helen Ganzarolli

Queimada no SBT

Helen Ganzarolli acabou sendo vítima de um acidente bem desagradável, ontem, no camarim do SBT, antes de iniciar mais uma gravação do "Programa Silvio Santos".

Atendendo a um pedido dela, alguém providenciou um copo de leite, que veio num copo de isopor. Hellen só foi perceber que estava quente demais no momento de beber e, ao se assustar, acabou derramando o leite em sua perna, sofrendo queimaduras na altura do joelho direito.

Como ela estava de meia, foi tudo mais complicado, apesar do socorro prestado pela Lívia Andrade. Ainda assim, meio que sacrifício, ela gravou normalmente.
 
Pé atrás
 
A Band está mesmo disposta a levar à frente a produção do "Lo sabe no lo sabe", apesar do preço.
O programa, segundo se informa, tem um custo de produção bem acima dos seus padrões atuais, até pelo elevado número de externas.
 
Cortes na "Xepa"
 

Cenas de beijo que possam insinuar transa ou em que atrizes só aparecem com roupas de baixo, segundo queixas da equipe envolvida, estão sendo eliminadas de "Dona Xepa" por ordens da direção da Record. Robertha Portella pode até vestir biquínis, mas nunca ser focalizada por trás.
 
Pulo de alegria
 

A direção da Globo está festejando os números de "Saramandaia" - estreou com 27, num horário que o "Tela Quente" marcou 18 na semana anterior.
Na noite de quarta, mesmo com capítulo curto, fechou com 24. Fica no ar até outubro.
Serão 58 capítulos.
 
Desafio
 

Autores de novelas da própria Globo reconhecem que Walcyr Carrasco caprichou demais nas armações e até passou um pouco do permitido nas muitas complicações de "Amor à Vida".
Resolver tudo isso, mesmo com os tantos capítulos que ainda restam, não será uma tarefa nada fácil. Tem uma encrenca para cada um.
 
Dois tempos

  • Munir Chatack/Record

    Maytê Piragibe será Donana quando jovem, em "Pecado Mortal"

Na novela "Pecado Mortal", primeira do Carlos Lombardi na Record, Maytê Piragibe será Donana quando jovem, papel da Jussara Freire numa fase mais madura.
A mesma personagem, também em tempos diferentes, vai aparecer casada com Michelle – leia-se Miquele, vivido por Henrique Guimarães e Luiz Guilherme.
 
Escanteio
 
Luís Roberto ficou de fora da cobertura da Globo na Copa das Confederações. Passou batido.
Estava na escala para Taiti e Espanha, mas a transmissão foi cancelada em cima da hora por conta dos protestos. Talvez, como prêmio de consolação, ficou com a Fórmula 1 e com o GP da Inglaterra neste fim de semana.
 
Cantando nas duas
 
A Globo redescobriu Ney Matogrosso para as trilhas sonoras das suas novelas. E em dose dupla.
Depois de um tempo fora, ele está em "Sangue Bom" e também entrou em "Saramandaia".
 
É preciso cuidado
 
O papa Francisco está vindo por aí e informada das coisas por aqui, a sua segurança vai ter que se cercar de alguns cuidados.
É recomendável, por exemplo, que Sua Santidade não saia abraçando e beijando as pessoas, como tem feito, a todo momento, no Vaticano.
 

  • Angel Moura/SBT

    O programa da Eliana vai estrear uma nova temporada do "Beleza Renovada"

Lançamento
 
Neste domingo, o programa da Eliana vai estrear uma nova temporada do "Beleza Renovada".
O quadro recebe interessadas em passar por completos tratamentos de beleza.  
 
Arrumando a casa
 
Lair Rennó, antes, uma espécie de "assistente de palco" de Fátima Bernardes, no "Encontro", foi "retirado" do estúdio.
A alteração faz parte do "pacotão" de mudanças promovido pelo novo diretor Boninho. O Lair, agora, faz entradas, ao vivo, em externas.
 
Bate - Rebate
 
•       Vale sempre destacar o bom trabalho apresentado pela Sonia Blota, como correspondente da Band na Europa.
•       A partir de segunda-feira, dia 1º, às 23h30, o GNT vai exibir a oitava e última temporada da série "Weeds"...
•       ... Que está no ar desde a primeira.
•       Descanso da Dira Paes, depois de "Salve Jorge", foi rápido...
•       ... Agora, no meio de julho, ela começa a gravar a nova minissérie da Globo, "Amores Roubados".
•       A atriz Tina Kara vai fazer uma participação especial em "Flor do Caribe", do Walther Negrão, na Globo...
•       ... Ela começa a aparecer no capítulo do outro sábado, no papel de Lúcia, alguém muito próxima da Doralice, Rita Guedes.
•       Íris Stefanelli acaba de renovar contrato com a Rede TV!, mas agora por tempo indeterminado.
•       Na segunda-feira, 10h30, na Record, Roberto Justus faz a coletiva do novo "O Aprendiz".
•       Com a família lá, Marcos Mion vai ficar todo esse próximo mês no vai e vem, entre Miami e São Paulo.
 
C´est fini
 
Precavido, o narrador da Band, Téo José, praticamente abriu as portas do Castelão na manhã de ontem, surpreendendo os poucos funcionários que lá estavam.
Passava um pouco das 8 horas, quando ele chegou para transmitir Espanha e Itália, que só jogaram a partir das 4 da tarde. Lembrou a história do dormir na estação.
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

 

 

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos