Chiquititas

"Chiquititas" estreia e "Carrossel" não termina no SBT

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL

O que até aqui se colocou como simples suposição, agora se confirma e o SBT, uma vez mais, irá estrear uma novela sem terminar a outra, numa válida tentativa de não deixar escapar o telespectador conquistado.

A estreia de "Chiquititas", confirmada para o próximo dia 15 de julho, se dará no momento em que "Carrossel" ainda estará exibindo os seus últimos 10 capítulos.
Já ficou estabelecido que assim será, as duas correndo juntas, uma na sequência da outra, até o dia 26 do mês que vem. Pela ordem de exibição, "Chiquititas" antes, "Carrossel" depois, a partir das 8 e meia da noite.

Depois de bater muita cabeça ao longo dos anos, finalmente o passo foi acertado na produção de novelas do SBT, com um público-alvo bem definido. E tudo, na medida possível, será feito para não se abrir mão de algo que foi duramente conquistado. É o jogo.
 
Sobre as manifestações – 1
 
Difícil encontrar alguém contrário às manifestações, que vieram se espalhar nas ruas das grandes cidades, colocando com transparência a indignidade e insatisfação de toda a sociedade com os desmandos em nosso país.

Mas como bem colocou o jornalista Hélio Schwartsman, na Folha de ontem, em todo e qualquer movimento de massa há motivos tanto para júbilo como apreensão.
 

  • Nelson Antoine/AP

    Bombeiros trabalham para apagar o fogo em veículo da TV Record

Sobre as manifestações – 2
 
As manifestações de agora, de maneira inevitável, farão nossas autoridades perceberem que os olhos estão voltados para elas. Há o desejo de mudar o Brasil. Este é o lado positivo de tudo.

Devemos lamentar, no entanto, as cenas de vandalismo e agressões a jornalistas ou a destruição de equipamentos de televisão, como aconteceu com a unidade móvel da Record, em São Paulo. Foi coisa de bandido. Atos que são condenados até pelas próprias lideranças do movimento.
 
Sobre as manifestações – 3
 
As principais emissoras de televisão, naquilo que as suas próprias grades de programação permitem, têm procurado cumprir o dever de informar da melhor maneira possível.

O destruído caminhão de externas da Record não foi colocado nas proximidades da sede da Prefeitura de São Paulo por acaso. Os profissionais, jornalistas e técnicos, ali estavam corajosamente para cumprir uma missão.
 
Sobre as manifestações – 4
 
A Bandeirantes, na TV aberta, é a que tem procurado dar uma maior cobertura aos acontecimentos, inclusive passando por cima de alguns compromissos da sua programação, como é o caso da igreja que paga pela utilização daquele espaço.

Na terça-feira, José Luiz Datena ficou praticamente 7 horas no ar, ao vivo. Só um profissional, com a sua capacidade de improvisação, consegue chegar a tanto. O "Quem fica em pé?" já está no ar. Durante este tempo, a Band permaneceu durante 36 minutos em segundo lugar.
 
Sobre as manifestações – 5
 
Foi-se o tempo que o Diretor de Programação tinha poderes absolutos e ficava na emissora até altas horas controlando a exibição de acordo com o necessário. O falecido Eduardo Lafon era craque nisso. Hoje, no geral, as emissoras estão com as grades engessadas. Mudar aqui ou ali, mediante as circunstâncias, é um verdadeiro suplício. Precisar falar com Fulano, que vai pedir a Sicrano, que necessita consultar o dono.

Resistir à burocracia e peitar as normas é sempre um drama na vida desses profissionais, não por acaso, os mais imprescindíveis na vida de qualquer TV.
 
Panorama de tudo
 
Na terça-feira, começo de noite, quando a manifestação em São Paulo fervia na porta de Haddad, em torno das sete da noite, era essa a programação de algumas emissoras:
- SBT- As Visões de Raven
- Record - Cidade Alerta
- Globo - Flor do Caribe/Plantão
- Band - Brasil Urgente
- Cultura – Ali-Babá e os 40 Ladrões
 
Nada inteligente
 
Dois partidos políticos ontem confundiram "oportuno" com "oportunismo" e fizeram seus discursos na TV, querendo se incluir nas manifestações públicas que são claramente apartidárias.

Um, no Horário Político, e o outro com repetidas inserções nos intervalos.
 
Trivial de cada dia
 
O canal +Globosat adquiriu os direitos de exibição do reality "Driven to Extremes".

Nele, três celebridades de Hollywood, Tom Hardy, Henry Cavill e Adrien Brody, aceitam o desafio do ex-piloto de Fórmula 1, Mika Salo, para enfrentar as estradas mais extremas do mundo, da Rússia a Malásia. A data de estreia ainda não foi definida.
 
Retorno à base
 

  • Reprodução

    William Bonner, que voltou ao estúdio do Jornal Nacional

A Globo decidiu manter toda a equipe, que está realizando a cobertura da Copa das Confederações.

Apenas William Bonner, em comum acordo com a direção, voltou para dar apoio à redação do Rio durante as manifestações. Nada mais lógico e natural.
 

  • Divulgação

    Em "Saramandaia", Renata Sorrah será um dos destaques

Saramandaia
 
Em "Saramandaia", Renata Sorrah será um dos destaques. Na novela de Ricardo Linhares, que estreia na próxima segunda-feira, Leocadia é descrita como uma mulher sensível e de ótimo caráter, mãe de João Gibão (Sérgio Guizé).

É ela que apara as asas que o filho esconde nas costas e o apoia em todos os momentos.
 
Bate – Rebate
 
•       A TV Aparecida vai aproveitar a cobertura especial do Papa no Brasil, dia 15 de julho, para lançar o seu canal digital.
•       Johnny Saad, acompanhado de sua filha, foi às manifestações na avenida Paulista, na terça-feira.
•       A atriz Dadá Coelho também em "Flor do Caribe", a partir das gravações da semana que vem.
•       O SporTV está se superando na cobertura da Copa das Confederações...
•       ... Por toda a estrutura montada e os profissionais envolvidos, era de se esperar um bom trabalho...
•       ... O que se vê, no entanto, é que a expectativa que existia já foi superada.
•       Carlinhos Costa, conhecido dos bastidores da TV e com mais de 20 anos de experiência, montou um complexo de estúdios, LT3 Studios...
•       ... Para apostar alto em programas na Internet.
•       A Televisa decidiu firmar acordos regionais para o licenciamento de produtos do Chaves...
•       ... Não só no Brasil, mas em outros países também...
•       ... Ainda que meio tarde, os mexicanos perceberam a "mina de ouro" que tem em mãos.
 
C´est fini
 
Na TV fechada não há como deixar de lado o excelente trabalho apresentado pela Globo News na cobertura das manifestações.

Uma movimentação, por horas seguidas, que envolveu toda a sua equipe, ao longo dos últimos dias. Além de reunir especialistas em segurança pública, sociólogos e estudiosos.
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos