As cobranças mudaram com o tempo na TV

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • Divulgação/SBT

    Rivelino participa do oitavo episódio do programa "Menino de Ouro"

    Rivelino participa do oitavo episódio do programa "Menino de Ouro"

Muita coisa mudou na televisão nos últimos tempos. Bem no começo da década passada, como uma ordem, era proibido dar menos de 10 pontos no SBT. Senti na pele. Todo e qualquer programa que não chegasse aos "dois dígitos" de média, corria o risco de execução – ser tirado do ar.

O ambulatório da Anhanguera vivia superlotado. Mas, felizmente, nada além de um probleminha de pressão ou simples dor de barriga.

Passado este tempo, 11 ou 12 anos depois, o panorama é bem diferente. As exigências são completamente outras ou simplesmente não existem mais.

Hoje, no mesmo SBT é possível verificar o esforço da sua atual direção em assegurar a segunda temporada de um reality de futebol, "O Menino de Ouro", que no final da primeira edição beirou a casa de gloriosos 4 pontos.

A cobrança do passado, como se vê, se perdeu no tempo. Para o bem ou para o mal. O ambulatório, pelo menos e pelo que se tem notícia, nunca mais foi tão frequentado como naqueles dias.
 
Olha a cena
 
Silvio Santos e Geraldo Luis, numa manhã de domingo - por acaso o último, saindo do salão do Jassa, na rua Henrique Martins, bem pertinho da Igreja São Gabriel. Alguns dos que foram à missa viram.

O apresentador da Record já tinha passado por ali no sábado, mas como não era o dia, voltou na manhã seguinte. Assim, meio que por acaso.
 

  • Reprodução

    Ana Paula Padrão, que se despediu do "Jornal da Record" em março de 2013

Primeiro encontro
 
Ana Paula Padrão e Johnny Saad, número 1 da Band, almoçaram nesta última segunda-feira.

Foi praticamente o primeiro compromisso dela, depois de uma viagem de férias com o marido na Europa. Mas ainda será necessário esperar por uma próxima conversa para saber o que poderá sair disso.
 
Está de volta
 
Gugu Liberato, logo depois da rescisão com a Record, viajou para a sua casa em Angra dos Reis. Foi acompanhado da família e não falou com mais ninguém.

Só voltou a São Paulo neste começo de semana. Mas ainda no mais absoluto silêncio.
 
Ainda assim...
 
Mesmo quieto no seu canto, Gugu nunca esteve tão presente na vida de determinadas pessoas no SBT, como nesses últimos dias.

Foi transformado, no cotidiano de dois ou três programas, numa verdadeira sombra.

  • Wayne Camargo/Rede TV!

    A jornalista Patrícia Zorzan, da Rede TV!

Lugar no voo
 
Patrícia Zorzan, da Rede TV!, que acaba de chegar na Itália, também já tem assento reservado no voo do Papa Francisco ao Brasil.

Pelas contas só mesmo a Record continua e deve ficar de fora.
 
Dois destaques
 
Na cobertura das manifestações, segunda-feira, a direção da Bandeirantes não teve dúvidas em interromper a igreja e voltar com o Datena. Saiu do traço para brigar pelo segundo lugar.

Na Record, sem o CSI, Adriana Araújo e Celso Freitas o tempo todo no ar. Precisos.
 
Leão na jaula
 
William Bonner, no "Jornal Nacional" da segunda-feira, por mais que tentasse demonstrar o contrário, se mostrou visivelmente incomodado com a sua situação.

Parado, diante de um estádio de futebol e completamente fora do epicentro dos acontecimentos. Foi difícil.   
 
Pedindo a palavra
 
Sobre nota aqui publicada, a Record informa que "Rita Fonseca, diretora de "O melhor do Brasil" estava na Record e fez os comerciais em decisões instantâneas, como os concorrentes", no último domingo...

... E que "o programa foi segundo lugar no horário". Está dito.
 
Pés no chão
 
É preciso muita calma com relação aos domingos, porque ainda não existem elementos para se chegar a uma conclusão. O quadro atual não é o definitivo.

Rodrigo Faro está com programas prontos, gravados com antecedência, para os sábados; no SBT, a Eliana, a mesma coisa, além da Globo e Bandeirantes com Copa das Confederações.
 
Contra o tempo
 
A Rede TV! ainda não tem um substituto ou substituta para Mônica Pimentel na direção artística. O assunto, até agora, parece que não está entre as prioridades dos dois donos, Amilcare e Marcelo.

Mônica, para todos os efeitos, só ficará até o dia 15 do mês que vem.  
 
Bate – Rebate
 
•       César Filho, no seu jornal da manhã, perguntou no ar se o Governador Geraldo Alckmin não gostava do SBT...
•       ... Não teve resposta.
•       Mesmo convidado diversas vezes, o governador não respondeu aos pedidos de entrevistas do jornal do Cesar...
•       ... Que vai ao ar às 7 da manhã.
•       Globo, Band e SporTV transmitem hoje Brasil e México às 4 da tarde...
•       ... Mas Itália e Japão, às 7 da noite, só Band e SporTV.
•       Bandeirantes está comemorando a conquista do segundo lugar no Ibope, por mais de cinco horas, na segunda-feira.
•       No "UpDate", programa da Sabrina Parlatore, hoje, 20h30, no canal Glitz", a presença do humorista Paulo Gustavo no quadro "Frente a Frente".
 
C´est fini

 
É aquilo mesmo em relação ao Britto Junior. Começando "A Fazenda", os programas ao vivo ele vai fazer todos de Itu. Quanto aos demais, as cabeças serão gravadas em São Paulo, também para não interromper o seu trabalho no "Programa da Tarde".
Está resolvido assim.
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos