Rodrigo Faro precisa de um programa novo na Record

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • Manuela Scarpa e Marcos Ribas/Foto Rio News

    O apresentador Rodrigo Faro

    O apresentador Rodrigo Faro

Rodrigo Faro à parte, "O Melhor do Brasil" revelou não possuir maiores possibilidades de entrar na guerra dominical e fazer frente à Globo ou SBT.

E aqui se falou da injustiça em cobrar, de imediato, melhores resultados do seu apresentador ou da própria Record, pela maneira como tudo aconteceu. Mais uma vez, foi preciso recorrer ao improviso para ajustar-se a uma nova situação. Mas ninguém pode se deixar enganar. Além da mudança, pura e simples, do dia de exibição, o horário também passou a ser outro, com um número de ligados inferior e que já era intensamente disputado pelas atrações existentes.

"O Melhor do Brasil", aos domingos, demonstrou que não passa de um razoável programa dos sábados. Se existirem pretensões maiores em relação a ele, será necessário sair do zero e criar um produto novo, com muita boa vontade preservando, além do título e do próprio Rodrigo, uma coisinha ou outra.  No mais, é começar de novo. Nas condições atuais, sem chance.
 
A considerar
 
Na Globo, não bastassem outros fatores, o "Domingão do Faustão" é apresentado ao vivo. Isto conta.

Eliana, no SBT, é gravado, mas tem o seu diretor, Ariel Jacobowitz, de plantão na geradora no momento da exibição, acompanhando toda a operação das concorrentes e improvisando movimentos – como chamadas de intervalos – quando necessários.

São pontos que também pesam e jogam contra "O Melhor do Brasil", gravado.

  • Lourival Ribeiro/SBT

    Os ex-apresentadores da TV Globinho, Letícia Navas e Emílio Eric, estão no remake de "Chiquititas

Estreia confirmada
 
A direção do SBT bateu o martelo e, de forma oficial, acaba de confirmar a estreia de "Chiquititas" para o dia 15 de julho, uma segunda-feira, às 20h30.

Só não está decidido ainda se "Carrossel" irá terminar na sexta anterior, 12, ou se terá os seus últimos capítulos exibidos simultaneamente com a nova novela.
 
Bonde da história
 
A Bandeirantes poderia se utilizar da Copa das Confederações para alavancar a grade, como um todo, e promover as estreias restantes da atual temporada.

 

Na aberta, ela será a única, ao contrário da Globo, que irá transmitir todos os jogos e chegar a bons resultados, como aconteceu domingo com Itália e México. Verifica-se, no entanto, que os seus demais lançamentos deste ano, como "A Liga", foram transferidos para depois dos jogos.
 
Só deu ela
 
Nem Pirlo, nem Balotelli. O grande destaque da Band,  domingo, durante a transmissão da Copa das Confederações, foi mesmo a presença de Regina Casé. Por mais estranho que possa parecer.

Nunca antes na história deste país... ela apareceu tanto, como nos comerciais exibidos do Governo Federal. Muito mais que os artilheiros da Itália.

 
Boninho à frente
 
No sábado, o "Caldeirão", do Luciano Huck, teve a direção do Boninho. Ele, pessoalmente, de fato e de direito, à frente de tudo.
O programa, exibido ao vivo, antecedeu o início das transmissões da Copa das Confederações.
 

  • Divulgação

    O carnavalesco Paulo Barros e Janaína Xavier, repórter do SporTV

Dono da festa
 
Janaína Xavier, repórter do SporTV, logo após a cerimônia de abertura da Copa das Confederações, gravou com Paulo Barros, responsável pela criação da festa.
Na entrevista, que vai ao ar logo mais, 8 da noite, Paulo confessou que a praia dele é mesmo o Carnaval.
 
Está difícil
 
As complicações são, a cada dia, maiores nas coletivas do futebol, por causa dos interesses em jogo.
Na da Espanha, por exemplo, inventaram um tablet em frente ao microfone que encobre quase que totalmente o rosto de quem está falando. Aos cinegrafistas, resta encontrar um jeitinho.
 
Toque de reunir
 
A Record vai levando, deixando mesmo para a última hora, a divulgação dos nomes da "Fazenda", que estreia domingo, 22 horas.

Os participantes serão reunidos num hotel, em Itu, inclusive para uma gravação, na sexta-feira.
 
Em cima disso...
 
Hoje, 11 da manhã, na Barra Funda, em São Paulo, será realizada a coletiva de imprensa da "Fazenda", com a revelação de tudo sobre a edição deste ano... menos, claro, aqueles que irão participar.

Uma bobagem, isto só amplificaria a divulgação do programa.
 
 
Record de fora
 
Todas as principais emissoras brasileiras já têm assento reservado no voo da Itália ao Brasil, que vai trazer o Papa Francisco, em julho.
Menos a Record. Pelo menos até agora o seu jornalismo não demonstrou interesse.
 
Posição da Globo
 
A respeito de nota aqui publicada, sobre liderança do "RJ no Ar", da Record, a Globo se coloca:

"O "RJ no AR", da Record, vai ao ar de manhã cedo, basicamente de 07h30 às 08h40. Nesse horário, estamos com o "Bom Dia Brasil" no ar. E os dados que temos não indica nenhuma liderança da Record no Rio. Pelo contrário. Em 2013, a média consolidada da Globo no horário, no Rio de Janeiro, é de 8 pontos e 40% de participação contra 5 pontos com 25% do "RJ no Ar"".
 
Bate – Rebate
 
•       O Viva está alterando demais a sua programação. Muitas vezes em cima da hora...
•       ... No fim de semana, por exemplo, foi anunciado um episódio do "Malu Mulher" e, na hora "h", exibido outro.
•       Em função dos bons resultados do programa, a Band não irá interromper a apresentação de "O mundo segundo os brasileiros"...
•       ...  A sua exibição vai prosseguir até o fim do ano.
•       Itália e México fez a Band fechar com 9 de média e 10 de pico. Foi segundo lugar no horário.
•       Aliás, ontem, o que se viu foi de um lado, o SBT, falando dos seus resultados na tarde de domingo...
•       ... E, do outro, a Record fazendo a mesma coisa.
•       Uma querendo dizer que se saiu melhor do que a outra.
•       "A Vida de Rafinha Bastos", no FX, começa a ser exibida no dia 20 de julho...
•       ... Só que as gravações ainda estão bem atrasadas.
 
C´est fini
 
Em comemoração ao "Dia do Mídia", a All TV irá exibir dia 21, 4 da tarde, um debate ao vivo com profissionais do mercado.
Apresentação do publicitário Antônio Rosa Neto. O encontro, promovido pela produtora Infinity, contará com a participação de estudantes de comunicação na plateia.
 
Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery
 

 

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos