TVs usam, abusam e se lambuzam com os caracteres

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • Reprodução

    Programa "Hoje em Dia", da Record, é um exemplo

    Programa "Hoje em Dia", da Record, é um exemplo

A televisão daqui foi buscar lá fora essa intolerável mania de sujar a imagem dos diversos programas --especialmente dos jornalísticos, mas até dos barracos eletrônicos– repetindo em caracteres o que está sendo visto e dito naquele mesmo e exato instante. Não parece coisa de maluco?

Além da redundância e do aspecto insuportável de tudo, é chamar quem está assistindo de idiota ou não ter segurança naquilo que está se apresentando. Das duas, uma. Por vezes, que não são poucas, este tipo de arte –que de arte não tem nada--, acaba encobrindo o que deveria ser mostrado.

As emissoras precisam parar com essa mania de achar que o telespectador é idiota e sempre partir do princípio que ele não sabe nada. Ao contrário. Quem não sabe e precisa se aprimorar são as emissoras, que usam e abusam deste artifício.

Aliás, uma das coisas que a Marlene Mattos fez na Band, quando passou por lá, foi reduzir ao mínimo indispensável o uso de caracteres e artes explicativas. Depois da sua saída,  tudo voltou ao que era antes.

Quebrando o galho
A Record ainda não tem decidida a sua programação dos sábados, com o deslocamento do "Melhor do Brasil". Neste próximo, serão apresentados dois filmes – um deles o já esmerilhado "A Era do Gelo". É uma situação de emergência.

É o seguinte:

  • Divulgação

    Elenco de "Rebelde"

O SBT está com a novela "Rebelde" comprada, mas continua respeitando um contrato, que vence em julho e impede a sua exibição. Vencido este prazo, aí, sim, se pensará na sua exibição num horário da tarde.

Tudo pronto

  • Reprodução/Instagram

    Márvio Lúcio, que faz o Marcelo Sem Dente, posa com Marcelo Rezende

O "Pânico", que já tem o Carioca imitando Marcelo Rezende, poderá em breve apresentar o Ceará como José Luiz Datena. Está tudo pronto e ensaiado, inclusive com o consentimento do próprio Datena. Dizem, inclusive, que isso só não foi feito até agora, porque existia um pouco de medo.

Baixa nº 1
Luciana Liveiro está de saída do jornalismo da Record. É só o tempo de fechar um último trabalho e dar por encerradas as suas atividades. Tem outros planos para a carreira.

Baixa nº 2
Mauro Tagliaferri, bastante conhecido do esporte e, nesses últimos tempos, como correspondente na Europa, também está deixando o jornalismo da Record. Daí, o deslocamento de André Tal, de Tóquio para Lisboa.

Fui!!!
Em meio a todo esse barulho, Record pra cá e SBT pra lá, Adriane Galisteu embarcou ontem, acompanhada do marido, Alexandre Iódice, com destino a Las Vegas. Foi por causa de um compromisso comercial.

Hipismo
Começa hoje e vai até domingo, na Sociedade Hípica Paulista, a Copa São Paulo 2013 de Hipismo, tradicional etapa com as mais importantes provas do circuito brasileiro do CSI World Cup.

Presença dos melhores cavaleiros e amazonas do país, numa competição esportiva, talvez a única, que reúne homens e mulheres disputando em igualdade de condições. A Dentsu Brasil está dando todo apoio ao acontecimento.

Segredo de polichinelo
A Record vai estrear a "A Fazenda 6" no outro domingo e continua se segurando para não escapar os nomes dos escolhidos.

Existem grandes besteiras, mas poucas tão enormes como esta. A simples divulgação dos participantes, como repercussão e preparativos do lançamento, provocaria apenas um barulho do bem.

Assunto do dono
No SBT, ninguém fala e também ninguém está autorizado a dizer qualquer coisa sobre o Gugu Liberato. Este é um assunto que diz respeito unicamente ao dono, Silvio Santos. Só ele, e mais ninguém, poderá tomar a iniciativa de uma conversa. 

Correspondente internacional
A jornalista Patrícia Zorzan, da Rede TV!, está em Roma já há alguns dias, por enquanto mais preocupada em se instalar. Acredita-se que a partir da próxima semana ou da outra, mais tardar, ela poderá dar início ao seu trabalho.

Cabrini especial
O assunto do "Conexão Repórter", do SBT e do Roberto Cabrini, nesta quinta, é "Os porões do futebol", com um retrato de toda a corrupção no mundo da bola.

Um trabalho que levou exatos cinco meses. Cabrini investigou homens que se dizem empresários e agentes, mas que, na prática, em nome do lucro, montaram uma verdadeira fábrica de fraudes. O lado que não se vê das arquibancadas, onde o que importa não é o talento, mas o dinheiro.

Depois da "Praça".

Bate – Rebate
•       Se na Record a religião, mesmo com todo dinheiro em cima, sempre atrapalhou demais, na Cultura o problema é parecido...
•       ... Lá não há o compromisso religioso, mas existe todo o lado político...
•       ... O novo presidente, Marcos Mendonça, até agora não definiu a sua equipe de trabalho, porque a consulta às bases não foi concluída...
•       ... E, isto, às vésperas da sua posse. É complicado.
•       Quase um ano após o lançamento do "Encontro", Fátima Bernardes ainda não foi liberada para os merchandisings...
•       ... E não é pela falta de interessados.
•       A direção da Record ainda não tem uma decisão sobre os seus seriados bíblicos....
•       ... Eles devem continuar existindo, mas resta definir se com produção própria ou de terceiros.
•       Jornalistas e equipamentos das principais emissoras também foram atingidos nas manifestações do Rio e São Paulo.
•       José Wilker vai receber Vera Holtz no "Palco & Plateia", da quarta que vem, 21h30, no Canal Brasil.
•       O Datena fez o programa dele, ontem, direto de Brasília. Foi discutir a maioridade penal.

C'est fini
No sábado, 4 da tarde, na Livraria da Vila – Lorena, em São Paulo, haverá o lançamento do livro "Crimes no horário Nobre – Um passeio pela obra de Silvio de Abreu", escrito pelo jornalista e dramaturgo Raphael Scire. Os depoimentos de outros autores e vários artistas foram importantes na preparação deste trabalho.

Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

* Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos