O minuto de silêncio e o hino do Brasil são desrespeitados no futebol

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • Flavio Florido/UOL

    Jogadores da seleção brasileira abraçados durante hino nacional antes de amistoso contra a França

    Jogadores da seleção brasileira abraçados durante hino nacional antes de amistoso contra a França

Em uma boa maioria dos jogos de futebol, pela televisão ou mesmo nos estádios, é possível ver a repetida cena do juiz apitando, levantando o dedo e indicando um minuto de silêncio, que de silêncio nunca teve coisa nenhuma.

Algumas vezes, nem o nome do falecido é anunciado. Os atletas não interrompem o processo de aquecimento, o árbitro continua olhando de um lado para o outro ou consultando o relógio e o público ali, cantando e gritando.

Minuto de silêncio, que nem um minuto é, aqui no Brasil e no futebol, sempre foi uma grande balburdia ou um enorme desrespeito para com o homenageado. Melhor encontrar uma outra maneira ou não fazer.

Como também é recomendável rever a obrigatoriedade de tocar o hino nacional e reservá-lo para os encontros mais importantes. Hoje, o que se assiste durante a sua execução, em lugares onde nem mesmo o sistema de som funciona direito, é de morrer de vergonha. Quase um desacato.
 

  • Reprodução

    Flavia Peres na época em que José Arruda era governador

Carteira de Identidade
 
Nas voltas que o mundo dá, a mulher do ex-governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, virou moça do tempo no telejornal do Boris, na Band.

Ela usa o nome de solteira, Flávia Peres, e no seu crachá, em vez de Jornalismo, aparece Presidência. Flávia mora em Brasília, mas passa a semana em São Paulo, trabalhando.
 
Alô Valdir
 
Ainda a respeito da Band e do seu jornalismo, seria bem oportuno que o diretor Valdir Zwetsch, homem de redação, verificasse o que acontece nas reuniões para fechamento do "Jornal da Band". Estrebaria perde.

Educação e respeito, pessoal ou profissional, são coisas que não existem.
 
Sangue novo
 
Tatu Gabus Mendes vai entrar em "Sangue Bom", como ex-marido da Mila Moreira e pai do Thiago Amaral.
Tarcísio Filho é outro que também está chegando na mesma novela.
 
Algumas coisas
 
Sobre o último "Programa do Gugu", ainda ficaram alguns pequenos detalhes.

Inexplicavelmente, o seu encerramento foi antecipado para às 18h55, quando normalmente se estendia até 19h40. Mas fechou em segundo lugar e entre os 5 programas mais vistos da Record.
 
Preliminar com a Band
 
Gugu, na entrevista ao UOL, disse que já foi procurado por uma televisão, mas não revelou qual.

Na conta do um mais um, sem correr qualquer risco de erro, é possível assegurar que esta emissora é a Bandeirantes. Houve, sim, uma conversa informal entre as partes, mas ainda sem entrar nos maiores detalhes. Foi, podemos assim considerar, apenas uma abertura de trabalhos.
 
Trocar o sofá
 
No "Jornal da Cultura", segunda-feira, o ex-deputado Airton Soares responsabilizou o noticiário policial pela violência no Brasil.
Segundo o seu comentário, é por aí que se institucionaliza a barbárie, sem que se revelem as penas a que são submetidos os que as praticam. Silêncio geral. Nem a Poli contestou.
 
Em outra época...
 
Ainda quando não vivíamos uma situação tão pavorosa como a de agora - e a coisa ficava mais no bater a carteira, outros comunicadores foram injustamente acusados da mesma coisa.

Gil Gomes e Afanásio Jazadji, entre eles. Tanto um, com o outro já não estão no ar há muito tempo e a violência - depois que os seus programas desapareceram - apenas cresceu em números assustadores.
 
Blindagem
 
Geraldo Alckmin grava, segunda-feira que vem, o quadro "Crianças Curiosas", do "Programa Raul Gil".

Todo um esquema de segurança, desde já, está sendo armado e organizado entre o pessoal do Palácio e o SBT. É, governador, não está fácil pra ninguém.
 
Tudo ajustado
 
A estreia do novo "CQC", Guga Noblat, já pode ser confirmada para o próximo programa, segunda que vem.

E ele vai começar por Brasília. O seu primeiro trabalho será no Congresso Nacional.
 
Série de fora
 
A terceira temporada de "Falling Skies", que já começou nos Estados Unidos, estreia nesta sexta, 14, às 22h30, no canal TNT.

Está na lista das melhores produções da televisão americana na atualidade.

  • Divulgação

    Mateus Solano no papel de Félix

Salgando a ceia
 
Os diversos capítulos de "Amor à vida" têm revelado que o autor Walcyr Carrasco, no máximo possível, continuará apostando no personagem do Mateus Solano como destaque da novela. É quase um "Félix Show".

E o único com trânsito livre, salgando a ceia o tempo todo. Aliás, chama atenção a sua capacidade de aparecer em qualquer lugar, na mesma medida ou exagero da expressão.
 
Bate – Rebate
 
•       Depois de uma rápida participação em "Flor do Caribe", da Globo, o ator William Vita agora vai fazer a  novela do Carlos Lombardi na Record...
•       ... "Em Pecado Mortal",ele será o Rabanete.
•       O publicitário Celso Loducca é o entrevistado do "De Frente com Gabi", hoje, meia-noite, no SBT.
•       Como estava previsto, na segunda-feira, a Record realizou demissões na produção do "Programa da Tarde".
•       O "Donos da Bola", do Neto, hoje, na Band, fará um especial de 20 anos do Campeonato Brasileiro vencido pelo Palmeiras, em 93...
•       ...  O programa vai receber Edmundo, que também é comentarista da casa, Evair, Sérgio e Zinho.
•       Márcio Gomes, o novo correspondente da Globo no Japão, viaja no dia 25 para Tóquio...
•       ... Mas a sua estreia nessas novas funções será só em julho, em data que ainda não foi definida.
•       A Globo vai fazer a festa de lançamento da novela "Saramandaia", segunda-feira que vem...
•       ... No MAR – Museu de Arte do Rio, a partir das 8 da noite.
•       A Band está estreando chamadas novas dos "Simpsons" e do "Agora é Tarde".
 
C´est fini
 
Durante toda a semana, o "Jornal da Band" vem exibindo uma série especial de reportagens sobre as seleções que estarão envolvidas na Copa das Confederações.
Espanha, Itália, México, Taiti e Uruguai estão entre os países visitados, com um pouco da história de cada um, cultura e curiosidades desconhecidas do telespectador brasileiro.
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos