Emissoras de TV se ajustam aos níveis de áudio exigidos

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL

De um trabalho do jornalista James Cimino, "Pausa para o grito", publicado na Folha, em 15 de agosto de 2010, se intensificou a discussão sobre a variação no volume das emissoras de televisão, abertas e fechadas, especialmente na entrada dos seus intervalos comerciais.

A pedido da reportagem, o perito judicial José Gonzalez realizou a medição em 26 canais e constatou uma variação bem acentuada em quase todos, alguns bem próximos de 6 decibéis – um aumento significativo de quatro vezes mais. Na mesma oportunidade, e até com alguma surpresa, se concluiu que o problema maior estava na TV fechada, principalmente nos canais infantis – TV Rá Tim Bum e Cartoon Network chegavam a 5 decibéis.

Foi verificado também que entre as TVs abertas a variação era de apenas 1 dB e a Rede TV! a única que, na mesma ocasião, não apresentava problemas.

Uma lei de 2001, ainda do governo de Fernando Henrique Cardoso, buscando esta regularização, nunca foi respeitada por carecer de regulamentação. O Ministério Público, baseado na matéria do Cimino, abriu inquérito cobrando a Anatel e o Ministério das Comunicações. Pois bem, foi dado um prazo até 12 de julho deste ano para que todas as TVs se ajustassem. Agora, mais recentemente, a pedido do mesmo jornalista, foi solicitada uma averiguação junto ao engenheiro Ivan Imagawa e atestado que as emissoras, de uma maneira geral, se ajustaram aos níveis corretos e aceitáveis. Ponto a favor.
 
Há alguns meses...
 
Aqui se falou sobre a possibilidade da Globo, aos poucos, diminuir os filmes da sua programação.

Pois bem, tudo indica que isso vai começar, muito em breve, pelo "Temperatura Máxima", das tardes de domingo. O novo programa de humor do Jorge Fernando deve tomar o seu lugar entre setembro e outubro.
 

  • João Cotta/TV Globo

    Em "Amor à Vida", no capítulo desta terça (11), depois transferir Aline (Vanessa Giácomo), César (Antônio Fagundes) volta atrás com a condição de que os dois se relacionem apenas no trabalho

 

Passando a limpo – 1
 
A Band esclarece que a exibição da série "The Walking Dead" não será interrompida.

Na próxima semana irá ao ar apenas o 4º dos 16 episódios desta temporada. A próxima, que começa outubro nos Estados Unidos, será apresentada aqui no ano que vem.
 
Passando a limpo – 2
 
Também já está certo que a estreia da nova temporada do programa "A Liga" não será ainda neste mês de junho, como se especulou.

Ao contrário, está confirmada para começar no dia 16 do mês que vem.
 
Agora vai
 
A saída de Mônica Pimentel do Artístico da Rede TV! é  irreversível. Não há, por parte dela, o menor desejo de continuar, porque os seus planos para o futuro são bem outros.

A semana que está começando será decisiva para a definição do seu sucessor. Ou sucessora.
 
A escala...
 
Pedro Mendonça Pinto, profissional com passagens na RTP e Sport TV lusitanas, foi designado pela CNN para acompanhar a Copa das Confederações.

Shasta Darlington, correspondente no Brasil, e Paula Newton, do Canadá, também irão participar da cobertura.
 
E uma observação...
 
Em sua página, a CNN diz que Paula é fluente no inglês, francês, italiano e possui uma boa conversação no russo e espanhol.

Pelo histórico, só faltou o nosso velho e bom Português. Mas tudo bem, também.
 
Record confirma Jon Secada
 
O vento tá batendo completamente a favor dos trabalhos do "Ídolos Kids", da Fremantle e da Record, agora em sua final, no palco do "American Idol", na Disney.

Além da Ivete Sangalo, com um show especial, foi acertada também a participação de Jon Secada, como presidente do júri ou jurado especial.
 
Chamada no ar
 
A Globo, ainda que discretamente – apenas 15 segundos cada uma, desde a noite da última quinta-feira está no ar com as primeiras chamadas de "Saramandaia", a sua nova novela das 11. É um novo conceito de trabalho, por enquanto, só com foco nos principais personagens.

Estreia confirmada para o próximo dia 24.
 
Meio perdido
 
O Biography Channel perdeu completamente a sua destinação. Pelo menos aqui no Brasil, os bons programas sobre a vida das grandes personalidades e artistas famosos deixaram de ser apresentados, assim como as séries históricas.

Agora, no lugar, desvirtuando tudo, aparecem só programas policiais com relatos de crimes e outros horrores.
 

  • Divulgação

    Capa do livro sobre a vida do ator Alexandre Frota, que terá depoimentos de Boni e de Claudia Raia

Livro do Frota
 
Está previsto para outubro o lançamento do livro sobre os 50 anos do Alexandre Frota, com quase tudo da sua história e depoimentos de pessoas que, mais recentemente ou no passado, estiveram próximas a ele. Claudia Raia e Boni, entre outros.

O trabalho, assinado pelo jornalista Pedro Henrique Peixoto, tem por título "Identidade Frota – A estrela e a escuridão".
 
Problema de fuso
 
O jornalismo do SBT melhorou muito nos últimos tempos. Os resultados apenas respaldam. Só que determinadas coisinhas não podem passar, como Analice Nicolau dizer, num boletim às duas da manhã de sexta-feira, que o comentarista Casagrande foi assaltado "nesta madrugada".

Madrugada como? Não foi isso. O assalto aconteceu na noite do dia anterior.
 
Bate – Rebate

  • O CAT – Central de Atendimento do Telespectador, da Globo, em maio, teve nos óculos da Sophie Charlote, em "Sangue Bom", uma das maiores procuras...
  • Aliás, foi a personagem que mais despertou este tipo de busca no mês que passou.
  • Também a partir desses próximos dias, a direção da Rede TV! deve tomar uma decisão sobre o lançamento de um novo programa de debates políticos...
  • ... Direto de Brasília.
  • Paulo Roberto Falcão será o convidado do "A última palavra", programa do Renato Maurício Prado, hoje, 20h30, no Fox Sports.
  • A Record News estaria de mudança da Barra Funda? Transferindo as suas instalações para uma produtora independente?
  • Muitos juram - de pés juntos - que sim, mas a Record, oficialmente, diz que não.
  • O "Profissão Repórter", da Globo, do Caco Barcelos e equipe, irá mostrar a situação dos passageiros e motoristas de ônibus no país...
  • ... Amanhã, depois do "Louco Por Elas".
  • Juliana Didone vai fazer duas personagens em "Pecado Mortal",próxima novela da Record..., pelo mesmo salário...
  • ... De acordo com o autor Carlos Lombardi, ela viverá as gêmeas Maria Clara e Leila, com características totalmente opostas uma da outra.

C´est fini
 
No SBT, já existe a busca de um novo projeto para Patrícia Abravanel, aquele que deve ser o seu próximo trabalho com o fim do "Cante se Puder".

Fala-se numa ideia de fora, mas fala-se também na possibilidade de uma sitcom semanal, e ela estreando como atriz.
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos