Jornalismo ainda é o principal negócio da Record

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • Edu Moraes/Divulgação/TV Record

    Carla Cecato está na equipe de apresentadores do "Domingo Espetacular", da Record, com Fabiana Scaranzi e Paulo Henrique Amorim

    Carla Cecato está na equipe de apresentadores do "Domingo Espetacular", da Record, com Fabiana Scaranzi e Paulo Henrique Amorim

É bom saber e ter a oportunidade de destacar certas coisas, como é o caso da Record com o seu Jornalismo. Hoje, dos cinco programas de maior faturamento de toda a sua grade, três são deste departamento - "Jornal da Record", "Domingo Espetacular" e "Fala Brasil".

Há os que ainda encontram resistência no mercado comercial, por razões que todos estamos cansados de saber - "Balanço Geral" e o "Cidade Alerta", mas que, em contrapartrida, oferecem satisfatórios resultados da audiência.

É importante ressaltar que o "JR" sempre foi, historicamente, o produto de maior faturamento da grade da Record, em todos os tempos. Nunca nenhum outro se colocou à sua frente.
Destacar o bom passo do jornalismo e a segurança que a sua produção oferece, serve como pausa ou um alento bem oportuno, em meio a toda essa turbulência que a emissora atravessa.
 
Não muda
 
A direção da Record não tem pretensões de mudar o seu horário de novelas. Entre os seus diretores existe a certeza que a faixa das 22 horas ainda é a ideal. "Dona Xepa", portanto, ainda balançando em audiência, deve seguir por aí.

  • Divulgação

    Carla Vilhena

Olhar de São Paulo
 
Carla Vilhena viu de forma bem positiva a sua reestreia no "Fantástico". E revela que o objetivo era mesmo levar um olhar paulistano para o programa...

Mesmo sendo do Rio, Carla mora em São Paulo há mais de uma década.
 
Situação difícil – 1
 
O SBT sempre foi uma casa excelente para trabalhar. Quem passou por lá sabe bem disso. Devemos entender apenas como um descuido, ou uma situação que ainda é nova, aquilo que o pessoal da madrugada, especialmente do departamento de jornalismo, está sendo obrigado a aguentar.
 
Situação difícil – 2
 
Não existe, para quem trabalha durante a noite, um lugar para comer. Nada fica aberto, depois de determinada hora, na praça de alimentação. Também não há geladeira, micro-ondas ou mesmo um fogão disponíveis para quebrar o galho. Só o ar condicionado, a pleno vapor e causando estragos, com temperatura muito próxima de zero.
 
Situação difícil – 3
 
Não bastasse tudo, também não existe transporte para servir o pessoal responsável pelo jornal do César Filho. O fretado das 6 da manhã não adianta, porque é muito cedo, e o próximo, às 14 horas, tarde demais. Complicado. Cabe ao RH cuidar disso com maior carinho.
 
Silêncio absoluto
 
No que diz respeito aos autores Lauro César Muniz e Marcílio Moraes, a Record simplesmente diz que ambos estão com contratos e continuam na casa... ... Mas, daqui do lado de fora, se verifica que não existe nada previsto para os dois nos próximos tempos. As perspectivas, tanto no caso de um, como do outro, são bem sombrias.
 
Um dia cada um
 
Tiago Leifert e Alex Escobar passam a se revezar na apresentação do "Globo Esporte", rede, já a partir da semana que vem. Os dois também irão cuidar do "Central da Copa", num total de cinco programas, durante a Copa das Confederações. Só à noite e em jogos do Brasil.
 
 
Especial
 
O "SporTV Repórter", neste domingo, 22 horas, vai apresentar Brasília de uma maneira diferente ou em forma de poesia esportiva, destacando a cidade que abrirá a Copa das Confederações. Os seus contrastes e contradições, além de uma entrevista com Acelino Popó, ex-pugilista, agora deputado federal.

  • Divulgação

    Milton Leite veste roupa desenhada por Alexandre Herchcovitch para a Copa das Confederações

Na estica
 
Aliás, sobre a Copa das Confederações, todo o pessoal do SporTV vai vestir roupas especialmente desenhadas pelo estilista Alexandre Herchcovitch.

Milton Leite, aí servindo de modelo, vai narrar a final da Copa das Confederações e Luiz Carlos Junior o jogo de abertura.
 
"Balacobaco" é finalista
 
A novela "Balacobaco", ou "Las Tramposos" em espanhol, produção da Record, acaba de ser indicada como finalista de um prêmio internacional, o Banff World Media Festival, no Canadá, na categoria Telenovelas.

 

Terá como concorrentes trabalhos das TVs do Canadá, Noruega e Filipinas. O resultado sai amanhã.
 
Bate – Rebate
 
•       É sempre ver bons atores também nas novelas. Nathalia Thimberg, por exemplo, que acaba de chegar em "Amor à vida".
•       Está bem esquisita essa situação. Foi anunciada a renovação de contrato do Ratinho com o SBT...
•       ... Representantes de ambas as partes chegaram a divulgar o acordo...
•       .... Só que até agora ele, o Ratinho, ainda não assinou coisa nenhuma.
•       O diferencial de agora em "A Grande Família" é que as participações dos atores convidados irão acontecer ainda com maior frequência...
•       ... E em praticamente todos os episódios...
•       Marcos Caruso foi apenas o último. Outros já estão na mira para os próximos tempos.
•       Este será um domingo meio confuso na Globo. Às 3 da tarde haverá a largada do GP do Canadá, de Fórmula 1...
•       ... Que terá a sua transmissão interrompida, 50 minutos depois, para o amistoso de Brasil e França, direto de Porto Alegre.
•       Record trabalha na volta do Maurício Lima, do vôlei, para comentar no próximo Pan-Americano.
 
C´est fini
 
Virou moda na TV estampar em caracteres o que está em exibição.
Aliás, algo muito mais comum nos programas policiais. Exageram tanto no tamanho da coisa, que às vezes fica impossível ver a imagem. Falta um melhor critério.
 
Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos