Os bons exemplos estão chegando de fora

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL

A TV5, canal da França, tem exibido – como faz há muito tempo - documentários de dar água na boca. Alguns chegam a ter duas horas de exibição, sem intervalos comerciais e, no nosso caso, legendados para o Português, São inúmeros os programas, sempre apresentando boas lições de jornalismo e temas intrigantes, com começo, meio e fim. É quase impossível mudar de canal. Muito diferente do que se vê hoje por aqui, onde tem sobrado material comprado de fora ou, quando não, com abordagens banais, popularescas, que nunca levam a lugar nenhum. Uma enganação televisiva.

Outra lição a ser aprendida pelos brasileiros – especialmente o pessoal do meio - é dada nos programas produzidos pela RAI, rede italiana de TV, sempre reunindo o que há de melhor em apresentadores e ideias.

Aliás, é bom que se diga, ideias essas criadas pela própria RAI e não, como aqui, adquiridas a peso de ouro. São cada vezes mais raros nas nossas TVs os programas que têm equipes de criação próprias. O comprar pronto, e mesmo que mais caro, por puro comodismo, virou mania.
 

  • Divulgação

    O apresentador Britto Jr

Ponto 1
 
A Record até pensou em fazer testes para encontrar novo apresentador do "Programa da Tarde", que iria substituir Britto Junior durante o período da próxima "Fazenda". Mas o próprio Britto preferiu continuar com os dois.
 
Ponto 2
 
Existe, no meio disso, o peso do dinheiro do merchandising, que não é pouco, e o Britto não quis abrir mão do que o "Programa da Tarde" tem oferecido. Certamente, ele levou em conta a experiência do passado, quando saiu do "Hoje em Dia" para a "Fazenda", e teve uma baixa importante nos seus vencimentos.
 
Frente pro mar
 
Na Grande Recife, a Globo Nordeste está montando um estúdio de vidro em frente a Arena Pernambuco. É de lá que será feita a ancoragem dos telejornais locais e participações nos informativos da rede durante a Copa das Confederações.
 
A propósito...
 
A Globo terá preferência em tudo na transmissão da Copa das Confederações, como posições nos estádios, número de profissionais, acesso a determinados locais... etc. Algo muito diferente do que a Bandeirantes, modestamente, poderá oferecer.
 
Fila do SUS
 
A direção do Viva fez uma lista de novelas para eventuais reprises, isto ainda em 2010. Esses pedidos foram encaminhados à TV Globo. A burocracia que envolve todo o processo, especialmente o pagamento dos atores pelas reprises, às vezes complicam um pouco o andamento das coisas.
 
Mal explicado - 1
 

Fernando Schiavo, gerente de marketing do Viva, na coletiva de imprensa do "Sai de baixo", afirmou que 2/3 dos ingressos seriam colocados à disposição do público para a gravação do programa. A verdade é que não foi bem assim. Fontes da organização revelam toda a plateia foi formada por convidados da emissora, dos patrocinadores e do próprio elenco, além da imprensa.
 
Mal explicado – 2

 
Na mesma coletiva, Miguel Falabella chegou a deixar bem claro que se o grande público não tivesse acesso, também não haveria o especial. Teve o especial e o povão sobrou. Ficou do lado de fora.
 
Combinado assim
 
O SBT e a Fremantle estão praticamente fechados sobre a nova temporada do "Menino de Ouro". Este é um ponto. O outro é que, por contrato, será obrigatória a repetição do mesmo elenco do primeiro, portanto, a participação de Karina Bacchi também deve ser confirmada.
 
Estreia
 
Já está definida para o dia 26, uma quarta-feira, faixa da meia-noite, a estreia do "Gabi quase proibida", da Marília Gabriela. O SBT, que é dono do programa, ainda não fala nada, mas a TV Minuto, do Grupo Bandeirantes, já está anunciando. Entenda-se.
 

  • Divulgação

    Cena de "Walking Dead"

Programação - 1
 
A Bandeirantes irá interromper a exibição do "The Walking Dead" provavelmente na semana que vem, mais tardar, no dia 18. O programa "A Liga", a partir daí, passará a ocupar a faixa das 22 horas, nas terças-feiras, em seu lugar. Só para janeiro está prevista a estreia de uma nova temporada da série.
 
Programação – 2
 
A Band também não trabalha mais com o mês de julho, para a nova temporada do "Quem fica em pé?", do Datena. Apenas por uma questão de estratégia, a sua estreia foi transferida para agosto.
 
Bate – Rebate
 
•       A Band aberta, confirmando, irá transmitir as finais de Roland Garros no fim de semana...
•       ... No sábado, decisão feminina, às 9h45, com transmissão de Oliveira Andrade, que está lá...
•       ... E, no domingo, a masculina, com Luciano do Valle, que está aqui...
•       ... Entenda-se também.
•       Uma série do "Saia Justa", só com homens, deve ser exibida no GNT no fim do ano...
•       ... O diretor Nilton Travesso ainda trabalha na definição dos participantes.
•       O SporTV, durante o mês de julho, irá promover várias mudanças entre os seus correspondentes internacionais....
•       ... Marcelo Barreto, atualmente na Europa, voltará a trabalhar no Brasil...
•       ... E a repórter Karin Duarte irá para os Estados Unidos.
•       "Parenthood", série de sucesso, irá estrear no GNT em 6 de agosto.
•       A Record irá trabalhar com 70 câmeras de alta definição na nova "Fazenda".
 
C´est fini
 
O "Domingo Legal", do Celso Portioli, no SBT, receberá no próximo programa o galã de "Rosalinda", Fernando Carrillo.
A novela, em reprise, está sendo apresentada, diariamente, às 14h30.
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!
 
*Colaboração de José Carlos Nery

 

 

 

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos