O Félix ainda carrega demais na tinta

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • Divulgação/TV Globo

    Félix em "Amor à Vida"

    Félix em "Amor à Vida"

O Félix já é um grande barulho e, salvo erro maior de cálculo, será mesmo o nome de "Amor à Vida" e o personagem das novelas mais comentado dos próximos seis meses, como foram os seus antecessores de ofício, Flora, Max e Carminha.

Só que o Mateus Solano se soltou demais. O Félix saiu exageradamente do armário, se é que algum dia esteve enfiado lá dentro. O bissexual criado por ele está carregado de trejeitos. É quase uma caricatura. Ou, como afirmam alguns entendidos mais próximos, exagerou na tinta. Assim sim, mas assim também não. Talvez, considerando os cento e tantos capítulos pela frente, um pouco mais e o Mateus – fatalmente - chegará ao ponto e tom ideais do personagem. Por hora, está afetado demais. Algo que extrapola qualquer tentativa de se aproximar de um tipo com alguma verdade.

Por enquanto, o Félix passa a todos a impressão de alguém que não existe.

Execução
Como se previa, as demissões no RecNov, da teledramaturgia da Record, no Rio, tiveram início nas primeiras horas da manhã de ontem. As pessoas dispensadas foram acompanhadas pelos seguranças terceirizados até a porta da rua. Um caos.

Forte indicativo
A informação de fontes muito seguras da própria Record é que "Dona Xepa" está sendo a penúltima novela produzida no RecNov". "Pecado Mortal", do Carlos Lombardi, será a última. A que irá apagar a luz.

Resta saber
Em meio a tudo, demissões e propostas de terceirização, ficam no ar algumas questões, que ninguém da Record consegue responder até agora: o que será do RecNov, construído para ser a base da teledramaturgia, num futuro próximo? Por acaso, todos os estúdios serão colocados abaixo, para dar lugar a um novo templo?

  • Reprodução

    Vista aérea do RecNov, complexo de estúdios de novelas da Record inaugurado em 2009

Diante de tudo...
A triste e única conclusão que se chega é que as pessoas escolhidas para dirigir a Record são especialistas em igreja. Muito boas nisso. Fazer televisão, por tudo que aconteceu até agora, nunca foi o negócio deles.

Virou artista

  • Divulgação

    Paulo Skaf conversa com o José Junior, do AfroReagge, no programa "Esquenta!"

A intensidade de horas no ar, horário político e programas diversos – até o "Esquenta" imagine só, nos leva a concluir que c, presidente da Fiesp e candidato a qualquer coisa no ano que vem, já é quase um artista.

Te cuida, Tony Ramos!

Tem um detalhe
Os correspondentes internacionais das diversas emissoras, os que acompanham a presidente Dilma na maioria das suas viagens, andam aborrecidos com ela. As dificuldades para atender a imprensa são sempre muito grandes e as entrevistas, às vezes combinadas, desmarcadas em cima da hora.

E tem mais um...
Independente de qualquer coisa e mesmo considerando que a presidente é do trabalho, esses correspondentes falam muito em "saudades do Lula". No caso do ex-presidente, o mínimo que acontecia era um sobe-som. Bastava falar em Corinthians, que ele saía jogando.

Gazeta em reforma
A direção da Gazeta encomendou alguns trabalhos, um deles da Touch Branding Boutique, dos sócios Erik Galardi e Ricardo Sapiro – ex-Unilever, para desenvolver cenários, aberturas, vinhetas, locução oficial, redução e extinção de programas e implantação de novos.

A mudança plena tem previsão para acontecer até abril de 2014.

Nova assinatura
A TV Gazeta será uma emissora totalmente dedicada a São Paulo.

Muito provavelmente a partir de 25 de janeiro, data do aniversário da cidade, passará a ser chamada de Gazeta SP. Todo este trabalho tem a frente a diretora Marinês Rodrigues, com o apoio de Denise Wuilleumieur – ex-HBO.

É um problema
A Globo, que baixou decreto interno proibindo a "propaganda gratuita" de redes sociais, terá de buscar uma alternativa para o "The Voice". O programa, que é bom em todos os sentidos, sempre teve a interatividade com o público como uma de suas principais características.

Bate – Rebate
•       A Band deve dar o pontapé inicial nas gravações da próxima temporada de "Mulheres Ricas", entre setembro e outubro.
•       A preferência é pela renovação completa do elenco. Começar do zero.
•       O sinal da Rede TV! sofreu forte instabilidade no fim de semana, em São Paulo. Houve queda de mais de uma hora na Net.
•       A tendência na Record é que o Britto Junior, além da "Fazenda", continue no "Programa da Tarde"...
•       ... A direção da emissora entende que isto será perfeitamente possível.
•       Ainda da "Fazenda", Yudi Tamashiro é nome dado como certo entre os participantes...
•       ... O problema é o que fazer com ele depois que o programa acabar.
•       Muita gente depois de comparações com o Ronaldo Fenômeno no ar, começou a falar em Galvão Bueno como forte candidato ao próximo "Medida Certa".
•       Segundo a TV Square, Ratinho teve o programa mais comentado nas redes sociais em maio.
•       Fechou o mês com 7,07%,  seguido de "Salve Jorge" -  4.15%, TVZ - 3.66%, "Amor à Vida" - 2.83% e o  "Encontro" - 2.51%.
•       Ingrid Guimarães vai fazer uma participação especial no segundo episódio do "Sai de Baixo".

C'est fini
Tem gente nos corredores da Band pleiteando a ideia de tornar o "Primeiro Jornal" numa versão genérica do "Tudo a Ver", que fez sucesso na Record sob o comando de Paulo Henrique Amorim. A ideia seria aproveitar Patrícia Maldonado e Luciano Faccioli, que participaram daquele projeto na Barra Funda. Mas o dinheiro é curto. É aí que pega.

Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos