Futebol do SporTV tem narração rica e imagem muito pobre

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • Divulgação

    Milton Leite, narrador do SporTV

    Milton Leite, narrador do SporTV

Quem acompanha o futebol pelo SporTV tem um número qualificado de narradores à disposição, encabeçados pelo ótimo Milton Leite, em São Paulo, e Luiz Carlos Junior, no Rio. Na parte que toca a eles, como dos comentaristas e repórteres, há sempre a segurança de um bom serviço prestado, que é feito diretamente dos estádios, mesmo daqueles caindo aos pedaços.

O problema é que são muitas as transmissões e dos mais diferentes pontos do país, envolvendo toda uma operação das mais complexas. Existe em boa parte desses lugares, a necessidade de locar serviços e se utilizar de diferentes profissionais, que, às vezes, não são suficientemente preparados para trabalhos do tipo. Asa e Palmeiras, pela Série B, foi um desses exemplos do mal. O nível de áudio e vídeo apresentado deixou muito a desejar. Uma imagem sem resolução, borrada e também prejudicada pela péssima iluminação no campo. Parecia uma outra emissora que não era o SporTV. Este é o risco, uma mesma TV com várias caras diferentes. É visível a falta de um padrão de trabalho, bem definido e único, para todo o conjunto da transmissão. Em Arapiraca, uma vez mais, tivemos o caso de uma narração rica para uma imagem muito pobre. Do outro mundo.
 
Futebol – 1
 
Em um país que se mete a promover Copa do Mundo, determinadas coisas não podem mais ser admitidas. Quer outro exemplo do mal? Náutico e Vitória, dos Aflitos, na quarta-feira. Luz de boate perde. Qualquer desavisado, passando por ali, pode ter imaginado coisas como dança de salão, cabaré, inferninho de beira de estrada ou bailão de doido. Mas não. Depois de fixar bem o olhar se notava a existência de uma bola e dos jogadores correndo atrás.
 
Futebol – 2
 
Importante salientar que Náutico e Vitória foi um jogo da Série A do campeonato brasileiro, o mais importante promovido em nosso país. E que este jogo foi transmitido em pay-per-view, aquele que o telespectador paga por ele. Uma coisa lamentável.
 
Passando a régua
 
Apenas para terminar este assunto, hoje, a venda dos campeonatos de futebol mais importantes do mundo se transformou num grande negócio. Itália, Espanha, Alemanha e Inglaterra sempre ganharam muito com isso. O Brasil não pode, e nem deve, se meter a fazer qualquer coisa parecida, para não passar vergonha com tamanha falta de estrutura, falta de organização, qualidade dos estádios etc.
 
Susana pela Susana
 
"Amor à vida" está correndo solta e mesmo com bem poucos dias no ar já dá para destacar alguns desempenhos bem interessantes. Susana Vieira, por exemplo, nunca interpretou tão bem a Susana Vieira como agora. Aliás, parece que a cada novela ela está se aperfeiçoando mais no papel dela própria. Uma coisa impressionante.
 
Luz em cima
 
A Globo sempre foi craque em iluminação, se ajustando rápida e convenientemente às situações mais diferentes, só que em "Amor à vida" parece que alguma coisinha não anda funcionando bem neste aspecto. Em determinados momentos, a falta de uma luz mais eficaz e criativa está deixando a desejar. Tudo muito escuro e feio.
 

  • Edu Moraes/Record/Divulgação

    Gianne Albertoni está confirmada na equipe da nova "Fazenda"

Gianne escalada
 
Gianne Albertoni está confirmada na equipe da nova "Fazenda". Será ela a responsável por toda a interação do programa com os mais diferentes setores, além de participar de chamadas e entrevistas nas ruas. Giane irá se integrar à equipe de produção nesses próximos dias.
 
Comunicado
 
Também para a semana que vem, com toda certeza, a Record deverá vir a público, para confirmar de forma maneira definitiva a escala de Britto Junior como apresentador da "Fazenda", assim como oficializar a estreia para o próximo dia 19. Só não há uma decisão ainda sobre a ausência do Britto no "Programa da Tarde" e se alguém assumirá no lugar dele.
 
Falta de notícia
 
É perfeitamente natural existir uma relação de dependência entre os canais, aberto e fechado, de uma mesma organização. Band e Bandnews, por exemplo. Só que não se deve chegar às últimas consequências. Nos feriados ou fins de semana, a mesma notícia de uma é repetida quase trocentas vezes pela outra. E lá fora, o mundo girando e um monte de coisas acontecendo.
 
Falta de senso
 
O feriadão do SBT teve coisinhas do arco da velha. Por exemplo: Patati Patatá recebendo uma dupla sertaneja. Os dois cantando uma música de conotação sensual, acompanhados de bailarinas, com roupas daquele jeito e rebolando para uma plateia de crianças pequenas... de 2 a 4 anos.
 
Luz, câmera, ação!
 
As filmagens de "Os Últimos dias de Getúlio", com Tony Ramos, começam hoje no Rio. Estão previstos trabalhos no centro da cidade e nos palácios do Catete e Duque de Caxias.
Drica Moraes foi chamada para o papel de Alzira. A direção é de João Jardim.

Repórter

Carla Vilhena estreia no "Fantástico", neste domingo, apresentando uma matéria com as curiosidades de bairros onde se passam as novelas "Sangue Bom" e "Amor à Vida".
 

  • Divulgação

    Oliveira Andrade e Chiquinho Leite Moreira continuam comandando as transmissões do Aberto da França no Bandsports"

Bate – Rebate
 
•       A ESPN Brasil está ciceroneando a americana, que está por aqui para a Copa das Confederações.
•       Aliás, toda base de trabalhos da ESPN dos Estados Unidos será no Rio de Janeiro.
•       Além do SBT, com Sergio Utsch, Globo e Bandeirantes também já estão com esquemas armados em Barcelona...
•       Para a chegada do Neymar na segunda-feira.
•       A classe da Fátima Bernardes à frente do seu "Encontro" é algo sempre a ser destacado...
•       ... Chama atenção a sua maneira educada em receber bem as pessoas.
•       Dá pra desconfiar, não afirmar: Dustin Hoffman pode ter servido como forte fonte de inspiração para Bruna Linzmeyer...
•       ... Em "Amor à vida", ela está com tudo dele em "Rain Main".
•       O SBT irá promover uma outra temporada do "Menino de Ouro" no ano que vem, antes da Copa...
•       ... Mas muito provavelmente sem a participação de Karina Bacchi, que tem outros planos pela frente.
 
C´est fini
 
Estão sobrando programas de culinária e em uma quantidade que nunca existiu.

E já são tantos, que ficou até difícil de aceitar. Alguns, inclusive, propondo verdadeiras viagens ou acrobacias alimentares, como Coq ao Vin, Cassoulet, Pikilia e por aí afora. Do arrozinho com feijão bem temperado, que é bom, ninguém fala.
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos