Record ainda não tem o horário ideal para "Dona Xepa"
A Record até que está tentando, mas ainda não encontrou o horário ideal de "Dona Xepa". A novela é boa. Tem ainda uma coisinha ou outra para ser ajustada, mas nada que extrapole o razoável ou fuja do absolutamente natural em todo começo de trabalho do tipo. Os grupos de discussão existem para, entre outras providências, levantar e corrigir o que existe de errado.
O problema maior, aquele que está quebrando a cabeça de meio mundo, é encontrar a faixa mais apropriada para a sua exibição. Dez e meia da noite, com pequenas variações, como aconteceu até agora, com toda certeza não é. As chances de qualquer melhora, a se insistir por aí, sempre estarão próximas de zero.
Em televisão a montagem de uma boa grade virou um trabalho de engenharia. É muito difícil, ou são poucos os casos, dos programas que levantam voos sozinhos. A dependência do antes e depois deve ser levada em conta. "Dona Xepa", pelo menos até aqui, tem recebido do nada e entregado para coisa nenhuma.
Por que não pensar em 8 da noite? Receber do Marcelo Rezende, que está num momento favorável, e empurrar um pouco o jornal? "Carrossel", no SBT, que pode ser a principal concorrente, já começa descer a ladeira, e poucos acreditam que "Chiquititas" irá repetir o mesmo sucesso. Por que, então, não experimentar?
Tem outro aspecto...
Ainda sobre "Dona Xepa", que também deve ser levado em conta.
Entende-se, e com razão, que a novela apresenta o mesmo problema, anacrônico, de "Guerra dos Sexos". Coisas, inclusive de comportamento, que não se ajustam aos tempos atuais. Mas que podem ser atenuadas.
-
Cena de "Carrossel"
Não tem dia -1
O SBT não definiu até agora quando será a estreia de "Chiquititas". Por enquanto, 15 de julho é apenas uma data provável. Lançar uma novela infantil nova, no meio das férias escolares, também não é uma coisa meio burrinha?
Não tem dia – 2
A indefinição desta data também se dá por causa de "Carrossel". A direção do SBT ainda não chegou a uma melhor conclusão de até quando a novela deve continuar no ar. Com as gravações encerradas, o milagre do estica e puxa corre por conta da edição.
Briga interna
Terminada "Carrossel", portanto fora de tempo e da divulgação que a novela no ar poderia oferecer, o seu elenco infantil irá iniciar turnê pelo Brasil com um show musical. Show musical que já é motivo de um sério desentendimento entre a diretora Cintia Abravanel e a XYZ Live, organizadora da viagem. As partes não chegaram ainda a um acordo sobre o modelo do espetáculo. Enquanto ela está querendo mexer e fazer uma coisa diferente, a empresa tem resistido em modificar o que até agora deu certo.
Esquema forte
A Bandeirantes, desde o fim de semana, está com uma equipe de 30 pessoas no Rio, pronta para o pontapé inicial da Copa das Confederações. Todo esse pessoal passa a trabalhar com os repórteres Fernando Fernandes, Nivaldo de Cillo, Sandro Gama e Antonio Petrin, que está chegando dos Estados Unidos.
Zico na Band
Zico, o Galinho de Quintino, desembarcou no meio da tarde de ontem no pátio da Band, como convidado das gravações do "Agora é Tarde", do Danilo Gentili. A entrevista irá ao ar no programa desta quarta-feira, por acaso, logo depois do futebol.
SBT espera Neymar
O correspondente do SBT na Europa, Sérgio Utsch, com base em Londres, será deslocado para Barcelona, na segunda-feira que vem, caso se confirme a chegada do Neymar.
Todas as providências para acompanhar o jogador brasileiro, desde o seu desembarque, já começaram a ser tomadas.
Intervalo
A Itaipava está com nova campanha, no Rio exclusivamente e desde a última segunda-feira, com uma série de 5 filmes para as TVs aberta e fechada. A ideia é destacar o jeito carioca de ser, começando com o "passa lá em casa". Todos com as participações de Juliana Alves e Marcelo Adnet.
A propósito...
O seriado do Adnet na Globo, "O Dentista Mascarado", é bom e tem um elenco maravilhoso. O episódio da última sexta-feira foi bem engraçado. Talvez o melhor até agora. Com relação aos seus resultados, existe um histórico, nada favorável, sobre o que se exibiu nas noites de sexta, depois do "Globo Repórter", através dos tempos. Difícil lembrar algum grande "campeão de audiência".
A fila anda
Depois do Dalton Machado, falecido, Toninho Rosa, Otaviano Pereira, Kalled Adib, Paulo Leal e Bob Zuardi, há alguns dias, deixaram o comercial da Rede TV!. Nos últimos tempos, a média foi de quase um por ano.
-
O jornalista Renato Maurício Prado
Vai começar
Está tudo ajustado para a estreia do "A última palavra", segunda-feira, 8 e meia da noite, no Fox Sports. É o novo programa semanal do Renato Maurício Prado, meio com jeito de talk-show, que também irá contar com as participações de Vitorino Chermont e Roberta Satimi.
Bate – Rebate
• A Band vai, sim, tentar antecipar a renovação de contrato do Danilo Gentili.
• Entende-se como convenientemente e de bom juízo, se cercar do olho em cima....
• Mas parece que não existe o desejo de subir muito o salário dele...
• Que hoje gira em torno dos 40 mil reais – sem merchandising.
• Começa na terça-feira que vem, em São Paulo, a 14ª edição do Fórum Brasil de Televisão...
• ... É considerado o mais importante encontro independente de negócios em programação de TV da América Latina.
• Cláudio França, o Gaúcho dos bons tempos de SBT e Rede TV!, assumiu a Direção Artística da Rede Brasil...
• ... No lugar de Paulo Trevisan.
• Hoje, na Espn Brasil e Espn HD, 4 da tarde, o amistoso internacional Inglaterra e República da Irlanda. Ao vivo.
• A Espn tem coisas muito boas, mas na maioria das vezes guarda só para ela...
• ... Não se preocupa em fazer, diferentemente das suas concorrentes, uma divulgação mais eficiente.
C´est fini
Entre 6 da manhã e meia-noite, de segunda a sexta, o SBT possui cerca de 7 horas de sua grade recheada de reprises, como jornais gravados na noite anterior, enlatados americanos ou novelas mexicanas. A TV Recuerdo. Todo mundo já está achando que é o Viva da TV aberta.
Só para não deixar nenhuma dúvida, o endereço correto do Twitter aqui da casa é @flavioricco. Não existe outro.
Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!
*Colaboração de José Carlos Nery
Flávio Ricco
Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.