Record abandona de vez o sonho do primeiro lugar

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL

No decorrer desta próxima semana, de acordo com informações que já há alguns dias circulam na sede da Record, em São Paulo, outra nova série de demissões será deflagrada, lamentavelmente, em moldes semelhantes aos realizados recentemente na teledramaturgia. Ou seja, em massa. Tudo em função da terceirização, que se pretende colocar em prática.

Também neste cenário, não faltam nomes de produtoras independentes, candidatas a assumir os seus programas ou novelas, mesmo se considerando a "Metamorphoses", de tão triste memória.

A Casablanca, já se tem a certeza, é a candidata mais forte para tocar "O Aprendiz", "O Melhor do Brasil", "Legendários" e até o Gugu. Estudos feitos indicam que este será o melhor caminho para brecar os altos custos.

Porém, ao se frear investimentos na área de Entretenimento e se buscar o mais barato, a Record irá abandonar de vez o compromisso com a qualidade e o sonho do primeiro lugar.

A heterogeneidade deve prevalecer como marca, e o slogan "A Caminho da Liderança" será aposentado ou, talvez, guardado para uma outra oportunidade.

 Encontro

 No começo da semana que passou, num hotel em São Paulo, o SBT promoveu novo encontro dos representantes das suas 108 emissoras afiliadas.

Reunião comandada por Daniela Beyruti e José Roberto Maciel.

 Do bem

 Elizabeth Savalla está com um projeto bacana chamado "Peça de Graça na Praça", e através dele tem apresentado o monólogo, "A - Associação das Mulheres que Acordam Despencadas", em diversas cidades do país.

A Savalla não está cobrando nada por isso. Só pede que as prefeituras interessadas se responsabilizem pela logística.

 Juntos novamente

  • Divulgação

    O ex-casal Eliane Giardini e Paulo Betti, em cena de "Tempos Modernos" (2010)

Eliane Giardini e Paulo Betti estão confirmados no filme "A Fera na Selva", adaptação de uma peça de teatro interpretada por eles mesmos, nos anos 90, quando ainda estavam casados. O texto original é do escritor britânico Henry James.

Os trabalhos serão realizados na cidade de Sorocaba.

Bola em jogo

Milton Leite, depois da folga de uma semana, hoje irá comandar o futebol da Globo, em São Paulo.

Caberá a ele a transmissão de Ponte Preta e São Paulo, direto de Campinas, 4 da tarde, neste início dos trabalhos do Brasileirão 2013 na TV aberta.  

 Combinado assim – 1

 A direção da Record já autorizou o início das gravações de "O Milagre de Jesus" para o segundo semestre. Renato Modesto, que é bom nisso, está em estágio avançado na preparação dos 20 capítulos.

A ideia é fazer o indispensável em estúdio. No mais, só externas em Diamantina, Minas. A topografia da região ajuda bastante em trabalhos do tipo.

Combinado assim – 2

 "O Tempo e o Vento", do Jayme Monjardim, vai estrear como filme entre agosto e setembro, em circuito nacional.

No ano que vem será transformado em série, na Globo. Isto, na verdade, é o que foi combinado desde o começo.

 Pá pum

Márcio Garcia fez uma participação especial, minúscula, de apenas dois capítulos em "Amor à Vida". Estreou na segunda e caiu fora na terça. Foi mais rápido que um trem na estação.

Mas ele mesmo deixou a possibilidade do retorno de seu personagem, o Guto, em aberto. Optou pelo mistério e não quis entrar em detalhes.

A mesma coisa

 A Globo, a exemplo da Band, também reuniu todo o pessoal do esporte na quinta-feira, para apresentar o seu plano de ação na cobertura da Copa das Confederações.

Apenas Cleber Machado, Caio Ribeiro e Leonardo Gaciba não compareceram porque já estavam por conta da Liga dos Campeões.

  • Raphael Dias/TV Globo

    Giovanna Antonelli

Virando o jogo

Está faltando uma coisinha assim para Giovanna Antonelli ser confirmada no elenco da nova novela do Manoel Carlos, a próxima da Globo, na faixa das 9 da noite. Está 99% certo. A personagem é bem interessante.

Se tudo correr como se espera, ela irá viver uma mulher que gosta de outra.

 Fox na frente

 Repetindo o que aconteceu em 2012, o canal Fox continua na liderança da TV fechada no horário nobre.

Números de maio apenas confirmam a sua posição, com o Megapix em 2º e TNT em 3º. Pesquisa realizada com homens e mulheres entre 18 e 49 anos.

 Bate – Rebate

 ·       Não há nada sacramentado até agora. Está tudo ainda na base das boas intenções...
·       ... Mas há quem tenha interesse no aproveitamento da Luize Altenhofen para assuntos que digam respeito aos esportes aquáticos no SporTV.
·       Sem perder tempo, a TV Globo pretende fechar todo o elenco da nova novela do Manoel Carlos até meados de junho...
·       ... Já existe um grande trabalho em cima disso.
·       Começa hoje a cobertura do Roland Garros no Bandsports...
·       ... Com o experiente Oliveira Andrade no comando dos trabalhos.
·       Michele Gianella já está em licença-maternidade, portanto afastada do "Mesa Redonda", das noites de domingo, na Gazeta.
·       ... Só deverá voltar, aí como mamãe, em meados de setembro.
·       Apesar de ter fraquejado nos últimos dias, "Dona Xepa" é uma aposta importante na Record....
·       ... A direção da casa acredita que a novela poderá, em breve, chegar na audiência os dois dígitos.

C´est fini

É complicado admitir certas coisas, mas novela da Globo, no Rio, sempre apresenta um charme e elegância que as outras cidades, por mais que tentem extrair leite de pedra, não têm.

Não, por acaso, é uma das mais belas capitais do mundo. E pode chover canivete que o guarda-chuva aqui é de aço.

Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!


*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos