Programação do SBT se transformou em peça de museu

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • Roberto Nemanis/SBT

    Silvio Santos e Ary Toledo no "Programa Silvio Santos"

    Silvio Santos e Ary Toledo no "Programa Silvio Santos"

No meio de todo este tiroteio na Record e das diversas modificações que a Globo realizou nos últimos tempos, o SBT, graças ao "Carrossel" e meio que fingindo de morto, soube tirar proveito da situação e melhorar a sua posição na audiência. Se ainda está longe de ser qualquer maravilha, pelo menos se colocou na briga em condições mais interessantes.

Só que é preciso saber o que realmente pensa a sua direção. Daniela Beyruti, quando assumiu o comando dos trabalhos e muito provavelmente levada pelo canto da sereia, realizou tentativas para transformar o SBT em uma nova MTV. MTV que hoje está na situação que todos sabemos. Evidente que não deu certo, mas o curioso foi a guinada de 180 graus. Se em nada se modernizou, o desejo de investir cada vez mais no antigo foi amplificado.

A impressão, aqui do lado de fora, é que nas frequentes reuniões do seu "comitê artístico", toda conversa ou discussão deve girar em torno do que "agora nós vamos desenterrar do arquivo?".

O SBT, aos poucos, se transformou num perfeito museu. Está com uma imagem de coisa velha no ar. Alguém, por acaso, se atreve dizer qual foi verdadeiramente a sua grande novidade nos últimos anos? Mais complicado ainda é saber até quando o seu arquivo irá resistir.
 
Esquema diferente – 1
 
Até para não provocar maiores impactos, a Record adotou uma tática diferente para esvaziar o seu banco de atores. A ideia é chegar a um número mínimo e necessário, para com isso atender as produções atuais e as que ainda estão por vir.
 
Esquema diferente – 2
 
Todo aquele que estiver sem trabalhar e sem perspectivas num futuro próximo, serão chamados para uma rescisão amigável. A atriz Letícia Colin, por exemplo, foi um desses primeiros casos. Acertou e saiu na boa.
 
Tiririca não renova
 
Ontem, esta santa coluna adiantou que não tem volta para o Tiririca no "Programa da Tarde". É um caso resolvido. Também se decidiu nas últimas horas, que o contrato do artista, com vencimento no fim de julho, não será renovado. Ele, o Tiririca, já foi informado de tudo.
 
Algumas questões
 
Dentro da Record, entre a sua direção, há o entendimento que o Tiririca, achando que era um caminho, tentou criar situações, algumas bem desconfortáveis, para conseguir um programa só dele. Mas este desejo, por parte da emissora, nunca existiu.
 
Enfermaria
 
André Marques foi afastado do "Vídeo Show" por problemas de saúde. A expectativa, dele e da equipe do programa, é que possa retornar ainda nesta quinta-feira.
 
É preciso dizer
 
O primeiro capítulo de "Dona Xepa", que a Record exibiu na terça-feira, causou a melhor das impressões. Está com todo jeitão de um trabalho bem feito, mas que deve seguir com a mesma qualidade. Destaque-se a Ângela Leal. Excelente.
 
Encontro no Morumbi
 
Terça, à tarde, no estúdio 2 da Band, foi realizada uma reunião com todos os profissionais que estarão envolvidos na cobertura da Copa das Confederações. Dos maquiadores e figurinistas até o pessoal do Marketing, foi feita uma exposição geral do que se deseja. Coube ao Luciano do Valle abrir os trabalhos.
 
Integração
 
O interessante neste trabalho que a Bandeirantes pretende desenvolver na Copa das Confederações é o desejo de fazer crescer a participação das emissoras locais, tanto nos trabalhos de cobertura como na transmissão dos jogos. O que também deve servir de treinamento para o Mundial que vem por aí.


Coisas do além

  • Reprodução

    Brincadeira na internet já relaciona Carminha, de "Avenida Brasil", ao vilão Félix, de "Amor à Vida

Ontem, já havia quem zoasse em cima, dizendo que a Carminha reencarnou no corpo do Félix, personagem do Mateus Solano em "Amor à vida". A Globo, com toda certeza, está esperando que os anjos digam amém. O que já não faltam, aliás, são as brincadeiras em torno, com esta acima, distribuída na Internet.
 
Deu uma subidinha
 
"Amor à vida" cresceu um ponto com a exibição do seu segundo capítulo, em relação à estreia na segunda-feira. Foi de 35 para 36, com 59 de share. No horário, o SBT, em 2º, ficou com 7, e a Record, 6.
 
Próximo do basta
 
Em meio a toda essa morosidade da Band, em resolver qual programa ele irá apresentar, "Quem quer ser um milionário" ou "Quem fica em pé", José Luiz Datena já ligou o botão do "dane-se". "Se não sair nenhum, pra mim tudo bem também. Estou muito feliz com o 'Brasil Urgente'", garantiu à coluna.
 
Negócios e oportunidades
 
Devido ao enorme sucesso provocado por "Insensato Coração", a rede de TV peruana ATV criou uma segunda faixa de novelas brasileiras. Além de "Caminho das Índias", que já tinha no ar, lançou "Fina Estampa", segunda-feira, e também entrou na fila de compras de "Gabriela".
 
Futebol exclusivo
 
O Fox Sports faz hoje, sozinho, Tijuana e Atlético Mineiro, direto do México, às 21h30, pela "Libertadores". Narração de Marco de Vargas, comentários do Mário Sérgio, com Carlos Simon na arbitragem, e reportagens de Vitorino Chermont e Luciano Calheiros.
 
Bate –Rebate
 
•       O SporTV, no "SporTV News – Edição da Noite", está apresentando uma série sobre o Mundial de Basquete em 1963.
•       Trata-se de um trabalho muito bem feito da repórter Karen Duarte.
•       O Bandnews TV vai estrear, na semana que vem, uma coluna chamada "Boas Notícias". É uma proposta diferente...
•       ... A apresentação será do Nelson Gomes, com toda a edição sob os cuidados da jornalista Monica José.
•       O SBT foi muito bem na noite de terça-feira, com a exibição do filme "Um Sonho Possível", no "Cine Espetacular". Alcançou o primeiro lugar.
•       O diretor Wanderley Villa Nova já está em Orlando, tomando todas as providências para a final do "Ídolos Kids"...
•       ... E aos mais próximos se mostrou impressionado com a estrutura de TV oferecida pela Disney. Realmente é uma coisa que chama a atenção.
•       As gravações estão marcadas para acontecer entre os dias 5 e 12, próximos.
•       De uma maneira geral, as emissoras de TV, mesmo atreladas nas grandes redes, continuam ampliando os seus investimentos.
•       O último bom exemplo é a TV Liberal, afiliada da Globo no Pará, que agora também tem helicóptero à disposição do seu jornalismo.
 
C´est fini
 
No dia 8 de junho, na sede da Anhanguera, o SBT irá reunir representantes do departamento de Jornalismo de todas as suas emissoras, próprias e afiliadas. No comando dos trabalhos, o diretor-geral Marcelo Parada.
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos