Record tira Tiririca do ar

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • Alan Marques/Folhapress

    O deputado federal Tiririca (PR-SP)

    O deputado federal Tiririca (PR-SP)

A Record e o Tiririca podem até alegar qualquer outra coisa. Dizer, por exemplo, que o afastamento dele do "Programa da Tarde" se dará por causa dos seus inúmeros compromissos com a Câmara, em Brasília, ou até por algum motivo de ordem particular. Mas a verdade – e os próprios fatos testemunham - é que tivemos por aí mais um caso de absoluta incompatibilidade de gênios.

A presença do Tiririca, uma vez por semana, às segundas-feiras, só se deu para tentar justificar o salário que o humorista-deputado vinha recebendo há mais de um ano sem trabalhar. Mas uma coisa que, desde o primeiro momento, se sabia que as chances de dar certo estavam muito próximas de zero. Era uma comédia anunciada.

Não se pode afirmar, em nenhum instante, que existiu a ele uma acolhedora receptividade por parte dos componentes do programa, como também é impossível negar que a recíproca nunca deixou de ser verdadeira. Uma situação, como se vê, insustentável desde o primeiro dia.

Qualquer telespectador em casa, por mais desavisado, sempre se deu conta de alguma coisa estranha no ar, a partir dos cutucões de parte a parte. E muito mais da parte dele para com os outros. Fato é que se trata de uma saída sem volta. Tiririca já não participou do programa desta semana e não irá participar mais.

Deve, isto sim, retornar à condição de receber sem trabalhar, pelo menos até o fim do seu atual contrato, em julho.
 
Afastamento do Britto
 
O problema do Tiririca não é um caso em ebulição no "Programa da Tarde". Britto Junior, de alguns dias para cá, deixou de participar das reuniões da produção. Está com um pé fora, por causa da "Fazenda" que vem aí, e também porque andou se estranhando internamente.
 
Chamada de embarque – 1
 
Oliveira Andrade e os comentaristas Chiquinho Leite Moreira e o ex-tenista Flavio Saretta viajam nesta quarta para a cobertura do aberto da França... - mas podem me chamar de Roland Garros. O torneio começa domingo, 6 da manhã no horário brasileiro, 11 horas em Paris. O restante da equipe vai no dia 31.
 
Chamada de embarque – 2
 
Cleber Machado, acompanhado do Caio e do Leonardo Gaciba, está viajando também hoje para Londres. No sábado, à tarde, os três transmitem Bayern e Borussia, direto do Wembley. É a grande final da Liga dos Campeões.
 
É preciso reconhecer
 
Difícil dizer se foi pelas críticas recebidas ou não, mas de alguns jogos para cá, houve uma mudança, para muito melhor, no comportamento do Leonardo Gaciba no futebol da Globo.
Toda aquela vacilada do começo, talvez algo até natural pela mudança de posto, foi trocada agora por uma conduta mais objetiva.
 
A propósito disso...
 
Já se foi uma semana e os ânimos estão mais serenados, só que até agora é comentada, nas rodas da bola, a participação do Arnaldo Cezar Coelho no pênalti não marcado a favor do Corinthians no jogo contra o Boca. No momento do lance, ele, o Arnaldo, foi categórico em dizer que não foi. Em seguida, depois de ver o replay, pela 3ª vez e por uma câmera atrás do gol, saiu esbravejando falando que foi um pênalti claro. Mas, claro? Se foi tão claro assim, por que ele não bancou antes?

  • Flávio Florido/UOL

    O apresentador Datena

Última forma
 
Por causa de um impasse com Sony, detentora do formato "Quem quer ser um milionário", a direção da Bandeirantes está bem propensa a gravar 13 programas inéditos do "Quem fica em pé?", da Fremantle. Também com o Datena. O problema é que serão necessários muitos consertos no cenário, encostado há mais de um ano, além de comprar alguns componentes que sumiram. Tudo isso, se vier a ser o caso, será feito, mas puxando o freio de mão. Não pode gastar muito.

Retrato
 
A vida tem dessas coisas.... Na feira de Los Angeles, encerrada no último domingo, a correria foi a de sempre. São poucos dias, 4 ou 5 no máximo, procurando ver tudo. Mas deu um tempinho para Paulo Franco, ex- Record e hoje executivo da Fox, tirar e postar uma foto ao lado do antigo chefe Honorilton Gonçalves. Deduz-se, pelos sorrisos apresentados, que já estão no arquivo os antigos queixumes de lado a lado.
 
Na agulha
 
A Globosat anuncia que 2 dos 12 projetos participantes do 1º Programa Globosat de Desenvolvimento de Roteiristas, devem entrar em produção ainda este ano. "Meu Amigo Encosto", de Thiago Luciano, e "O Que Dizem os Seus Olhos", de Carolina Ziskind e Paula Szutan, serão desenvolvidos respectivamente para os canais Viva e GNT.
 
Vai chover...
 
Lair Rennó contou no "Encontro", da Fátima Bernardes", que um ex-chefe dele costumava dar a previsão do tempo pelo que ele via ou pela cheiradinha da janela do quarto. No currículo do Lair existem trabalhos na TV Globo e Globo News. Mas, para não haver complicações, ele se apressou em esclarecer que este ex-chefe não era de nenhuma das duas.
 
Pior que isso...
 
... Como caso mais conhecido, são os muitos horóscopos que já se publicaram através dos tempos. Tinha caso de jornais e rádios, que apenas colavam ou repetiam coisas de um ano atrás. O "astrólogo" da vez dependia do plantão. Não havia nem o trabalho de trocar a cor ou número favorito.
 

  • Michel Angelo/Divulgação

    Janaína Ávila, atriz e produtora cultural

Combinado assim
 
Janaína Ávila, atriz e produtora cultural, já está encarregada de receber e avaliar os projetos de parceria apresentados pelas diversas empresas interessadas em trabalhar com a Record Ela é quem, sobre o assunto, a partir de agora, irá soltar ou mandar prender.
 
Bate – Rebate
 
•       O "Jornal da Record" tem no ar a série "A última fronteira", sobre o Acre, trabalho do repórter Vinícius Dônola...
•       ... E produção da competente Rosana Teixeira.
•       Hoje, aliás, quando se completam dois anos do jornal do Heródoto Barbeiro, na Record News, a presença do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.
•       O jornalista William Waack será o mediador do diálogo "O Valor do Conhecimento na Sociedade Brasileira"", que marca o lançamento do "Globo Educação"...
•       ... O projeto tem como objetivo mobilizar a sociedade e promover o debate sobre a importância do ensino de qualidade.
•       O evento acontece hoje, em São Paulo.
•       Percebe-se que, agora, a Record começa a tomar gosto pela produção da nova "Fazenda".
•       O programa, após o lançamento de "Dona Xepa", passa a ocupar o centro das atenções.
•       Se havia alguma dúvida se o Mateus Solano se sairia bem como gay em "Amor à vida", pelo menos no primeiro capítulo, ele deu um cala geral...
•       ... Se saiu muito bem, inclusive com o característico, no tipo em questão, ombro parado e piscadinha de lado.
•        Está certo que, em novela, nem sempre o que vai ao ar primeiro foi gravado antes.
 
C´est fini
 
Só para arrematar, hoje, no SBT, no "De frente com Gabi", Marília Gabriela vai receber a lutadora de MMA, Duda Yankovich.
Outra é que o filme "Sequestrados", com direção de Márcio Garcia no lugar de Marcos Paulo, só irá entrar em cartaz no segundo semestre do ano que vem.
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!


*Colaboração de José Carlos Nery

 

 

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos