Band erra feio na inversão dos narradores esportivos

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • Divulgação

    Téo José vai narrar a final da Liga dos Campeões

    Téo José vai narrar a final da Liga dos Campeões

A Bandeirantes, ao contrário da Globo e Espn, vai deixar Téo José nos seus estúdios em São Paulo, para a final da Liga dos Campeões, Bayern e Borussia, dia 25, em Londres.
Em compensação já decidiram mandar Luciano do Valle para os Estados Unidos transmitir as "500 Milhas de Indianápolis", no dia 26. O Luciano, fique bem claro, merece de todos o maior respeito e consideração. Tem uma história muito bem montada na narração esportiva – futebol, vôlei, basquete e companhia bela, mas Fórmula Indy sempre esteve longe de ser o seu negócio. Muito ao contrário. Todas as experiências realizadas, especialmente as mais recentes, sempre terminaram em tragédias. Desconhecimento de regras, nomes e narração de replay, entre tantas outras.

Isto, mais uma vez, aconteceu na última corrida em São Paulo. Algo, para quem assistiu, muito próximo do vexatório.

Por que, então, não seguir o que recomenda o bom juízo? Deixar as "500 Milhas de Indianápolis" para o Téo José, que é um especialista em automobilismo, e o Luciano com a decisão de um título internacional de futebol, onde ele sempre se sai melhor.

Verifica-se que três coisas estão faltando no meio de tamanha queimação de filme: profissionalismo, bom senso e humildade. Aos telespectadores da Band só cabe, uma vez mais, lamentar tal inversão de valores.
 
Registro
 

  • Reprodução

    "Em nome do filho" foi registrado pela Globo para a novela das nove

Em janeiro deste ano, esta santa coluna falou da intenção da Globo em usar "Em Nome do Filho" como título da nova novela do Walcyr Carrasco. No fim ficou "Amor à vida" – também dado de prima aqui. Olha a prova aí. "Em nome do filho" foi devidamente registrado, com arte e tudo mais, o que também não impede de futuramente ser usado em outra coisa.
 
Não por acaso
 
A Globo intensificou bastante nos últimos dias as chamadas do "Bom Dia São Paulo". Aos poucos, Rodrigo Bocardi busca encontrar o tom mais apropriado para os telejornais da manhã, começando com a correção das inúmeras falhas cometidas até aqui. Até terno preto ele já chegou a vestir.
 
O que faz você feliz
 
Desde um intervalo do "Fantástico", no último domingo, passando depois pelo "JN" e novela das 9, tudo na Globo, o Pão de Açúcar está com um comercial no ar, que chama atenção pelo bom gosto. A interpretação é da Clarice Falcão. Independentemente de tudo, a música deve pegar com certa facilidade. Na Internet já é uma das mais buscadas.
 
Dublagem – 1
 
Já tivemos, em outros tempos, reclamações muito maiores com as dublagens dos filmes ou séries exibidos na TV. Hoje, graças a um trabalho melhor desenvolvido, já não são tantas as queixas, o que também não significa que os problemas terminaram. Longe disso.
 
Dublagem – 2
 
O bom "Dr. OZ", exibido na Fox, tem legenda. Até aí, ótimo. Só que também tem alguém que traduz e gosta de inventar uma coisinha ou outra. Por exemplo, quando o médico diz "OK" – que imagina-se todo mundo deve ser o que significa, ele vem com "Tabom". Desse jeito mesmo. Resultado, fala o que não precisa e alguém ainda escreve errado. Então, tabom - traduzindo Tá bom!

 

  • Reprodução

    "Tubarão voador" é o nome do helicóptero da Band

Tem sentido

Não teve quem não estranhasse "Tubarão voador", como nome do novo helicóptero da Bandeirantes. Ontem, representantes da emissora vieram com uma justificativa, que tem toda a sua razão de ser: "se na Record dinheiro voa, por que na Band tubarão não pode voar?".
 
Processo de enxugamento
 
As demissões na Record, se forem mantidas as atuais simulações de cortes, podem chegar a assustadora marca de 2 mil funcionários. Hoje ela tem 6.500 trabalhadores nas emissoras próprias. Todo este processo, que ainda está longe de chegar ao fim, admite-se agora, começou com o encerramento das atividades da rádio Record, em agosto de 2011.
 
O plano é este – 1
 
Todos os setores da Record foram avaliados e passam por novos estudos. Muitos já foram terceirizados, como segurança, transporte, limpeza, alimentação e serviços gerais. Outros ainda serão. Agora é a vez da produção. Novela, também já é certo, só haverá uma de cada vez.
 
O plano é este – 2
 
Ainda não se fala muito sobre isso, mas o desejo é priorizar o jornalismo e ampliar sua ocupação na grade. Os principais investimentos, tanto operacionais como em espaços na programação, serão realizados por aí. Há um plano de ação, que os diretores atuais pretendem levar até o fim. Isto, claro, se eles, os diretores atuais, conseguirem, até o fim, se segurar em suas cadeiras.
 
Vez do Pescoço

  • Divulgação/Globo

    Nando Cunha, o Pescoço de "Salve Jorge", conversa hoje com Ana Furtado e André Marques, no "Vídeo Show"

Nando Cunha, o Pescoço de "Salve Jorge", conversa hoje com Ana Furtado e André Marques, no "Vídeo Show". O ator fala da repercussão do seu personagem e da reta final da novela.
 
Projeto pela frente
 
Nada de novela, por enquanto. Sérgio Marone tem apresentado para canais da TV paga, o Projeto ELO. Trata-se de uma série sobre ativismo, tendo como meta conhecer e interagir com esse universo, além de acompanhar em todo o mundo, as pessoas que se dedicam a esta profissão. Desvendando os seus sentimentos e suas dificuldades.
 
Ripa na chulipa

  • Divulgação

    Osmar Santos no show do The Platters

O eterno Garotinho, Osmar Santos, foi uma das presenças importantes no show do The Platters, terça-feira, no Clube Aramaçan, em Santo André. Na foto, ele, com a simpatia de sempre, ao lado da amiga Néa Coutinho.
 
Bate – Rebate
 
•       A festa de lançamento de "Amor à Vida", sábado, em São Paulo, promete um cardápio que vai passear pela gastronomia paulistana e peruana.
•       Os convidados terão direito a saborear caldinho de feijão, mini sanduíche de pernil, picadinho paulista...
•       ... E ainda o conhecido ceviche de robalo, prato típico da culinária do Peru.
•       Os barmans estarão vestidos de mordomos clássicos.
•       O aviãozinho, "Volta Danilo", na Band, entrou no "CQC", numa matéria do Felipe Andreoli, por causa de uma piada sem graça.
•       Aliás, sobre o Danilo e o comentado interesse do SBT no seu "passe", vale lembrar que o contrato com a Band vai até o fim do ano que vem.
•       Além do Jota Quest e da dupla Zezé di Camargo e Luciano, a Banda Calypso também estará presente no "Brazilian Day", em Lisboa, nos dias 25 e 26 de maio.
•       O SBT desmente notícias de cortes. A assessoria da casa, fechando questão, nem se alonga no assunto. Diz que isso não existe.
•       O recurso utilizado para tirar Danielle Winits de "Malhação" e apressar sua entrada nos trabalhos de "Amor à vida" vai se repetir na Globo.
•       A equipe de "Tapas & Beijos" vai matar também o personagem do Paulo Betti, Miro, uma vez que o ator irá participar da próxima temporada de "Malhação".
•       Dizem, no entanto, que já era uma coisa combinada.
 
C´est fini
 
Quem poderia imaginar... Segunda-feira, no "Boca Livre", do Luiz Andreolli, na Rede Brasil de Televisão, Marcelo Rezende foi o convidado da noite.

Além da entrevista de praxe, ele cantou "Resposta ao Tempo", da Nana Caymmi. E teve até pedido de bis. Essa parte, a de cantor, ele nunca me falou. O programa será reprisado neste sábado, 10 da noite, pelo canal 27 TV+ da Net.
 
Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!


*Colaboração de José Carlos Nery

 

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos