Emissoras de TV continuam desrespeitando telespectadores e anunciantes
A ficha de alguns ainda não caiu, por isso é sempre importante recordar aos canais abertos que a concorrência da TV fechada já é uma realidade... E o controle remoto virou um dispositivo da maior importância na mão do telespectador. Lembrar isso a todo instante, por mais repetitivo, se faz necessário porque determinadas emissoras ainda não se tocaram que os tempos são outros e os prejuízos, inevitáveis, serão cada vez maiores se persistirem nos vícios do passado.
No pré-jogo de domingo, com decisões importantes em vários estados, a Bandeirantes – além das ações de merchandising - abriu dois breaks de 6 minutos cada um no "Terceiro Tempo", levando com toda certeza parte do seu público a se mudar para o SporTV, que naquele momento apresentava o mesmo trabalho, mas sem agir com a mesma incoerência.
A Record, também de forma escancarada, insiste em desrespeitar os seus anunciantes. O "Legendários" de sábado voltou a repetir os mesmos equívocos de sempre. O programa só abriu o primeiro intervalo depois de 1h40 minutos no ar, já aos 41 minutos do domingo. E aí foram despejados os seus 5 breaks nos 42 minutos restantes. Isto contraria tudo o que existe de plausível ou do bom juízo.
Erro de cálculo
A Globo deveria limitar o rodízio dos seus "convidados" na Fórmula 1 ao Rubens Barrichello e Luciano Burti. É um tremendo equívoco incluir o comentarista Reginaldo Leme no meio disso, ou excluí-lo das transmissões, como aconteceu neste último fim de semana.
Coisa feia
Está havendo um abuso na utilização das músicas de impacto em quase todas as matérias do "SBT Brasil". Uma bobagem. Além de um erro desnecessário na edição. A boa informação é o bastante. E nos basta.
Definido
Daniel, a convite do diretor musical da Globo, Mariozinho Rocha, gravou o tema de abertura da novela "Amor à Vida", de Walcyr Carrasco, estreia da Globo na segunda que vem.
A música escolhida é "Maravida", do Gonzaguinha.
TV versus futebol – 1
No México, a Televisa é dona de dois clubes de futebol, Necaxa e América, e se desfez de outro, o San Luís, recentemente. Essa relação perigosa, TV – futebol, já resultou em relatos de agressão a profissionais da imprensa e da própria emissora pelas torcidas adversárias.
TV versus futebol – 2
No Brasil não há nada que chegue próximo, mas a anunciada aquisição da TV Corinthians pelo Grupo Bandeirantes, se vier a se confirmar, acabará em uma perigosa proximidade com o clube. É como vestir a camisa. As consequências ruins, para quem sempre levantou a bandeira de um jornalismo independente, serão inevitáveis.
Convocação
-
A apresentadora Fátima Bernardes
O "Encontro", da Fátima Bernardes, terá hoje duração menor, até 11h40, para o anúncio dos jogadores da seleção brasileira. Os trabalhos serão comandados por Tiago Leifert e Alex Escobar, com as participações dos comentaristas Casagrande e Junior.
Esqueceram da festa
A Record, no fim do ano passado, montou um comitê, com o envolvimento de diversos setores, para organizar os seus festejos de 60 anos. Constata-se que depois de 2 reuniões iniciais, nenhuma outra aconteceu e nada foi providenciado até agora. O aniversário, vale lembrar, será em setembro.
Estrutura
A TV Globo está montando um departamento de chamadas em São Paulo. Já existe, inclusive, uma ampla área reservada na Berrini, que em breve entrará em funcionamento. Os trabalhos do setor, a partir disso, serão divididos com o Rio de Janeiro.
Ficou pelo caminho
A "estratégia suicida" da Record em abrir uma grande frente para o "Ídolos Kids" é apontada como principal motivo para o seu fracasso de audiência. Já está tudo gravado e resta apenas o de encerramento, que será feito na Disney, em junho, para exibição em julho.
Na escolinha...
Se aprende que programa de competição não pode ser realizado dessa maneira, com tamanha antecedência. As informações vazam e o público perde o interesse. Vale lembrar que a primeira temporada teve outro critério, com intervalo menor entre gravação e exibição. Tal economia ou pressa, observa-se, acaba custando caro.
Bate – Rebate
• A novela "Rainha da Sucata" será produzida pela TV Azteca, do México, e já está sendo chamada de "La Reina de la Chatarra".
• A estreia está prevista para maio de 2014. O autor Silvio de Abreu, no fim de junho, terá uma reunião com o pessoal de lá para acertos de elenco e produção.
• Gabriela Spanic, a "Usurpadora", inclusive tem sido apontada pela imprensa local como forte candidata ao papel de protagonista de "La Reina".
• Sobre nota aqui publicada, Evandro Figueira, do Bandsports, informa que serão transmitidos até 12 jogos por dia do Roland Garros, pela TV e site da emissora…
• ... Cerca de 120 no total.
• Convém salientar que, excepcionalmente no dia de hoje, até para repercutir o anúncio e a entrevista de Luiz Felipe Scolari, o "Globo Esporte" será o mesmo em todas as praças.
• As edições regionais estarão suspensas.
• Giovanna Antonelli, ontem, ao meio-dia, disse no Instagram que estava gravando a final de sua personagem, Helô, em "Salve Jorge".
• Mariah Rocha, de "Balacobaco", também irá integrar o elenco de "Pecado Mortal", do Carlos Lombardi.
• Sérgio Marone é outro que poderá participar da mesma novela.
• Após período de férias, na França, Ticiana Villas Boas voltou ontem ao "Jornal na Band".
C´est fini
Em função do anúncio dos convocados para a Copa das Confederações, a Band também promete uma edição especial do "Jogo aberto" na manhã de hoje. Estão previstas entradas, ao vivo, com o repórter Fernando Fernandes, mobilizando em seguida os comentaristas do programa. Além disso, haverá links pelo Brasil em concentrações ou treinos de times que possivelmente terão jogadores selecionados.
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!
*Colaboração de José Carlos Nery
Flávio Ricco
Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.