A contenção de custos da Record se estenderá para o Jornalismo e Esporte

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • Reprodução

    Logo da Rede Record

    Logo da Rede Record

Todo o efeito da contenção de gastos colocada em prática na Record, desde o último trimestre do ano passado, continua atingindo os mais diferentes setores, mas a teledramaturgia de maneira especial. Algo que a própria direção da casa admite pelo inchaço que ela mesma provocou.

O caso de um autor, da equipe de colaboradores de "Dona Xepa", foi de todos até agora o que mais chamou a atenção. Mesmo na ativa, envolvido numa novela que ainda vai estrear, ele foi comunicado que deveria paralisar imediatamente o seu trabalho porque estava demitido.

Agora se sabe, este não foi e não deve ficar como um caso isolado. Outros tantos, na mesma situação, com contratos prestes a terminar também serão comunicados que "a porta da rua é a serventia da casa".

O clima, nem poderia ser diferente, é o pior possível e são medidas que, além da dramaturgia, irão se estender para profissionais dos departamentos de Jornalismo e Esporte.

Começo difícil

  • Divulgação/TV Globo

    Rodrigo Bocardi no estúdio do "Bom Dia São Paulo"

Não está sendo fácil o início do Rodrigo Bocardi como apresentador do "Bom Dia São Paulo". Os 3 dias no ar e os diversos pilotos gravados foram até aqui insuficientes para ambientá-lo às novas funções. Está sem jogo de cintura. Os telejornais da manhã exigem certa leveza, que ele ainda não adquiriu.

Tempo quente

  • Divulgação/Record

    O apresentador Britto Júnior

A alta direção da Record precisou intervir para restabelecer a ordem no "Programa da Tarde", terça-feira, minutos antes da sua entrada no ar. Assegura-se que houve um sério desentendimento entre o apresentador Britto Junior e o diretor Vildomar Batista, a ponto de se fazer necessária a interferência da Direção Artística, entenda-se Mafran Dutra.

Os dois envolvidos no caso foram procurados, mas não se manifestaram sobre o assunto. A Record, também consultada, preferiu dizer que houve apenas um desentendimento comum dos bastidores.

Convidada especial
Jornalista e participante do "Saia Justa", Barbara Gancia viajou para a Itália, especialmente convidada pela Ferrari para conhecer a fábrica da empresa em Maranello. Foi na segunda, visitou na terça e ontem mesmo voltou ao Brasil. Barbara, se alguém não sabe, é filha do ex-piloto Piero Gancia, primeiro campeão brasileiro de automobilismo.

Artilharia pesada

  • Globo/Estevam Avellar

    No episódio da última terça, em "Louco por Elas", na Globo, Ana Rosa viveu a mãe de Roberto (Carlos Casagrande). Foi bem e já está cotada para outras participações no programa

Zico grava amanhã mais um programa no Esporte Interativo, recebendo o também ex-jogador Romário. A ausência dos dois no jogo de reabertura do Maracanã, com toda certeza, será colocada em questão. Romário, hoje deputado federal, se tornou um dos mais severos críticos da CBF e da organização da Copa do Mundo no Brasil.

Deram um jeitinho
Alba Maria da Costa, até bem pouco tempo responsável pela área de Finanças e Controladoria da Record e afastada repentinamente das funções, não deixará mais a empresa. A esperada reviravolta no caso realmente aconteceu, muito provavelmente pela sua proximidade com o dono, Edir Macedo. Já foi definido que Alba Maria assumirá um cargo na Record News.

Outra coisa
Hiran Silveira, diretor de Novos Negócios da Record, hoje festejado pela transação com a Globosat no caso dos Jogos Pan-Americanos, segundo algumas fontes, está bem próximo de fechar importante parceria com uma TV fechada. O acordo, informa-se ainda, já foi quase que inteiramente alinhavado.

E assim vamos...
Algumas emissoras de TV chegaram a divulgar a imagem do estuprador de uma moça num ônibus no subúrbio do Rio de Janeiro. Só depois se descobriu que se tratava de um menor de idade. Todas voltaram atrás e passaram a borrar o seu rosto, além de usar obrigatoriamente a expressão "menor apreendido".

Contra o tempo
No que diz respeito a "Amor à Vida", substituta de "Salve Jorge" a partir do dia 20, está uma correria daquelas na Globo, como há muito tempo não se via. Ainda falta uma definição final sobre a música da abertura. Mas não por falta de opções ou oferecimentos, claro.

Começar de novo
Quando tudo indicava para outro caminho, até mesmo a suspensão do trabalho, eis que a direção da Record retomou o diálogo com a Academia de Filmes, do Grupo INK. Agora, são grandes as possibilidades de a minissérie "Os Milagres de Jesus Cristo", em 18 episódios, ser realizada em esquema de parceria – e não mais pela própria emissora. O diretor João Camargo já estuda algumas locações. As gravações deverão começar em agosto.

Tom deixa o Brasil

  • Leo Franco/AgNews

    Humorista já tem shows agendados para quando voltar ao Brasil

Tom Cavalcante viaja no dia 22 de junho para uma temporada de 7 meses nos Estados Unidos, e lá, entre outras coisas, irá se dedicar a um curso de cinema. E a fase do humorista nos palcos continua tão positiva, que ele já tem shows agendados para quando voltar ao Brasil.

Bate – Rebate
• Otávio Mesquita no Twitter: Gugu Liberato postou uma foto tomando vacina...
• ... Hoje à tarde vou fazer exame da próstata.
• Recuperado de um pequeno problema de saúde, Maurício Noriega comentou Atlético e São Paulo, ontem, no SporTV, com narração do Milton Leite.
• A festa de lançamento de "Amor à Vida", nova das 9, na Globo, será no dia 18, em São Paulo.
• "Projeto YZ", "Multi Globo" e "I 9 INOVE Rede Globo" são as marcas registradas recentemente pela Globo no órgão de propriedades.
• Marcelo Parada, diretor nacional de Jornalismo do SBT, foi morar em Itu.
• Trocou o trânsito de São Paulo pela estrada e nunca mais teve problemas de horário. É bem isso.
• Ronaldo Fenômeno também deve participar da transmissão da Globo, na final da Liga dos Campeões, em Londres.
• Nota do Meio & Mensagem: no primeiro trimestre do ano, 4 mil ações de merchandising foram realizadas nos programas de TV do Brasil...
• ... Gerando receita de R$ 1,3 bilhão. Os programas de auditório foram os mais procurados pelos anunciantes.

C´est fini
O "Revista da Cidade", da TV Gazeta, exibido diariamente às 10h30, terá na segunda-feira a estreia do quadro "Cuidado com a língua". Em esquema de revezamento, quatro professores irão esclarecer dúvidas do público sobre português.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos