Igrejas promovem espetáculos deprimentes na TV

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • Mastrangelo Reino/Folha Imagem

    O pastor Valdemiro Santiago

    O pastor Valdemiro Santiago

Neste último domingo, pela Rede 21, como concessionário em tempo integral, aconteceu mais um daqueles espetáculos do Valdemiro Santiago, da igreja Mundial. Do alto do seu palanque, ele comandava o "show", com a ajuda de seus colaboradores: - "Apóstolo, a paralítica voltou a andar" – gritava um pastor. E, no momento seguinte, várias cadeiras de rodas eram erguidas.

No meio da multidão, um outro "milagre" – "não enxergava há seis meses, agora tô enxergando perfeitamente" – agradecia um homem. Não faltaram, e nem poderiam faltar, como sempre acontece, outros casos como cura de câncer, coração, surdez e por aí afora. Ah, e também teve um ex-traficante que virou empresário bem-sucedido. - É forte! Glória a Deus! – exclamava o apóstolo, em cima do palco, enquanto enxugava o suor e jogava a toalha molhada para o público presente. Um roteiro do horror, instalado numa emissora aberta e num país que o sistema de saúde apresenta as deficiências conhecidas.

Só faltou mesmo uma melhor direção ou preparação dos "atores convidados". Alguns derraparam feio. Como se observa, as nossas concessões de TV continuam oferecendo todo tipo de "entretenimento". Até esse.

Despreparo
Luciano do Valle ainda é – indiscutivelmente - um dos maiores narradores esportivos em atividade. Tem toda uma história. Agora, não se entende a insistência, de quem quer que seja, em colocá-lo na Indy. Até VT, ele acabou narrando pela segunda vez, além de desconhecer as regras atuais. Definitivamente a Indy não é a praia dele.

Pergunta de bobo
Só para efeito de comparação, a página do Multishow, um canal pago, acaba de atingir a marca de 8 milhões de fãs no Facebook. É muito mais que a GNT – 2,1 mi, SBT – 1,3 mi, Globo 1,2 mi, Record - 996 mil e MTV – 846 mil juntos. Qual será o segredo de tanto sucesso?

Teve um tempo...
Não que seja o caso do Multishow – longe disso, que um canal esportivo acusou o outro, um concorrente, de "chupar" seguidores por meio de "robô". Uma coisa de bastidor entre Espn e Esporte Interativo, que no fim ninguém provou.

Globo na final
A Liga dos Campeões passou a merecer da TV Globo uma atenção especial. Como, aliás, nunca existiu. Já estão certas as viagens de Cleber Machado, Caio e Leonardo Gaciba para a transmissão da final, Bayern e Borussia, em Londres, dia 25.

Opinião
Sobre o assunto "demissões na Record", alguém, muito ligado à TV, tem um comentário a respeito: "a Record paga agora pelos erros do passado e erros ainda do presente. Manter gente acostumada com oração para fazer TV é o mesmo erro de botar gente que faz TV para fazer oração. São pontos-de-vista antagônicos, insociáveis e conflitantes".

Como por ocaso

  • Divulgação

    Geraldo Luiz, apresentador do "Balanço Geral"

Ontem, o "Balanço Geral", do Geraldo Luiz, foi interrompido, para um momento da Igreja Universal. Entrou um bispo, fez a oração, chamou o testemunho de um fiel e anunciou um culto, o de ontem, dos empresários, às 10 da noite. Há, por acaso, alguma prova maior sobre a mistura de igreja com televisão?

Detalhe
A recuperação da Record deve passar também pelo respeito ao público e aos seus anunciantes. Como exemplo do mal, do que não deve acontecer, é o "Legendários" de sábado. O programa começou às 22h58 e só realizou a sua primeira ação comercial à 0h28, um merchandising. E três intervalos seguidos, de 0h27 a 0h37.

A regra é clara

 

  • Reprodução

    Luiz Roberto e Arnaldo Cezar Coelho durante o jogo Botafogo e Fluminense

Arnaldo Cezar Coelho apareceu com o logo da Globo invertido na sua camisa, durante o jogo Botafogo e Fluminense, final do campeonato carioca no último domingo. Foi colocado de cabeça para baixo. O azul, de cima, ficou embaixo. O do companheiro ao lado, Luiz Roberto, estava correto.

Pé na cova – 1

  • João Miguel Júnior/TV Globo

    Luma Costa e Mart'nália durante gravação de "Pé Na Cova"

A atual temporada de "Pé na Cova" vai até julho. E a próxima, já aprovada pela Globo, começa em setembro ou outubro. Isto é o que foi ajustado. Não se descarta, no entanto, a possibilidade de emendar uma na outra. O assunto está em discussão.

Pé na cova – 2
Emendando ou não, o seriado de Miguel Falabella trará algumas novidades na nova temporada. Odete (Luma Costa) e Tamanco (Mart"nália), por exemplo, vão adotar um menino de rua que passará a fazer parte do elenco fixo.

Fim da Escolinha
A "Escolinha do Gugu", na Record, acabou. Melancolicamente. Os contratos dos 23 participantes terminam no dia 31 deste mês – e nenhum será renovado. Alguns ainda têm a expectativa de entrar em outros programas, mas até isso é complicado em função dos cortes que estão sendo realizados.

Bate – Rebate
• Nicole Bahls, meio que entrando e saindo calada na sua volta ao "Pânico", também está passando batida nos merchandisings do programa.
• Até agora, pelo menos, ela não apareceu em nenhum.
• A Globo também tem interesse numa revisão nas formas de disputa dos campeonatos regionais.
• Do jeito que é, inevitavelmente, sempre ocorrem problemas.
• Rio e Rio Grande do Sul, por exemplo, já têm os seus campeões definidos e não terão futebol nos dois próximos domingos.
• O jeito, para as duas praças, será colocar o jogo de São Paulo, Santos e Corinthians, com interesse bem relativo para cariocas e gaúchos.
• E com prejuízos inevitáveis na audiência nos dois estados.
• Responsável por dar a bandeirada de largada da Indy domingo em São Paulo, Renata Fan foi surpreendida com o coro de "Renata, gostosa!" da arquibancada.
• Sorrindo, deu a entender que até gostou.
• Ainda da Indy, muita gente estranhou a presença de Nadja Haddad por lá.
• Uma coisa assim meio em cima da hora. Ela estava em Salvador. Foi chamada às pressas.
• Carlos Calil desistiu de concorrer à presidência da Cultura. Marcos Mendonça será candidato único na eleição do dia 14.
• Novela do Carlos Lombardi também entrou na onda da contenção na Record. Ninguém mais sabe dizer quando será a sua estreia.
• A prova de figurinos dos atores, inclusive, foi suspensa até segunda ordem.

C´est fini
Olha só que situação. Um autor de novelas da Record, nesta altura já um ex-autor, foi surpreendido em meio ao seu trabalho na semana passada. Escrevendo "Dona Xepa", com Gustavo Reiz, ele foi avisado que devia parar por ali. Foi mandado embora. Nem mesmo colaboradores na ativa estão sendo poupados do rapa.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

 

 

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos