Chiquititas

A melhora da TV paga está na base do faz de conta

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Do UOL, em São Paulo

O crescimento da TV paga é incontestável e já começa botar pavor nas emissoras abertas menos favorecidas, como Gazeta, Cultura e a própria Rede TV!. Em vários horários os canais fechados chegam a atingir audiências muito melhores. Tudo muito bom, tudo muito bem, só que o serviço oferecido ainda deixa a desejar.

A maior das distorções é o elevado número de espaços vendidos para a exibição de programas de televendas – até cachorro, por incrível que pareça, já colocaram no meio disso. O cidadão assina uma TV paga e, em vez de documentários, desenho animado ou longa-metragem, se depara com intermináveis propagandas de abridores de garrafas, aspiradores de pó velozes e furiosos, além de outras tantas quinquilharias.

Não bastasse, a reprise de filmes ou séries também se apresenta como algo incorrigível, além das seguidas interrupções, na maioria das vezes, para exibições de mensagens comerciais. Não há nenhum exagero quando, em algumas situações se afirma que, apesar das tantas opções, há momentos em que não existe rigorosamente nada para assisti r.

Tudo o que se deseja como regulamentação da TV paga, até agora pelo menos, está bem na base do faz de conta.
 
Hora marcada
 
Dia desses, aqui se falou que o telejornalismo no Brasil passou a funcionar na base da hora marcada, como consultório de médico ou dentista. Na TV fechada, percebe-se, também está sendo assim.

O canal Globo News, um dos mais importantes deles, entrou nessa de cumprir tabela. Nada é informado fora dos seus horários estabelecidos. Pode chover pedregulho, que a sua grade de programação não é interrompida por informação nenhuma. Lamentável isso.
 

  • Sergio Baia/Divulgação

    O diretor Roberto Talma fez 64 anos nesta terça (30)

Um batalhador
 
Ainda internado no Sírio Libanês, em São Paulo, Roberto Talma fez 64 anos na terça-feira. Alguns amigos mais próximos estiveram com ele.
Talma continua na batalha. Está há 11 meses neste entra-e-sai do hospital.
 
Pool na Copa
 
O canal Bandsports, confirmado no mundial do ano que vem, irá trabalhar em conjunto com a Bandeirantes.

Serão 24 horas por dia de cobertura, com transmissão de todos os jogos, imagens das concentrações e áreas Fifa.
 

  • AP Photo/Riccardo De Luca

    Paulo Roberto Falcão foi sondado pela Band Sports

Pensando nisso...
 
Sabe-se que já houve um contato do canal Bandsports com Paulo Roberto Falcão, na tentativa de um acerto para comentar a Copa do Mundo.

Como principais empecilhos, a sua ligação com a TV Globo e o desejo de continuar como treinador de futebol. De qualquer maneira, ainda não é um assunto encerrado.
 
Duas questões
 
1 – depois da transmissão do campeonato da série A 2, em São Paulo, a Rede TV! vai fazer o paulista sub-20.

2 – o novo programa, "Bola Dividida", apesar da boa aceitação, continua sendo alvo de severas críticas pela sua curta duração. Uns 20 de arte apenas.
 
Carência
 
Além de alugar todo material necessário para a transmissão da Fórmula Indy neste fim de semana - inclusive de uma empresa de fora, a Bandeirantes irá fazer o mesmo nas copas das Confederações e do Mundo.

Para isso, já foi fechado um contrato com a produtora Casablanca, do empresário Pedro Siaretta.
 
Calma nessa hora
 
O grande problema da Indy, nesta etapa brasileira, deve passar pelos boxes, no encontro dos profissionais da Band com a NBC.

Em 2012, porque a emissora brasileira quebrou um acordo no momento da entrevista com o vencedor - o australiano Will Power, por muito pouco não houve uma troca de socos e pontapés entre os representantes de uma e de outra.
 
Ninho tucano
 
Está completamente indefinida a eleição da Cultura, marcada para o próximo dia 14.

Também no que diz respeito à Fundação Padre Anchieta, o tucanato está dividido entre Geraldo Alckmin, que apoia Marcos Mendonça, e o professor Carlos Augusto Calil, homem de José Serra na prefeitura do Kassab, no Governo de São Paulo.
 
Última do ano
 
Clayton Conservani e uma equipe do "Planeta Extremo" irão encerrar os trabalhos da temporada no Blue Jhon Canyon.

Foi lá, em 2003, que o alpinista Aron Ralston se viu forçado a amputar seu antebraço direito com um canivete depois de ficar preso numa pedra. Um drama que virou filme, "127 Horas", com James Franco.
 

  • Sergio Baia/Divulgação

    2.mai.2013 - A atriz Michelle Batista fará o papel de Lília Cabral jovem em "Saramandaia"

  • Sergio Baia/Divulgação

    2.mai.2013 - O ator Rodrigo Dourado fará o papel de José Mayer na nova versão de "Saramandaia"

Túnel do tempo
 
Em "Saramandaia", próxima das 11 na Globo, Lilia Cabral e José Mayer terão versões jovens para os seus personagens, Vitória e Zico. Uma relação de amor e ódio.

Michelle Batista e Rodrigo Dourado serão esses dois.

Novo quadro
 
A partir de amanhã, o "Todo Seu", do Ronnie Von, na Gazeta, passará a apresentar o quadro "Famílias de Expressão", sobre pessoas que influenciaram social, política e culturalmente a história do país.Exibição mensal.

Começa com a vida de Mário Wallace Simonsen, morto em 1965.Os entrevistados serão o cineasta Ricardo Pinto e Silva, que produz um documentário sobre Simonsen e a filha caçula do empresário, Mary Lou Simonsen.
 
Bate – Rebate
 
Bruno Gagliasso irá se licenciar das gravações da próxima das 6, "Joia Rara", para acompanhar o seu curta-metragem em Cannes.

  • O festival vai acontecer entre os dias 15 e 26 deste mês. Na ocasião, toda a equipe da novela já estará reunida nas locações do Nepal.
  • Gagliasso estará acompanhado da mulher, Giovanna Ewbank, Mariana Rios e Di Ferrero, e Fernanda Paes Leme.
  • Marcos Caruso, antes da nova novela, "Joia Rara", vai aparecer em "A Grande Família", como convidado especial. Um companheiro de trabalho do Lineu, Marco Nanini.
  • Tutinha e Marcelo Carvalho, devido ao impedimento do seu Tuta, por motivos de saúde, estão assumindo a direção da Jovem Pan.
  • A cantora Paula Fernandes será uma das atrações do programa da Eliana, neste domingo, pelo SBT.
  • Thais Pacholek se despediu da Record no começo da semana, quando se encerraram as gravações de "Balacobaco".
  • Apesar do interesse da emissora por um contrato longo, de até 5 anos, por causa do cinema, ela optou por não assumir nada agora com a televisão.
  • O SBT passou a incluir o link de emissoras próprias ou afiliadas na sua homepage.
  • Depois do Rio Grande do Sul, agora é a vez do SBT Brasília.

C´est fini
 
Louvável o planejamento do SBT para a novela "Chiquititas", tanto por parte da teledramaturgia, como dos demais setores envolvidos, com definição de estreia, horário de exibição, duração etc.

Trata-se de um trabalho de organização que há muito tempo se reclamava e agora passou a existir.

Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Ney

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos