Silvio Santos faz questão de sempre faltar com respeito
-
Roberto Nemanis/SBT
Silvio Santos e os palhações Patati e Patatá no Troféu Imprensa
O SBT é uma emissora que, pela maneira como surgiu e é dirigida até hoje, foge totalmente daquilo que a maioria das pessoas entende como uma coisa normal ou minimamente equilibrada para qualquer empresa. O respeito para com o próximo nunca foi uma das especialidades da casa.
O último e lamentável registro aconteceu agora com a dupla de palhaços Patati Patatá. Como toda e qualquer TV, o SBT tem o legítimo direito de tirar do ar o que não funciona, o que não vende ou não dá audiência. Isto não se discute. Mas existem maneiras mais ajuizadas e educadas de fazer isto.
Na cerimônia do Troféu Imprensa, gravada na semana passada, ao entregar o prêmio aos dois, Silvio Santos, depois de alguns elogios, rindo, disse lamentar que eles não continuariam na casa. Os presentes e os próprios artistas, naturalmente, entenderam como mais uma brincadeira, aliás, parecida com a que também foi feita, na mesma oportunidade, com a Marília Gabriela.
Talvez não soubessem ou lembrassem que o SBT sempre foi um grande brinquedo na vida do dono e, sorrindo, é que ele fala as suas piores verdades. Esta santa coluna, que conhece um pouco a coisa, no dia seguinte da gravação anunciou a saída dos palhaços, o que acabou se confirmando, para surpresa de alguns, inclusive dos que lá estavam, na sexta-feira.
Dizer mais o quê?
Triste episódio
O que aconteceu com os palhaços Patati Patatá foi uma coisa tão maluca quanto estapafúrdia, que alguém se preocupou em tirar na edição. Não foi ao ar. Uma pena que não foi.
Marciano
Um dia, o jornalista Maurício Stycer, com a capacidade e precisão de sempre, desconfiou que Silvio Santos vivia num outro planeta, tal o desconhecimento das pessoas ou artistas à sua volta. É bem por aí ou, talvez, até deixando como dúvida, uma maneira indelicada de menosprezar o próximo.
Desafio
Silvio Santos, inclusive, disse que tem jornalista que ganha para falar bem e mal. Devia dizer quem é. E provar. Aliás, tem obrigação de fazer isso. Está desafiado.
O Sindicato dos Jornalistas, inclusive, precisa tomar uma posição sobre o assunto. A ABI, Associação Brasileira de Imprensa, fez um questionamento já nas primeiras horas de ontem. Não se pode deixar assim.
Apertem os cintos
Há uma expectativa do trabalho que a Bandeirantes vai apresentar na Indy, neste próximo fim de semana, em São Paulo.
Existe uma contenção de gastos em vários setores, com redução do pessoal, como aconteceu no Carnaval mais recentemente. Resta saber como vai ser agora, diante de um evento tão importante.
"Salve Joia"
-
Nicette Bruno, que após "Salve Jorge" engata a próxima das 6
Cresce a lista de atores de "Salve Jorge" com papéis em "Joia Rara", próxima das 6, da dupla Thelma Guedes e Duca Rachid. Depois de Carolina Dieckmann, Domingos Montagner, Tânia Khalill e Tiago Abravanel, confirma-se agora a presença de Nicete Bruno, uma portuguesa, mãe da dona de um cabaré.
Sem firula
Muitos não foram chamados para o jogo-teste de inauguração sábado no Maracanã, entre "Amigos do Ronaldo" e "Amigos do Bebeto". Não havia gramado para todos.
O ex-jogador Edmundo, hoje comentarista, foi um dos "esquecidos". Provocado por Milton Neves, se havia acompanhado a partida, disse que "tinha coisa melhor pra fazer".
Obstáculo
Parte dos boleiros e dos dirigentes de futebol nunca aceitou muito bem as críticas do Renato Maurício Prado. Existe uma antipatia com ele. Esta já aparece como grande dificuldade em levar alguns deles ao "Última Palavra", que ele irá apresentar no Fox Sports, ainda em maio, nas noites de segunda-feira.
Genérica
-
MC Beyoncé é entrevistada com Marília Gabriela no SBT
O Brasil também tem a sua Beyoncé, no caso, MC Beyoncé, uma jovem que faz cerca de 60 shows por mês. A funkeira é a entrevistada da Marília Gabriela nesta quarta-feira, pelo SBT.
Incluído fora dessa
A gravação do "Sai de Baixo", quatro episódios especiais para o Viva, vai acontecer nos dias 28 e 29 de maio, 4 e 5 de junho, no Auditório Augusta. O elenco já está totalmente definido. Tom Cavalcante não será chamado a participar. Existem problemas com o nome dele na Globo.
Sem parar
Recém-saídas das gravações da minissérie "José do Egito", Carla Cabral e Nanda Ziegler, agora, se preparam para próxima novela da Record, "Pecado Mortal", de Carlos Lombardi.
As duas nos papéis de strippers. As gravações começam na segunda quinzena de maio.
Bate – Rebate
• Milton Leite faz amanhã, em Buenos Aires, o jogo Boca Juniors e Corinthians pelo SporTV. Viajou ontem.
• Aliás, esta qualidade do SporTV merece ser destacada. Está sempre com equipe completa nos estádios, tanto aqui como lá fora.
• Como contrapartida, não só cinegrafistas, mas jornalistas também foram ameaçados por torcedores da Ponte Preta no jogo contra o Corinthians.
• Uma coisa lamentável.
• A Rede TV! ainda não definiu a estreia do "Pão na Chapa", na faixa das 8h30 às 9h30, com a proposta de apresentar notícia e bom humor...
• ... Participações de Zé Luiz, Thiago Rocha, Michele Machado, Patrick Maia e mais um, que ainda não foi escolhido.
• Segundo Thammy Miranda, ainda faltam gravar 9 capítulos para o fim de "Salve Jorge".
• A novela termina no dia 17 de maio.
• No sábado, em função da "Fórmula Indy", o "Jornal da Band" vai dividir os seus apresentadores.
• Ricardo Boechat ficará nos estúdios do Morumbi, enquanto Patrícia Maldonado entrará direto do Anhembi.
• Sérgio Mallandro chega ao Teatro Renaissance, em São Paulo, neste sábado, com o show "Sem Censura".
• O programa "Auto Esporte", exibido pela Globo nas manhãs de domingo, atingiu anteontem sua maior audiência este ano, com 10 pontos de média e 39% de participação, na Grande São Paulo.
C'est fini
Ontem, aqui se disse que Emelec e Fluminense jogariam amanhã, quarta-feira. Nada disso. Foi um erro. Jogam na quinta.
Quem mora em São Paulo, além da violência, trânsito, falta de transporte e companhia bela, tem mais um problema, que também não é muito novo: desviar do cocô dos cachorros nas ruas. É uma coisa que impressiona, tamanha a quantidade.
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!
*Colaboração de José Carlos Nery
Flávio Ricco
Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.