Esta será uma semana repleta de bom futebol

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • REUTERS/Ricardo Moraes

    27.abr.2013 - Ronaldo mata a bola no peito durante o jogo contra os amigos de Bebeto, que serviu como evento teste na reabertura do Maracanã

    27.abr.2013 - Ronaldo mata a bola no peito durante o jogo contra os amigos de Bebeto, que serviu como evento teste na reabertura do Maracanã

Está será uma semana especialmente importante para o futebol na televisão.Volta a "Libertadores". O canal Fox Sports, que já se colocou como casa dela, é o que maior número de jogos exclusivos irá oferecer, começando amanhã com Tigre, da Argentina, e Olímpia, do Paraguai, no início da noite, e Tijuana e Palmeiras na sequência.

Na quarta, às 19h30, Grêmio e Independiente Santa Fé, da Colômbia, e também, sozinho, São Paulo e Atlético Mineiro, na quinta, 20h15.

Na quarta-feira, Boca Juniors e Corinthians, terá a Globo na aberta, com SporTV e Fox na fechada. Aliás, o SporTV será o único a transmitir Emelec e Fluminense ainda na noite de quarta.

A semana, no futebol internacional, vai se completar com os jogos de volta da Liga dos Campeões da Europa, Barcelona e Bayern, Borussia e Real Madrid, com forte possibilidade de frustrar de forma definitiva os que ainda sonhavam em ver Messi contra Cristiano Ronaldo na grande final do dia 25, em Wembley.

  • Fuleco, mascote da Copa do Mundo 2014, em apresentação oficial no Rio de Janeiro

Copa 2014 – 1
No encontro dos detentores de direitos para a transmissão da Copa do ano que vem, dois motivos, em especial, provocaram certa contrariedade nos mais de 150 representantes das emissoras presentes.

– a deficiência de alojamentos no Rio de Janeiro.

– e a demora do posicionamento da Anatel sobre o que irá liberar em termos estruturais. Isto, inclusive, foi o que causou maior mal-estar.

Copa 2014 – 2
Também neste encontro no Rio, constatou-se o enorme desejo de, na medida do que for possível, sepultar o HD de vez. Dar um passo à frente em termos tecnológicos.

Cogita-se, como grande surpresa, fazer a captação no avançado 4k. Aliás, sobre isso, a Sony realizou recentemente no SBT uma demonstração interna.

O novo sistema oferece definição quatro vezes maior que o full HD.

Ainda por aí
No SporTV, na semana que passou, houve uma troca de comando na sua base de São Paulo.

André Fontenelle, que era chefe de redação e não se ambientou muito bem, foi transferido para o Rio.

Vai cuidar de um núcleo de pautas que está sendo criado. O seu substituto ainda não foi encontrado.

Esporte da Globo
Na Globo, apenas como observação, depois da chegada do Renato Ribeiro no comando geral, as demais chefias ainda tentam se acomodar em seus postos, naquela conhecida luta do perder ou ganhar espaço.

E assim deve seguir até pelo menos a realização da Copa.

Procura-se
No fim do ano passado, depois de um concurso, o "Pânico" encontrou um novo namorado para Sabrina Sato. Teve até beijo no palco.

Depois daquilo nunca mais se ouviu falar do escolhido. Parece que o caso começou e terminou ali, mesmo porque já se anuncia que ela está de caso com outro.
 

Fim de linha
De forma oficial, foi confirmada a saída do "Patati Patatá" da grade do SBT. O programa já não será apresentado a partir de hoje.

Por enquanto, o horário será preenchido com a exibição de desenhos animados, mas existe a pretensão de espichar o jornal do César Filho.

Custa caro
A princípio se cogitou colocar o Bozo no lugar, o que imediatamente foi descartado pelo custo que isto iria representar. A direção do SBT concluiu que é muita bala.

A sua produção é cara, inclusive com figurinos para a plateia, como exigência do formato.

Se não bastasse, todos os demais personagens – Vovó Mafalda, Papai Papudo e outros também pertencem ao elenco do Ratinho.

  • Julia Petit e Mariana Weickert apresentam "Vamos combinar seu estilo" no GNT

Jornada dupla

Além do trabalho no "A Liga", da Bandeirantes, Mariana Weickert segue normalmente na TV paga.

Hoje às 20h30, pelo GNT, em parceria com Julia Petit, ela apresenta o novo formato do "Vamos combinar seu estilo", com uma hora de duração e contando sempre com a participação de um consultor de moda convidado a cada episódio.


Cada um no seu quadrado
A Copa das Confederações tem os seus patrocinadores oficiais, chamados de parceiros da Fifa. Coca-Cola, Adidas, Budweiser e outros tantos. Automóvel, por exemplo, é a Hyunday/Kia. O que não obriga as TVs, detentoras dos direitos, a qualquer veiculação direta, embora essas empresas tenham preferência no momento das vendas por parte dessas emissoras.

Não por acaso, ninguém vê por aí, qualquer chamada chancelada da competição que vai começar daqui um mês.

Até dancinha
Luiza Possi gravou o "Agora é Tarde", do Danilo Gentili, na Band, para ir ao ar nesta semana. Cantou Michael Jackson e os dois saíram dançando.

O contrato do Danilo com a Band vence em outubro e, até aqui, não houve nenhuma conversa para a renovação. A estratégia, como sempre acontece, é deixar correr o jogo até os 45 minutos do segundo tempo.

  • Débora Bloch em figurino de "Saramandaia"


Vem aí
Explorar cores, insistir nas saias rodadas, cintura marcada e blusas decotadas.

É assim que a Globo vai compor o figurino de Débora Bloch em "Saramandaia", próxima das 11, que estreia em junho.

Risoleta, casada com Aristóbulo, Gabriel Braga Nunes, terá sempre como "esquisitice" o desejo de ver, a todo custo, a transformação dele em lobisomem. Como um fetiche.

Bate – Rebate
•       Juliana Silveira, protagonista de "Balacobaco", já organiza suas férias.
•       Assim que forem encerradas as gravações da novela, ela viajará com a família para os Estados Unidos. Ficará um mês fora.
•       Com Patrícia Maldonado cobrindo as férias da Ticiana Villas Boas no "Jornal da Band", Paula Valdez tem formado dupla com o Faccioli no "Primeiro Jornal".
•       Aliás, na Band, há quem entenda que a entrada do Fábio Pannunzio na apresentação do "Primeiro Jornal" não irá alterar em nada o atual estado de coisas.
•       Que o certo seria tomar uma atitude mais radical, apostar no tudo novo. De novo.
•       Só que essa pretensão esbarra no conservadorismo do canal.
•       Hoje, 11 e meia da manhã, tem a estreia do "Bola Dividida" na Rede TV!, com Silvio Luiz, Juarez Soares, Luiz Ceará e Priscila Machado.
•       Treinadora vocal, Maria Diniz corre contra o tempo para preparar o elenco de "Chiquititas", novela musical, substituta de "Carrossel" no SBT.
•       Além do trabalho na emissora, ela ainda dá expediente  na sua própria casa, porque cantar não é a especialidade de muitos.
•        Autora de novelas da Globo, Jackie Vellego, que integrou a equipe de "Lado a Lado", está quase recuperada de um quadro de dengue.

C´est fini
Com a saída de Mônica Pimentel da superintendência artística da Rede TV!, anunciada na semana passada, o dono principal, Amilcare Dallevo, chamou para ele a responsabilidade de escolher quem irá ocupar este cargo.
Mas ainda não tem nada oficialmente definido. Não houve nenhuma escolha entre um zilhão de nomes que foram levantados até agora.
Aliás, pela oferta chama atenção a quantidade de gente especialista no assunto.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos