O humor atravessa perigosa fase de "vacas magras" na TV

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • Joel Silva/Folhapress

    O deputado e palhaço Tiririca

    O deputado e palhaço Tiririca

Dias atrás, em meio a toda uma encrenca formada, se falou que o contrato do Tiririca na Record vai vencer na metade do ano. Um compromisso de 4 anos, assinado no tempo em que o Tom Cavalcante ainda estava na casa.

Aliás, uma das exigências, dizem, que o também deputado pretende apresentar para renovação, é ter um programa só dele, nos moldes do comandado pelo Tom até dezembro de 2011.

Difícil. Não pelo Tiririca, mas o humor, de uma maneira geral ou aquele mais tradicional, já de algum tempo enfrenta resistências muito sérias por parte dos bons anunciantes. Isto, lamentavelmente, é um problema que as nossas emissoras não conseguem superar. Em todas as tentativas feitas mais recentemente, em nenhum dos casos a conta fechou.

A "Praça", no SBT, e o "Zorra", na Globo são os únicos que ainda continuam resistindo heroicamente. É uma situação extremamente desagradável para o pessoal do humor.

Papéis principais

  • Divulgação

    Bianca Salgueiro estará na próxima "Malhação"

Dentro da Globo mesmo se assistiu a uma "corrida maluca", com todo mundo querendo saber o mocinho e a mocinha da próxima "Malhação". As apostas acabam surpreendendo.

Gabriel Falcão, que teve uma rápida passagem pela série "Julie e Os Fantasmas", exibida na Bandeirantes, foi escolhido para protagonista. Um jovem que, depois de um tempo nos Estados Unidos, decide voltar ao Brasil.

Bianca Salgueiro, por sua vez, com vários trabalhos no SBT e na própria Globo, também será uma aposta importante desta nova temporada.

Nova oportunidade

  • Reprodução

    Bruna Griphao, a Paloma de "Avenida Brasil", estará na próxima "Malhação"

Bruna Griphao, filha de Carolina Ferraz e Alexandre Borges em "Avenida Brasil", aprovada em testes, é outra com presença confirmada na nova "Malhação". Ela irá integrar o núcleo principal, o da família, comandado por Isabela Garcia e Tuca Andrada.

Fernanda Souza, Paulo Betti, Rhaisa Batista, Hugo Bonemer, Luisa Micheletti e Hanna Romanazzi também estarão no elenco.


Maratona
Depois de uma rápida viagem a Portugal, Gugu Liberato retorna neste sábado ao Brasil. O desembarque está previsto para o começo da noite, em Cumbica, a tempo de ele apresentar o seu programa deste domingo.

Voo da alegria
Além do Gugu Liberato, vários outros artistas da Record também participaram da entrega de um prêmio da TV portuguesa.

Estiveram por lá Lucinha Lins, Carla Diaz, Fernando Pavão, Julianne Trevisol e Heitor Martinez. O Gugu, no embalo, gravou com a Márcia Goldschmidt.

Programa do Galvão
Daniela Mercury será uma das atrações do "Bem, Amigos!", especial de 10º aniversário, que o Galvão Bueno comanda na próxima segunda-feira, pelo Sportv. Ronaldo Fenômeno e Carlos Alberto Parreira também estão certos.

Em função desta edição comemorativa, o programa terá uma plateia com vários convidados ilustres, entre eles Rubens Barrichello, Acelino "Popó" Freitas e Cacá Bueno. Felipe Massa, por causa da Fórmula 1, enviará mensagem ao apresentador.

Força do pensamento
Se a atriz Sophia Abrahão acabar se desligando da Record, como tudo indica, o seu acerto com a Globo deve acontecer de forma automática. Por trás, quem torce muito para isso é o namorado dela, o cantor e ator Fiuk.

Está fora
Pelo terceiro ano consecutivo, segundo o pessoal que cuida dos assuntos dele, a produção da "Fazenda", teria convidado Robert Rey para participar do programa. De acordo com as mesmas fontes, ele não aceitou. A Record, consultada, não confirma.

Um problema
Durante o amistoso Brasil e Chile, quarta-feira, o serviço de som do Mineirão, quando acionado, simplesmente cobria o áudio da Globo. Também é um problema que deve ser apreciado pelo pessoal responsável dos novos e reformados estádios. Aliás, encrenca, em todos eles, é o que não falta.

Conselheira
Nos interiores de "Salve Jorge", chama atenção o cuidado da autora Glória Perez com a protagonista Nanda Costa, antes do início de cada jornada de trabalho.

Via celular, as duas trocam ideias e informações sobre todas as cenas. Trata-se de algo que não é muito comum nas novelas e, talvez por isso, desperte a estranheza de alguns.

Causa nobre

  • Ten Model

    A modelo Raquel Bertani

Livre de "Guerra dos Sexos", Raquel Bertani, a Analu, volta à sua vidinha nas passarelas. Está confirmada a sua participação no "Fashion Tea", desfile beneficente, dia 6, no Copacabana Palace, em apoio ao instituto "Pró Criança Cardíaca".

Coisa mais esquisita
Parece que a velha mania do dono contaminou outros setores do SBT. Um seu diretor do segundo escalão, antes da demissão da mais antiga funcionária do departamento dele, saiu de férias. Preferiu não assistir ao que ele mesmo mandou fazer. Ou, o que a maioria entende, teve medo de encarar.

Renata Fan prestigiada
A direção da Band resolveu dar uma turbinada no "Jogo aberto", da Renata Fan, começando pelos seus novos cenários a partir de segunda-feira.

 

O programa receberá ainda novos participantes. Estão praticamente certas as presenças de Marco Aurélio Cunha e Paulo Roberto Martins, o "Morsa".

Bate – Rebate
•       Está prevista para quarta que vem, a volta de Tiago Leifert ao comando do "Globo Esporte – SP".
•       Uma equipe do Premiere gravou entrevista com o presidente do Palmeiras, Paulo Nobre.
•       Participaram Jorge Luiz Rodrigues, de "O Globo", Marcelo Bechler, da Rádio Globo, e Wagner Vilaron, do SporTV.
•       Vai ao ar neste sábado a partir das 23h.
•       Carlos Casagrande foi chamado para novas participações na série "Louco por Elas", da Globo.
•       Preta Gil apresentou o seu show na convenção do comercial da Globo em Brasília. Agradou geral.
•       Aliás, a Preta será a entrevistada da Marília Gabriela, neste domingo, no SBT.
•       O autor Tiago Santiago tem dito e repetido que, honrando seu contrato com a casa, começou a escrever outra novela para o SBT.
•       O problema é que ele pode até escrever, mas, para entrar em produção, será necessário renovar o seu compromisso.
•       E parece que não há, pelo menos até agora, qualquer movimento neste sentido.

C'est fini
Surpreendentemente, as gravações de "Balacobaco" poderão chegar ao fim já na próxima terça-feira, dia 30. Os trabalhos da equipe comandada por Edson Spinello estão bem adiantados. No ar, a novela irá até o dia 20 de maio. 

Aliás, o fato de a Globo promover a estreia de "Amor à Vida" também em 20 de maio não preocupa o pessoal de "Balacobaco". Até porque, a novela tem um horário diferente. Pode entrar às 22h15, 22h30... Nada impede a Record de esperar a exibição na íntegra do capítulo da concorrente.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos