A bola da Copa começa a rolar

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • AP Photo/Alastair Grant

    Titulares da seleção brasileira

    Titulares da seleção brasileira

No Sofitel – Rio de Janeiro, desde a noite de quarta-feira, estão reunidos os representantes das emissoras detentoras dos direitos da Copa do Mundo de 2014. O encontro termina amanhã.

Todas as partidas do Mundial serão geradas pela HBS – TV, uma empresa contratada pela Fifa, patrocinadora do evento. No entanto, caberá ao Governo do Brasil, através do Ministério do Esporte, contratar um consórcio que forneça geradores de energia para os 12 estádios escolhidos, despesa que se estima em torno de R$ 10,2 milhões.

Tudo muito bom, tudo muito bem, só que é importante destacar que técnicos e operadores da televisão brasileira também serão chamados a participar. De alguma maneira, haverá a obrigatoriedade desta agregação, pela necessidade em gerar os jogos de 12 locais diferentes. Será um ponto extremamente positivo, como capacitação e aprimoramento para este tipo de trabalho.

Parabéns
No dia de hoje, sexta, a Rede Globo de Televisão completa 48 anos, mas não irá promover nenhuma comemoração especial. A grande festa está reservada para 2015, por ocasião do cinquentenário.

Até mesmo a ideia de apresentar hoje a nova identidade visual – o logo – criação do Hans Donner, foi descartada. Já ficou para outra ocasião.

Linha de frente

  • Divulgação

    Domingos Montagner e Carolina Dieckmann, que forma par romântico em "Joia Rara"

Domingos Montagner, Zyah de "Salve Jorge", já confirmado em "Joia Rara", próxima das 6 na Globo, vai continuar jogando no ataque. Ainda dividido entre Cléo Pires e Tânia Khalill, ele terá como par romântico, na novela que estreia em setembro, Carolina Dieckmann.

Zé escalado
Por outra, José de Abreu, um dos destaques de "Avenida Brasil", é a última novidade no elenco de "Joia Rara". Convidado pelo diretor Ricardo Waddington, ele vai fazer o pai do Bruno Gagliasso, protagonista da novela.

O lado do bem
No "Caldeirão", do Luciano Huck, do último sábado, foi bom verificar que ainda existem pessoas como o eletricista Joab Lobo, que salvou um bebê de um incêndio – em imagens que correram o país.

O mesmo cidadão que já havia salvado outra pessoa, há 20 anos, que também compareceu ao programa.

Trilha da Xepa

A trilha sonora da novela "Dona Xepa", que estreia dia 21 de maio na Record, terá Maurício Mattar, que integra o seu elenco, cantando com a dupla Ataíde e Alexandre.

Também estão confirmados Eliana de Lima --tema de abertura, Demônios da Garoa, Zélia Duncan, Luiz Ayrão, Pitty, Chimarruts, Arnaldo Antunes, College 11, Nico Rezende, Benito di Paula e seu filho, Rodrigo.


Internet
Dados do blog "Qual Canal?" revelam que, no primeiro trimestre deste ano, de cada 10 tweets referentes a programas da TV aberta, 7 estavam relacionados a produtos da Globo. E mais:
- O "Big Brother Brasil" foi responsável por 40% da repercussão considerando todos os programas.
- E o capítulo que gerou maior conversação sobre "Salve Jorge" foi exibido em 23 de março, quando nasceu a filha da Morena.

Fila das sete da noite
Logo depois de "Sangue Bom", de Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari, uma dupla estreante assumirá o horário das 7 da noite. Carlos Gregório e Marcos Bernstein foram os autores escolhidos para trabalhar sob a direção de Ricardo Waddington.

Assim não dá
Alguém consegue definir o "Feira do Riso", programa da Rede TV! apresentado como humorístico, às terças-feiras?

Está certo que está empregando muita gente, mas é difícil lembrar de outro ananás tão grande na televisão brasileira. Extrapola todo o direito de ser ruim e sem graça. É uma coisa lamentável.

Desfalque
Longe das novelas desde "Pé na Jaca", exibida pela Globo em 2006, Daniele Valente chegou a negociar para o elenco do Carlos Lombardi, "Pecado Mortal". A Record não teria nada contra o seu trabalho no Multishow.

Mas no fim, a própria Daniele entendeu que não deveria misturar estação. Daniela Galli foi chamada para o papel de Catarina Ascar, irmã de Doroteia (Paloma Duarte).

Não mandou dizer

  • Divulgação

    Palhaços Patati Patatá divertem a garotada neste final de semana

Silvio Santos, ele mesmo, aproveitou a gravação do Troféu Imprensa para anunciar ao Papati Patata - presentes para receber o prêmio - que eles não vão mais continuar na emissora. Não usou intermediários.

A princípio, para cobrir o horário dos dois, a ideia é espichar o jornal do César Filho.


Frente pro motel
Os telejornais locais da Globo, em São Paulo, como se sabe, são apresentados de um estúdio de vidro, no alto do prédio da emissora, na Berrini. A imagem é sempre muito bonita. Propositadamente ou não, o dono de um motel, no Morumbi, escancarou recentemente o neon, pink, na fachada do seu estabelecimento, sempre entrando na "linha de vista" da câmera. De noite, claro, não tem como escapar, especialmente na coluna de meteorologia.

Slogan
A assinatura "Olho na tela, olho na Band", muito em breve, deixará de ser utilizada e será trocada por "Band – Crescendo junto com você". Já está registrada.

Bate – Rebate
•       O "Sai de Baixo", especial, será gravado em maio, com direção do Dennis Carvalho.
•       O texto está sendo escrito por Miguel Falabella. O Auditório Augusta foi escolhido para as gravações.
•       Nadja Haddad, em fim de contrato, poderá ser utilizada nos concursos de misses da Band.
•       O ator Ricardo Pereira, depois do seu trabalho na "Dança da Galera", do "Domingão do Faustão", voltará às novelas da Globo.
•       Está certa a sua participação em "Joia Rara", a próxima das 6.
•       Da mesma novela, depois de uma ponta em "O Dentista Mascarado", Adriano Bolshi fez testes e foi aprovado pela diretora Amora Mautner.
•       Luiza Valdetaro e Juliana Lohmann também estão confirmadas no elenco de "Joia Rara".
•       Tem uma apresentadora de TV com uma assessoria de imprensa meio assim.
•       Quando não tem o que falar da artista, mandam notícias do gato dela, um siamês. Um pouco demais.
•       Elenco de "Guerra dos Sexos" vai se reunir hoje no Pampa Grill, da Barra, para acompanhar a exibição do último capítulo da novela.

C'est fini
Não existe choque ou qualquer impedimento para a utilização e mesmo registro do título "Bola Dividida", no programa esportivo que a Rede TV! irá estrear na segunda-feira. Acredita-se até que isso já foi feito.

Mas original não é. Aliás, é o nome de uma coluna diária do jornal "Zero Hora", do grupo RBS, de Porto Alegre, dono da marca até 2016.

Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos