Audiência do futebol está sempre em discussão

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
FUTEBOL NO MUNDO
Veja Álbum de fotos

Entre os assuntos em pauta, a queda nos índices do futebol sempre aparece de forma destacada e se apontam para ela as mais diferentes causas, algumas servindo como justificativa.

A maioria entende que a oferta está muito maior que a procura. Hoje, se assim desejar, você invariavelmente encontra na TV a bola rolando em algum lugar. Até mesmo campeonatos que não significam coisa nenhuma na ordem de ninguém, são transmitidos para cá, com os esforços de narradores e comentaristas em valorizar a mercadoria.

Ontem, por exemplo, quem assina a TV paga e o pay-per-view, se teve paciência para isso, pôde verificar que mais de 30 jogos aconteciam – ao mesmo tempo - no Brasil, sem contar os de fora, mostrados por Espn, Bandsports, SporTV e Fox Sports. Há, em meio a tudo - e o que até provoca controvérsias sobre o tema e sirva como atenuante - uma divisão na audiência a ser considerada.

Não bastasse isso, as competições regionais, no decorrer dos últimos anos, deixaram de ser levadas com a seriedade que existia no passado. Virou uma coisa de segunda linha, especialmente para os clubes envolvidos em disputas mais importantes, como é o caso da "Libertadores".

Qualquer mudança para melhor só irá ocorrer quando a classe dos dirigentes esportivos se propuser a elaborar um calendário mais ajustado aos tempos atuais.

Mas isso é como a reforma política, a reforma do ensino, a fiscal, a do judiciário e tantas outras reformas. É melhor esperar sentado.

Um exemplo
Não por acaso, as duas maiores audiências do futebol neste 2013 foram registradas nos jogos Corinthians e Milionários, São Paulo e Atlético Mineiro. Ambos com 25 de média e ambos pela Libertadores.

É amanhã
Na noite desta terça-feira, no Sofitel – Rio de Janeiro, com um coquetel, começa o encontro dos detentores dos direitos da Copa do Mundo de 2014.Durante dois dias, será discutido o que ainda resta sobre os detalhes da transmissão e o que a Fifa irá colocar à disposição dessas emissoras.

Rumor na Record
A notícia que corre, inclusive entre setores da Igreja Universal, é que Alba Maria Silva da Costa - pessoa de extrema confiança do dono Edir Macedo e responsável pela área de Finanças e Controladoria da televisão - estaria se afastando do cargo por desejo do presidente, Alexandre Raposo, e do vice artístico, Honorilton Gonçalves. Seria, como se diz internamente, a dona da chave do cofre. A Comunicação da Record, consultada, informou que desconhece o fato.

Temas fortes
"A Teia", série policial da Globo, escrita por Carolina Kotscho e Bráulio Mantovani, direção de Rogério Gomes, será extremamente forte na abordagem de seus temas, de acordo com informações de bastidor. Violência e pedofilia, entre eles. A terça-feira, por enquanto, é o dia mais provável para a sua exibição.

Agora vai
O novo programa do Neto vai estrear no canal Bandsports, dia 10 de junho, uma segunda-feira, 8 da noite. Terá 2 horas de duração. Participações de Téo José, Ronaldo Giovanelli e Careca. "Baita Programa" - e não mais "Baita Amigos" - é o título.

Exceção
A propósito do Neto, a Globo decidiu liberar os gols da "Libertadores" para o programa dele na Band, furando norma que só permite a exibição das imagens por volta de 7 da noite, no dia seguinte aos jogos. Liberou, mas só para o "Donos da Bola", que poderá exibir as imagens uma única vez. Nada mais que isso.

Mais tempo no ar
Amanhã, terça, a Bandeirantes vai aumentar o tempo de arte de "Os Donos da Bola" e praticamente colar o programa na transmissão da "Liga dos Campeões" – Bayern x Barcelona. O "praticamente" se deve ao fato de que, antes do jogo, entrará um especial sobre a "Liga", com Renata Fan, trabalho que antes era realizado por Marina Ferrari, hoje na Fox.

Catraca

  • Mastrangelo Reino/Folhapress

    Jornalista Mariana Godoy, atualmente na Globo News

Âncora do "Jornal das Dez", da Globo News, Mariana Godoy tem utilizado o ônibus para ir à TV. Via Twitter, ela disse: "Aos que perguntaram, sim, vou de Mercedes ao trabalho", para, logo em seguida, postar a foto do coletivo. A polícia recuperou o seu carro roubado no mês passado, tentou devolver, mas ela não aceitou de volta.

Antes tem isso

Giovanna Ewbank, antes da nova novela das 6, "Joia Rara", vai fazer uma participação em "O dentista mascarado". Como já foi dito, o seriado semanal do Marcelo Adnet sempre receberá algum conhecido da Globo, como convidado especial.

  • Mariana Ximenes, que está no ar na novela "Guerra dos Sexos"

Ao trabalho
A Globo está otimizando o aproveitamento dos seus atores, como são agora os casos de Bianca Bin, Mariana Ximenes, Carolina Dieckmann, Domingos Montagner, Tiago Abravanel, Tânia Khalill e Zezé Polessa. Em comum, todos com trabalho ainda em cartaz, estão escalados na próxima das 6, "Joia Rara", que irá substituir "Flor do Caribe". Pelo jeito, foi-se o tempo das férias mais longas.

Mudou de novo
A Rede TV! transferiu novamente a estreia do seu novo programa esportivo das manhãs, com Silvio Luiz, Juarez Soares e Luiz Ceará. Não será nesta segunda. Talvez na próxima. Não houve tempo de terminar os ajustes na parte física do cenário. Existem dúvidas também quanto ao título. "Olho no Lance", como já foi anunciado, pode não vingar.

Encontro
Começou ontem, em Brasília mais uma convenção do departamento comercial da Rede Globo. O encontro, liderado pelo diretor nacional de Negócios e Comercialização, Willy Haas, vai se estender até quarta-feira.

Azedou
Na Bandeirantes, entre alguns dos seus diretores, há uma revolta muito forte contra o SBT, inclusive com acusações de falta de ética, pelo uso indevido de imagens da menina Maisa Silva no "Domingo Legal". O material, de propriedade da Band, quando Raul Gil ainda estava lá, foi utilizado sem qualquer autorização, com selo de "arquivo pessoal". Isso não existe.

Datas definidas
Finalmente, a direção da Record definiu a data de encerramento de "Balacobaco" e a de estreia de "Dona Xepa". A atual produção das 22 horas, protagonizada por Juliana Silveira, terá o seu último capítulo exibido em 20 de maio, uma segunda-feira.
Na terça, dia 21, "Xepa" entrará em exibição, com Ângela Leal à frente do elenco.

Comando

  • Dalton Valério/Divulgação

    Wilker, apresentador de "Palco e Plateia", no Canal Brasil, e Antônio Fagundes

José Wilker assume o posto de apresentador na segunda temporada do programa "Palco e Plateia", que estreia dia 30, às 21h30, no Canal Brasil. Os seus primeiros convidados serão Andrea Beltrão e Antônio Fagundes.

Bate – Rebate

  • Mauro Tagliaferri, correspondente da Record na Europa, com base em Lisboa, está voltando para o Brasil.
  • Ainda não existe ninguém designado para o seu lugar.
  • A Record, por sua vez, não pretende mexer no "Fala Brasil". Por aí se entenda forma e conteúdo.
  • O programa, segundo a direção da casa, é um dos vitoriosos na faixa da manhã.
  • A partir da sexta que vem, durante 15 dias, Patrícia Maldonado irá apresentar o "Jornal da Band" com Ricardo Boechat.
  • Ticiana Villas Boas estará em férias no período.
  • Por outro lado, as reformulações no "Primeiro Jornal", da Band, devem incluir uma participação especial do Boechat.
  • O maestro Eduardo Lages, do Roberto Carlos, vai continuar servindo de jurado no programa do Raul Gil.
  • Em Cerquilho, interior de São Paulo, começou a ser preparada uma campanha para reforçar a imagem dos apresentadores do Canal Rural junto ao público.
  • Todo este trabalho inclui anúncios e vídeo, e faz parte de estratégia de marketing da J&F.

C´est fini
Ingrid Guimarães e Heloísa Périssé ensaiam retorno às séries cômicas na Globo. Não para este ano, claro, já que as duas estão ocupadas com as novelas. Para o ano que vem, talvez. Em 2011, vale lembrar, isto também foi cogitado, mas acabou não acontecendo.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

* Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos