Record adota nova postura nas minisséries religiosas

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL

Certamente surgirão os desmentidos de praxe, que a coisa não é bem assim, mas fato é - e essa informação circula em setores importantes do Recnov - que a Record irá diminuir drasticamente os investimentos nas minisséries religiosas. É preciso deixar claro que as produções bíblicas continuarão recebendo atenção e merecendo espaço, mas com um orçamento mais enxuto.

Não faz muito tempo, Walter Zagari, vice-presidente comercial, declarou que o capítulo de "José do Egito" – 28 no total, não saía por menos de R$ 2,2 milhões. E, na oportunidade, comparou com "Salve Jorge", da Globo, R$ 950 mil. Decidido está, com esta nova política dos pés no chão, que esses valores não irão mais se repetir.

"Moisés e os 10 Mandamentos", com exibição prevista para 2014, só será levada à frente dentro das condições agora estabelecidas. A mesma ordem vale para "Os Milagres de Jesus Cristo", em 18 capítulos, que deve estrear em janeiro, abrindo a temporada de minisséries. Também será produzida em condições bem econômicas, e inteiramente pela própria Record. A ideia de fazer em parceria com uma produtora independente foi descartada.

TV fechada
A Oi TV ampliou em seu cardápio o número de canais em alta definição. SporTV e Globo News foram os últimos a entrar.

  • Folhapress/Associated Press

    Tiago Leifert voltará ao comando do "Globo Esporte" paulista em maio


No descanso
Tiago Leifert retorna ao comando do "Globo Esporte" paulista em maio. A data certa será anunciada oportunamente. Isto, antes de muito trabalho pela frente, com Copa das Confederações e nova edição do "The Voice".

Estreia de hoje
Quem acordar cedo neste domingo, mas muito cedo mesmo, terá a oportunidade de acompanhar a estreia do "Jornal da Semana", no SBT, informativo criado para atender o mínimo de jornalismo diário. No ar, das 5h15 às 6h30, com Carol Castelo Branco.

Numa dessas...
Nesta santa coluna, não faz muito tempo, se disse que não existe ainda um termo específico que classifique o profissional de televisão. Por sugestão de um amigo, foi colocado televisista, a título de teste. E não é que alguém, num consultório médico, quando a atendente perguntou a profissão, já disse televisista.

Está organizado
A Globo não pretende reunir os seus três comentaristas – Reginaldo Leme, Luciano Burti e Rubens Barrichello em todas as transmissões da Fórmula 1. Haverá um rodízio entre eles. Sempre dois de cada vez.

Como é a vida - 1
Houve um tempo, não tão distante assim, que as emissoras de TV eram impedidas de botar no ar o teipe de um jogo do domingo, por exemplo, antes das 10 da noite. Isto porque as rádios eram muito fortes e não permitiam. O detalhe é que nem uma e nem outra pagavam nada pela transmissão.

Como é a vida -2
Ainda sobre este mesmo assunto, futebol, quando alguém tinha interesse no resultado de uma partida, ou ia ao estádio ou tinha que ouvir no rádio. Não havia outro jeito. Hoje, além da TV, tem a Internet e tudo mais. Na tarde do domingo passado, por exemplo, tinha uns 18 jogos, daqui e de fora, sendo exibidos ao mesmo tempo.

 

  • Fernado Donasci/UOL

    Novo programa de Datena chama-se "Quem quer ser um milionário?"

Dois lados
Está decidido e confirmado na Band que o novo programa do José Luiz Datena, "Quem quer ser um milionário?", será levado ao ar ainda este ano. O problema está no "a partir de quando?". Não tem nada definido até agora.

Reuniões
No SBT, Eliana já participou de duas reuniões, com o vice, José Roberto Maciel, e com Daniela Beyruti, diretora da emissora e filha de Silvio Santos, para discutir sua renovação de contrato. A apresentadora, vale informar, tem se colocado como uma das melhores audiências da casa, apesar da briga difícil de todos os domingos.

Bate – Rebate
• Queridos do público português, Murilo Benício e Débora Falabella, Tufão e Nina de "Avenida Brasil", serão convidados VIPs da rede de TV SIC.
• Os dois estarão no dia 19 de maio, no "Gala Globos de Ouro", evento promovido pela emissora.
• A rapidez com que equipes se movimentaram durante os atentados ocorridos em Boston chamou a atenção de todos.
• A capacidade operacional que a Globo possui nos Estados Unidos, atualmente, é uma coisa que impressiona.
• Tem até um caminhão link exclusivo.
• Pessoal da Comunicação do SBT jura de pés juntos que todas as decisões sobre as novelas já foram tomadas.
• Se sabe quando vai terminar "Carrossel" e, consequentemente, estrear "Chiquititas".
• Mas nada é falado agora para não armar a concorrência. Então tá.
• O canal "Viva" vai reprisar, a partir do dia 5, a série "Ó Paí, Ó", com Lázaro Ramos.
• Emerson Sheik, confirmando, será o entrevistado do "De Frente com Gabi", neste domingo, no SBT.
• Funcionários da Cultura entendem que a troca de comando na emissora deve acontecer de maneira bastante tranquila.

C´est fini
Em comunicado, Maca Rotter Alday, diretora geral da Televisa Consumer Products, disse que o SBT é o principal cliente da Televisa no Brasil. "Chaves" atinge diferentes gerações e é um ícone da TV e cultura brasileira. A adaptação de "Carrossel", prosseguiu, é um dos programas de maior sucesso da televisão no País.
Exaltou tanto o SBT que acabou se esquecendo da Record, parceira da Televisa aqui no Brasil.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos