Band falta com respeito ao telespectador

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • Reprodução/Band

    Ricardo Boechat no "Jornal da Band"

    Ricardo Boechat no "Jornal da Band"

Antes de mais nada, o que se exige de toda e qualquer TV é respeito com o telespectador. Algo que deve ser feito através de várias maneiras ou mais detidamente sobre o controle do que é transmitido.

A Bandeirantes, nos tempos atuais, possui uma programação interessante, capaz de atender a expectativa do seu público, com séries como "The Walking Dead" ou "Simpsons", programas na linha do "CQC" ou "Pânico", esporte e jornalismo.

Hoje, é preciso reconhecer, tem muita coisa funcionando direitinho... menos uma. O abuso nas inserções dos comerciais ainda é o mesmo, como que um vício que ninguém consegue resolver. Como exigir, por exemplo, um melhor rendimento na audiência do "Jornal da Band", se a cada duas notícias existe a obrigatoriedade de chamar um intervalo? Qual é o telespectador que aguenta isso? E intervalos que na maioria das vezes ultrapassam a marca de 6 ou 7 minutos. Um absurdo.

A Band, com essa sede do ganhar sempre mais, não está sabendo valorizar de forma conveniente o seu tempo de arte. Este é um erro, com consequências e prejuízos inevitáveis na audiência. O "Jornal da Band", escancaradamente, aparece como vítima disso.

Número reduzido

  • Manual Scarpa/UOL

    O autor Carlos Lombardi, estreando na Record

O autor Carlos Lombardi optou por não ter um grupo muito grande de colaboradores em sua novela de estreia na Record. Até aqui, são apenas dois, Emílio Boechat e Nélio Abbade. Mais pra frente se houver necessidade, poderá entrar um terceiro.

Trilha sonora
Em relação à trilha sonora de "Pecado Mortal", que caminha para virar título definitivo, Lombardi diz que pretende participar de todo o processo de escolha. Nos tempos de Globo, ele sempre teve uma boa abertura com o diretor musical, Mariozinho Rocha, e deseja que o mesmo aconteça agora na nova casa.

Aqui não

  • Divulgação

    Marco Feliciano no "Programa do Ratinho", no SBT, e no "Agora É tarde", na Band

O deputado Marco Feliciano, no olho do furacão, tem conseguido aparecer em alguns programas de TV. Houve inclusive interesse em participar do "De Frente com Gabi" no SBT – o próprio ligou para a equipe se oferecendo. Só que o outro lado, educadamente, disse não.

Vale um prêmio
Afinal de contas, alguém conseguiu ouvir e sabe dizer o que o Neymar fala no comercial da Volks? Será por isso que o Pelé, no momento seguinte, aparece rindo? Quem descobrir primeiro, avisa. Senão, põe legenda.

Retorno à base

Informações vindas do Peru inicialmente davam conta que as externas de "Amor à Vida", próxima das 9, na Globo, terminariam no começo da semana. Não foi possível.

Os trabalhos se estenderam até a tarde de quarta-feira. A partir de agora serão aceleradas as gravações no Projac.

Inversão
Sobre o "Esquenta", da Regina Casé, que passou a ser fixo na grade da Globo, se informa agora sobre uma inversão no seu horário de apresentação com o "Temperatura Máxima". É também uma tentativa para alavancar as transmissões do futebol. Já vale a partir do outro domingo.

Próximo "Aprendiz"
No dia 6 de maio a Record irá anunciar tudo que diz respeito ao próximo "O Aprendiz". Mas entre o que já está decidido, sabe-se que Roberto Justus terá novamente Walter Longo como conselheiro ao seu lado. Falta definir a segunda pessoa.

Exclusividade

Não faltam interessados, empresários entre eles, em levar Marvio Lucio, o Carioca, para o teatro ou o stand-up, mas, segundo ele, infelizmente não dá. O seu tempo é dedicado único e exclusivamente ao "Pânico". E, ao que tudo indica, não há pretensão de se mudar isso. Não existe outro jeito senão dedicar exclusividade total ao programa.

Assim também não

  • Divulgação

    Jean Paulo estreou dia 18 no "Bom Dia & CIA"

Jean Paulo Campos, o Cirilo de "Carrossel", foi jogado numa tremenda fria como apresentador do "Bom Dia". O menino não foi minimamente preparado para exercer tal função. O SBT pensa que é assim.

Elenco
Tammy Di Calafiori iniciou os seus trabalhos no longa-metragem "Confissões de Adolescente", com direção de Daniel Filho e roteiro de Matheus Souza, baseado em obra de Maria Mariana. Será a sua primeira vilã, Talita. Também estão no elenco Sophia Abrahão, Clara Tiezzi, Isabella Camero e Malu Rodrigues, as protagonistas.

Bate – Rebate
•       Como o lance do celular ficou manjado, os jogadores de futebol, querendo escapar de entrevistas, agora passaram a usar fones de ouvido.
•       O tamanho dos modelos é o que mais chama atenção.
•       Programa do Ratinho, novamente num bom momento de audiência, vai completar 15 anos de SBT em setembro.
•       Uma grande festa começa a ser armada para a ocasião.
•       No elenco de "Salve Jorge", existem atores, e não são poucos, que estão assim, assim, porque raramente aparecem.
•       É evidente que este tipo de coisa, que não chega a ser novidade nas novelas, sempre acaba conturbando o ambiente.
•       A selvageria continua afastando equipes de rádio e TV de alguns estádios brasileiros.
•       Vila Belmiro, do Santos, e Moisés Lucarelli, da Ponte, entre os principais.
•       Na quarta-feira, o programa "Brasil Urgente", do Datena, alcançou a sua melhor audiência em 2013. Ficou na vice-liderança.
•       Renato Aragão começa as filmagens de "Didi o Peregrino" no fim deste mês.

C'est fini
A primeira temporada de "Revenge", novidade das noites de domingo da Globo, ficará no ar até o dia 8 de setembro, totalizando 22 episódios. Quanto à segunda, já próxima do encerramento na TV americana, ainda não há informação se entrará por aqui imediatamente depois. Pode até ser que apareça uma novidade nacional no meio de uma e de outra.

Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

 

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos