Jornal na TV só com hora marcada

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • Divulgação

    "Jornal Hoje", das Globo, apresentado de segunda a sábado, às 13h20

    "Jornal Hoje", das Globo, apresentado de segunda a sábado, às 13h20

Hoje o que mais se ouve é que a televisão aberta está perdendo espaço para outros meios, especialmente para a instantaneidade da Internet. É fato. Mas também por culpa das nossas emissoras que, apesar dos tempos terem mudado, continuam arrastando e trazendo com elas os mesmos vícios do passado. Quer um exemplo? O jornalismo.

Aqui, os nossos informativos, como consulta de dentista ou sofisticados salões de beleza, só funcionam com hora marcada. E todos, em comum, "fecham" nos finais de semana. No domingo, caso mais intrigante, não existe nenhum. O SBT terá um agora, mas gravado na antevéspera, meio que na base de uma resenha semanal, apenas para atender o que se exige como cota mínima de jornalismo diário.

O descansar no 7º dia, pelo menos por aqui, é levado às últimas consequências. Nenhuma outra recomendação do Criador foi levada tão a sério. E o mesmo, repare, acontece nas madrugadas. A vida nos grandes centros não para e quantos são os acontecimentos que se sucedem também neste horário. Além do fato de que, enquanto é noite aqui, já amanheceu em outros tantos lugares do mundo.

Mas é importante repetir que isso é uma coisa nossa. Muito nossa, porque em outros países, já deixou de ser assim há muito tempo.

Primo do Bonner

Hugo Bonemer, primo do William Bonner, acertou com a TV Globo para um dos principais papéis da próxima temporada de "Malhação", que estreia em julho.

O jovem ator, que tem vários trabalhos no teatro, entre eles, o musical "Rock in Rio", será o vilão da história.

Tem mais...
Um outro nome bastante conhecido da MTV e do Multishow, também vai entrar na nova "Malhação". Luisa Micheletti, atriz e apresentadora, já está confirmada no elenco. Talvez por isso, ou por outras, já se fala internamente em "Malhação – Casa Cheia".

Reforço de ponta

  • Reprodução/Globo

    Vinícius Valverde no BBB

Com 8 anos de bons serviços prestados no "BBB", Vinícius Valverde passa, a partir de hoje, integrar a equipe de repórteres do "Vídeo Show". Terá a missão de buscar curiosidades dos bastidores e se dedicar a cobrir eventos em São Paulo.

Boa fase
Merece destaque o bom momento da TV Cidade, em Fortaleza, emissora da Rede Record. Em vários horários, como no policial "Cidade 190", de todas as manhãs, chega ao primeiro lugar de audiência. No geral, está na vice-liderança até com certa folga.

Aprovada

Veja fotos de Giovanna Ewbank
Veja fotos de Giovanna Ewbank

Fora das novelas desde "Escrito nas Estrelas", em 2010, Giovanna Ewbank também foi confirmada no elenco de "Joia Rara", substituta de "Flor do Caribe", na Globo, faixa das 18 horas.

Entrou, como muitos outros, por méritos próprios e só depois de se submeter a uma série de testes. O fato de ser mulher do protagonista, Bruno Gagliasso, não contou em coisa nenhuma.

Último capítulo
As gêmeas do nado sincronizado, Bia e Branca Feres, finalmente, assinaram contrato com a Bandeirantes e passam a integrar a equipe de apresentadores do "Deu Olé" ao lado de Felipe Andreoli e Denílson.

Amanhã, sexta-feira, elas devem gravar pela primeira vez e aparecer no programa deste sábado, às 15h50.

Encontro na RedeTV!

  • Wayne Camargo

Carlos Alberto de Nóbrega, autorizado pelo SBT, gravou o "Mega Senha", do Marcelo de Carvalho, que a Rede TV! exibe neste sábado, às 23h. João Kleber, ao saber da visita, foi até o estúdio do programa cumprimentá-lo.

Dizer o quê?
As coisas na Rede TV! estão andando tão diferente, que os mais antigos até estranham. O pagamento dos PJs, pessoas jurídicas, do dia 15, segunda, saiu antecipadamente na sexta, 12. Nunca na história desta emissora se viu coisa parecida.

Agora resta acertar o passado.

Em 3 atos
A história que rola é esta:
1° - Daniela Beyruti teria se encontrado com Adriane Galisteu em seu apartamento, no Higienópolis, dias atrás.
2° - As duas teriam acertado, pelo menos informalmente, o retorno de Adriane Galisteu ao SBT, mas estão à espera de um formato.
3° - O contrato de Adriane com a Band termina em maio. Ela já gravou 7 episódios do "Quem quer casar com meu filho?" e faltam mais 7. Uma minuta da renovação chegou a ser elaborada, mas as partes, ao que tudo indica, não chegaram a um acordo. Mesmo que o contrato termine, a Band poderá exibir o programa.

Concorrência interna
Fazer programa diário, entre outras coisas, exige certo malabarismo. Não basta apenas desenvolver um bom assunto, um tema, pesquisar, correr atrás de entrevistados, solicitar um link. É necessário ficar ligado nos imprevistos.

No caso do "Encontro", da Fátima Bernardes, uma infinidade de pautas já foram derrubadas, devido ao fato de serem abordadas, dias antes, em produtos da própria Globo. Acontece...

Gabi e o Sheik

  • Carol Soares

    Gabi e Sheik

O atacante Emerson Sheik, do Corinthians, é o convidado da Gabi, Marília Gabriela, domingo, no SBT.

Não driblou pergunta nenhuma. Falou de documentos falsos, contrabando de veículos e do seu sonho em se aposentar no Corinthians. E também não deixou seu lado paquera de lado. Falou que mulher bonita nunca faltou na vida dele. No momento está "saindo com alguém e passando bem".

O noticiário do gênero indica para a modelo uruguaia Maria Ramos.

Ensaio

  • Francisco Patrício

    Ivete e Serrado fazem leitura de "Super Crô"

Na primeira leitura do filme "Super Crô", Ivete Sangalo e Marcelo Serrado, dois dos protagonistas, bateram o texto várias vezes, bastante entusiasmados com os seus personagens. O encontro aconteceu na última sexta-feira, em São Paulo. O elenco ainda tem Alexandre Nero, Carolina Ferraz e Milhem Cortaz.

Bate – Rebate
•       Ainda a propósito da Ivete Sangalo, ela anuncia para 14 de dezembro, na Arena Fonte Nova, em Salvador, a realização do "mega-show".
•       O resultado do espetáculo resultará em mais um CD e DVD, na comemoração dos seus 20 anos de carreira.
•       O ex-narrador oficial da Band, Walker Blaz, apareceu durante uma entrevista feita na redação da emissora para o "Jornal da Band".
•       A matéria, que foi ao ar na última terça-feira, era em comemoração ao Dia da Voz.
•       Embora continue na casa, na rádio Bandeirantes, a saída do Walker, da TV, não foi das mais amistosas.
•       "O Palhaço", filme do Selton Mello, será exibido nesta quinta-feira, às 22h20, no canal Megapix.
•       Em 2012, o longa venceu 12 categorias do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, incluindo Melhor Filme.
•       Glória Perez foi convidada para um café da manhã no consulado americano. Em pauta, assuntos relacionados ao tráfico humano.
•       Rubens Barrichello vai estrear domingo, na Globo, durante a transmissão da Fórmula 1, no Bahrein.
•       Exceção a Daniel, certamente por causa do "The Voice", vários artistas já gravaram mensagens para o "Festival Sertanejo" que vem aí, no SBT.

C'est fini
O recurso Segunda Tela, em que o público recebe conteúdos adicionais através do computador, tablet e celular, em tempo real, implantado no "Jornal da Cultura", também será aplicado no game show "Quem Sabe, Sabe!", com previsão de estreia para maio. Diário, o programa terá o comando de Gabriela França e João Victor. A TV Cultura, no entanto, ainda não definiu o seu horário de exibição. Na verdade, até mesmo o mês sugerido para lançamento, maio, poderá ser alterado.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos