Chiquititas

O SBT ainda é amador nas suas novelas

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL

Na teledramaturgia do SBT, no que diz respeito a sua organização, ainda existe um grande caminho a percorrer. As coisas melhoraram muito nos últimos tempos, com a chegada do Reynaldo Boury, um veterano na área, que trouxe larga experiência da Globo. Mas há muito que fazer.

Só para se ter uma ideia de tudo, durante reuniões periódicas, ainda tem executivo da casa que não aceita e não quer ouvir perguntas do tipo, "quando vai terminar Carrossel?" ou "quando vai estrear Chiquititas?". Não aceita e não quer ouvir porque não sabe responder. Por conta dessas e outras incertezas, sempre sobra pra alguém?!

Ou seja, para praticamente toda a equipe da novela, que trabalha no escuro, sem saber exatamente qual rumo tomar. Algo de um amadorismo absoluto. Curiosamente, em se tratando de linha de shows, o negócio no mesmo SBT é mais organizado. A maioria sempre sabe o início e o fim de temporada de cada programa.

Cuidado a mais
Normal isso. A Record optou pela chamada "distância regulamentar", na volta de Juliana Silveira às gravações de "Balacobaco", após o episódio do "tapa na cara" com Alice Assef. As cenas de sua personagem foram dirigidas por outro diretor, e não por Guto Botelho, que na ocasião insistiu por uma coisa mais quente.

Agora em São Paulo
Depois do Rio de Janeiro e de todo barulho causado, "Juntos para sempre", o novo livro do Walcyr Carrasco, terá o seu lançamento em São Paulo. Quarta-feira, a partir das 19 horas, na Saraiva, da Treze de Maio.

Silêncio - 1

Rodrigo Faro está abrindo uma frente de gravações na Record – já tem "dança gatinho" para 20/04, com Luan Santana e outro com a "Turma do Pagode", no dia 27. Os trabalhos seguem em ritmo acelerado. Um expediente normal, que segundo a emissora não está relacionado a outros compromissos.

Silêncio – 2
A direção Record, com toda certeza, deve ter lá os motivos dela para fingir de morta no que diz respeito ao apresentador da próxima "Fazenda". 

A presença do Rodrigo Faro é anunciada há muito tempo e todos os indícios, até as gravações antecipadas de "O Melhor do Brasil", indicam para isso. Mas, oficialmente, ninguém confirma. E nem desmente.


Tá certo ele
Ricardo Linhares, autor da nova "Saramandaia", já disse que vai antecipar para o telespectador, logo na primeira semana, várias ações da novela.

Exemplos: as asas de João Gibão, Sergio Guizé, e a transformação de Gabriel Braga Nunes em lobisomem.

Mas tem algo que...
O Linhares vai deixar somente para o momento final, o último capítulo, a explosão da Dona Redonda. Antes disso, não tem como. E simplesmente porque ele não pode se dar ao luxo de abrir mão de uma Vera Holtz no começo ou meio da novela. No que está muito certo.

Resgate
A Globo não abandonou a ideia de exibir um novo programa no fim de noite, entre o "Fantástico" e a sessão de filmes "Domingo Maior". 

Há muitos projetos para essa faixa em estudos na emissora.

Virou festa
Curioso como nas redes sociais, Twitter e Facebook, brotaram "FCs", direcionados a Silvio Santos e seus familiares. Os populares fã-clubes. Tem FC da Daniela, da Patrícia, da dona Iris e, claro, do Silvio Santos – um deles, o FCSilvetes. Pode? Pode, né.

Destaque
O canal Globo News lançou na última semana o novo "Conta corrente", agora às 21 horas. Este é o primeiro programa totalmente ancorado, ao vivo, direto de São Paulo.

Existe a expectativa da experiência se estender para outras cidades.

Fim de linha

O compromisso da Luana Piovani com a TV Globo é por obra, no caso, um contrato pela novela "Guerra dos Sexos", cujas gravações já entraram na reta final. Está sendo analisada a possibilidade de um outro trabalho, que ainda não está fechado, mas que as partes ainda não aceitam – de jeito nenhum - falar sobre ele. Mistério em cima.

Bate – Rebate
•       Além de novos cenários, o jornalismo do SBT também melhorou a qualidade do cenário virtual, em Brasília.
•       É de lá, por exemplo, que são feitos os comentários do Carlos Chagas.
•       É preciso destacar o desprendimento jornalístico de praticamente todas as emissoras, cobrindo o lançamento do livro do Casagrande.
•       A Bandeirantes, por exemplo, está esperando sinal verde para receber o Casa nos seus programas.
•       É preciso destacar que, antes de ser comentarista da Globo, ele foi um jogador de futebol, com passagens em grandes clubes do Brasil e Itália, além da seleção.
•       Revivendo outros tempos, Renata Maranhão e Cláudia Barthel, apresentaram o "Leitura Dinâmica", da Rede TV!, na última semana.
•       Os inúmeros compromissos comerciais, indispensáveis em todos os programas que se prezam, têm prejudicado melhor rendimento do "Pânico" na Band.
•       Ou existe mesmo o exagero e não há o que fazer com ele, ou o espelho do programa está mal distribuído. Que tem alguma coisa errada, certeza que tem.
•       Sérgio D"Antino, que já tinha Juca de Oliveira e Rita Guedes, agora passa a cuidar também da carreira do Rafael Viana, Hélio, de "Flor do Caribe".
•       Carolina Dieckmann está mesmo confirmada pelas autoras Duca Rachid e Thelma Guedes, da próxima das 6, na Globo.

C'est fini
Se a Globo já tem definido que agora é a vez do Ricardo Linhares escrever o novo trabalho das 11 da noite, "Saramandaia", também já se sabe que a próxima será Maria Adelaide Amaral.
O plano, até segunda ordem, será o mesmo, readaptar uma antiga novela de sucesso.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

 

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos