O rádio do Brasil está à beira da falência

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL

Estão cada vez mais curtas as verbas publicitárias destinadas às emissoras de rádio e é por aí que entra a tal questão colocada na propaganda do biscoito:
- as verbas estão mais curtas por que o serviço é mal feito? Ou o serviço é mal feito por que as verbas estão mais curtas?

Fato é que emissoras importantes, inclusive dos grandes centros, estão vivendo uma realidade diferente de 10 ou 15 anos. A fase é incomparavelmente pior. Salvo raras e honrosas exceções, algumas já não têm onde correr.

Lamenta-se tudo isso, entre outros motivos, pela força que o rádio ainda representa. É natural que uma série de percalços contribuiu de maneira decisiva até se chegar ao estágio atual. Mas é impossível não colocar como principal deles a proliferação dos prefixos, a maioria destinados a pessoas que de rádio só conhecem ou ouviram o de cabeceira. E a tendência, para o que já está muito ruim, é de ficar ainda pior. Até mesmo os perniciosos compradores de horários, sabendo da importância que o dinheiro deles hoje representa, negociam com boa parte das emissoras da maneira que bem entendem. As perspectivas, tristemente se consta, são as sombrias.
 
Genoino na Rede TV!
 

  • Divulgação

    O deputado federal José Genoino (PT-SP) concede entrevista o Kennedy Alencar, no "É Notícia", da Rede TV!.

Ontem, pela manhã, quebrando um longo silêncio, o deputado federal José Genoino (PT-SP), concedeu entrevista de uma hora ao Kennedy Alencar, no "É Notícia", da Rede TV!.
Falou de tudo e não correu de nenhuma pergunta. Sobre o Mensalão, disse textualmente que "foi um grande espetáculo, no qual não houve espaço ao contraditório".
Vai ao ar neste domingo, meia-noite e trinta, com reprise na segunda-feira, já terça, uma da manhã.
 
Xepa revolutions – 1
 
Que ninguém imagine Ângela Leal, por exemplo, desviando de tomates, batatas, cenouras, entre outras hortaliças, na apresentação de "Dona Xepa", porque não é essa a ideia. A abertura, cantada por Eliana de Lima e gravada em dois tempos, na segunda e terça passadas, contou com a participação de um passista.
 
Xepa revolutions – 2
 
Na captação das cenas da abertura de "Dona Xepa", a Record fez uso de uma câmera especial, a Time Freeze, que proporciona o mesmo efeito do filme "Matrix". No total foram usadas 60 desses equipamentos ao mesmo tempo, para pegar o movimento deste dançarino em vários ângulos e se chegar ao efeito desejado.
 

  • UOL

    Joelma e Chimbinha, da banda Calypso

No desvio
 
Depois de toda a confusão com as declarações de Joelma na revista "Época", os agentes da banda Calypso se apressaram em emplacar participações em programas na TV. A maioria das produções procuradas, no entanto, preferiu nem responder. Além disso, existem especulações de que Deborah Secco não quer mais fazer o filme.
 
Série da Surfistinha
 
Paulo Franco, diretor da Fox, avisa que a série sobre "Bruna Surfistinha" continua nos planos. Mas só ganhará maiores atenções no ano que vem, e isso inclui a sua exibição. Portanto, ao contrário de informações de bastidores, o projeto não foi esquecido.
 
Impasse
 
O comandante Hamilton, com os seus helicópteros, está em fim de contrato na Record. Termina em maio. O que se sabe é que a emissora já apresentou uma proposta de renovação, mas ele, particularmente, estaria preferindo voltar a trabalhar na Bandeirantes. O grande desejo dele é formar novamente parceria com José Luiz Datena.
 
Momento difícil – 1
 
Tanto na sede de Benfica quanto no complexo Recnov, no Rio de Janeiro, não é nada tranquilo o momento para os funcionários da Rede Record. As demissões estão acontecendo praticamente todos os dias.
 
Momento difícil - 2
 
Muitos funcionários já não suportam tamanha incerteza, convivendo com o medo de entrar na próxima lista de cortes. Agora se entende com que finalidade se trocou a direção geral da emissora há poucos meses. Em São Paulo também acontecem baixas, mas numa escala infinitamente menor.
 
Próxima das 9
 
Paolla Oliveira já chama a atenção da imprensa local e de populares nos primeiros dias de gravações de "Amor à Vida", no Peru. Isso acontece por causa de sua personagem Marina Drummond, em "Insensato Coração". A novela é exibida em horário nobre pela rede local ATV, chegando à liderança em alguns momentos.
 
Duas pontas
 
De acordo com Aguinaldo Silva, o filme "Super Crô", com Marcelo Serrado, chegará aos cinemas em novembro, e não mais em julho, nas férias, como se imaginou no começo.
E junto com o filme, o autor pretende soltar um livro sobre o mesmo tema.
 
Indy
 
A organização do Itaipava Indy 300 continua trabalhando forte nas providências para a realização da prova, dia 5 de maio, no Anhembi. Informa-se, inclusive, que a venda de ingressos tem superado a expectativa.
 
Bate - Rebate
 
•       As mesmas queixas do pessoal da Record em Ribeirão Preto também são da cidade de Franca.
•       O SBT mandou Fernando Pelégio, Raimundo Lima e Roberto Franco para a NAB, feira em Las Vegas.
•       RicardoFrota, da Comunicação da Fox, também foi.
•       Otávio Mesquita será o convidado de "A Máquina", do Fabrício Carpinejar, terça-feira, na Gazeta.
•       Nova temporada de "Carrossel", que chegou a ser cogitada no SBT, não é mais mencionada nos interiores da emissora.
•       Parece que esqueceram.
•       No "Estranha Mente", que abre nova temporada no Multishow, quarta-feira que vem, o convidado será o comediante Fernando Caruso.
•       O narrador Jorge Vinícius, que trabalhava por cachê, agora é contratado do SporTV.
•       O futuro do Luciano Faccioli na Band agora está nas mãos de Fernando Mitre, diretor de jornalismo.
•       Rachel Sheherazade contratou os serviços de uma assessoria de imprensa para destacar as suas atividades profissionais.
•       Inúmeras leituras podem ser feitas a partir disso.
 
C´est fini
 
A Fox definiu a estreia da série "A Vida de Rafinha Bastos" no canal FX para julho, começo do mês. Falta apenas definir em que dia. O programa já está inteiramente gravado e conta com as participações de Dourado e Eliéser - ex-BBBs, Lucas - do Fresno, os atores Nico Nicolaievsky, Camila Raffanti, Togun e Fabio Helford, além dos comediantes Marco Gonçalves e Maira Charken.
 
Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

 

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos