Record precisa cuidar da sua rede

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL

Toda grande rede de televisão, nos dias atuais, não pode abrir mão das suas emissoras, próprias e afiliadas, sempre decisivas na produção de um bom telejornal. É o mínimo que se espera de uma geradora que se preza.

Tudo isso para dizer que depois de botar em uso o novo Newsroom, com certeza um dos mais bonitos do país, a Record praticamente abandonou a sua televisão de Ribeirão Preto, instalada numa das regiões mais ricas do país. O seu equipamento está sucateado, superado e em péssimo estado. Ainda se finaliza em corte-seco e a captação é feita no já esquecido, pelo menos para a maioria, Betacam. Como pode?

Se isto acontece em centros como Ribeirão Preto ou Campinas, onde as queixas são bem parecidas, é de se imaginar a situação das demais. Por aí é que se pega no discurso mal articulado dos seus diretores. Pretender chegar à liderança é um legítimo direito. Se deve brigar por isso, mas também é necessário cuidar da homogeneidade, crescimento e aparelhamento de todas as emissoras da rede. Só pensar em São Paulo não adianta coisa nenhuma.
 
A mesma coisa
 
Em Campinas, cuja importância em todocenário dispensa qualquer comentário, o SBT simplesmente não existe. A sua programação regional, gerada pela VTV, acredite se quiser, é de Santos. Dá, antes de tudo, impressão de bagunça. Aspectos que, além de tantos outros, sempre são considerados pelos principais anunciantes.
 
Bico doce
 

  • Divulgação

    Em "Salve Jorge", Morena e Théo se beijam em reencontro

A gente brinca, mas o Rodrigo Lombardi, no desempenho do Théo, da "Salve Jorge", deve fechar este 2013 como o maior pegador das novelas brasileiras. Morena, Lívia, Érica, Márcia... Isso, porque ainda temos alguns capítulos pela frente. Te cuida, Zé Mayer!
 
De pai pra filho
 
Nesta semana, em que o "Metrópolis" da Cultura comemora 25 anos, vale destacar uma curiosidade. O atual editor-chefe do programa é Ramiro Zwetsch, filho de Valdir Zwetsch – diretor executivo de jornalismo e esporte da Bandeirantes. E mais: quando o "Metrópolis" surgiu, em 1988, Valdir era diretor de jornalismo da Cultura.
 
Só quero ver
 
Ontem, aqui se falou que a Bandeirantes comprou de uma produtora de Israel o formato do "Smart Face", também denominado "LoSabe No loSabe". Que é exatamente aquilo que o Silvio Santos, já há algum tempo - e, dizem, que sem autorização para tal, vem apresentando no programa dele, com a Patrícia Abravanel. Complicado saber como isso vai ficar. Se irá prevalecer a questão do direito?
 
Olho nisso
 
Sobre o lamentável acidente no Rio, terça-feira, o narrador esportivo André Henning, do Esporte Interativo, chamou atenção para um detalhe, que sempre passa batido pelas autoridades: - a velocidade média dos ônibus nos grandes centros é assustadora. Ninguém cuida disso.
 
Desenho de "Carrossel"
 
O SBT definiu que a maioria das crianças de "Carrossel" vai dublar as próprias vozes no desenho animado inspirado na novela. A emissora, porém, não divulgou a lista de quais serão estes atores. Uma equipe formada por cerca de 60 profissionais já está trabalhando nisso.
 

 

  • Divulgação

    A coreógrafa Fernanda Chamma

No país vizinho
 
Depois da temporada no Brasil, o musical "A Família Addams" vai estrear, dia 20 de junho, na Argentina. Os trabalhos de montagem e direção ficarão a cargo da coreógrafa Fernanda Chamma, em parceria com o americano Stuart Oken. Profissional bastante conhecida, Fernanda tem várias passagens pelo júri da "Dança dos Famosos".
 
Tudo certo
 
Juarez Soares assinou contrato com a Rede TV! segunda-feira, em uma reunião com o diretor de Jornalismo e Esporte, Américo Martins. Está confirmada a sua participação no novo programa, que estreia dia 8, 11h30, com Silvio Luiz e Luiz Ceará.
 
A propósito
 
Levado pela insistência de amigos, embora tenha resistido a isso durante anos, Silvio Luiz passou a considerar a ideia de voltar com o "Clube dos Esportistas", que tanto sucesso fez na Record do passado. Isso nos idos dos anos 70. Muitos, sem nenhum sucesso, já tentaram fazer algo parecido. É um plano que será apresentado, inicialmente, na Rede TV!.
 
Continua...
 
A produtora Zodiak e o SBT renovaram contrato para a 5ª temporada do "Cante Se Puder", versão brasileira do formato "Sing If You Can", apresentado por Patrícia Abravanel e Márcio Ballas. Além disso, já estão bem adiantadas as negociações para uma 6ª.
 
Em questão
 
Rachel Sheherazade e o SBT estão discutindo um novo contrato. Depois de um início de negociações um pouco complicado, parece que agora o acordo definitivo está muito próximo. Os mais otimistas acreditam que o anúncio da renovação deve sair ainda no dia de hoje.

  • Bob Paulino/Divulgação/TV Globo

    "Sangue Bom", substituta de "Guerra dos Sexos", tem estreia no dia 29. Joaquim Lopes está no elenco, como Lucindo, personagem que vai tentar reconquistar a ex-namorada, Charlene (Mayana Neiva).

Bate – Rebate
 
•       Boni será mesmo o tema do enredo da Beija-Flor, em 2014, no Carnaval do Rio.
•       Ainda no mês que vem, em coletiva, tudo isso será oficialmente anunciado.
•       Vinícius Coimbra, após "Lado a Lado", vai dirigir a nova temporada de "Malhação", escrita por Ana Maria Moretzsohn e Patrícia Moretzsohn.
•       A estreia será em julho.
•       Desta vez, a história vai apostar em relações familiares, em vez de ações nas escolas.
•       Destaque para o casal que será vivido por Isabela Garcia e Tuca Andrada, pais de seis filhos.
•       Todos morando na mesma casa, no Grajaú, Rio de Janeiro.
•       Paulo Betti também está confirmado, como ex-marido da personagem da Isabela.
•       No SBT já se decidiu que a grade de programação não será alterada. Pelo menos até a metade do ano.
•       Sem folga, depois do "Big Brother", Pedro Bial está totalmente empenhado nas gravações de mais uma temporada do "Na Moral".
•       O programa irá substituir o "Globo Mar" na terceira faixa de shows das quintas-feiras.
•       Com 42 pontos de média e 66% de participação, "Salve Jorge", terça-feira, anotou mais um recorde de audiência.
 
C´est fini
 
Nessa complicada relação entre as emissoras de TV, no momento que uma resolve solicitar artistas da outra, para participação em programas, chama atenção o caso da Bandeirantes. Quando uma concorrente pede um de seus contratados, a emissora do Morumbi, imediatamente, informa que só libera tal pessoa, se a rival permitir que alguém do seu cast vá ao "Agora é Tarde", do Danilo Gentili. É quase uma imposição. Quase.
 
Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!


*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos