Televisão também é discutida no encontro do comércio varejista

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • Montagem UOL

    Montagem com as marcas mais valiosas do varejo nacional

    Montagem com as marcas mais valiosas do varejo nacional

No último fim de semana, no Sofitel Guarujá, João Doria realizou o 1º Fórum Nacional do Varejo, com a presença de importantes representantes do setor. No centro de todas as questões, a relevância e o crescimento do varejo brasileiro.

No primeiro painel, chamou atenção a manifestação da empresária Luiza Helena Trajano ressaltando que o Brasil é dos brasileiros, e não do Governo Federal. Aliás, esta convocação para a brasilidade foi o destaque deste encontro.

A Globo, inclusive, está lançando uma campanha do Walmart, agora com o fim do Big Brother, exatamente em cima disso.

O vice-presidente comercial da Record, Walter Zagari, também presente ao evento, disse que a sua empresa, com a autorização do dono Edir Macedo, a partir daquele momento passava a ser a rede aberta do varejo brasileiro.

No que diz respeito diretamente à televisão, como participação de audiência, foi colocado que, até o último dia 21, a Globo tinha nas 24 horas 49% contra 30% das demais emissoras somadas, 40% contra 34% das 7 à meia noite e das 18h às 24h, 49% a 31%. Todos reivindicando a fatia que têm de direito.

Por último, ressalta-se, o comércio varejista é quem mais investe na televisão aberta, depois do Governo Federal.
 
Série especial
 
Já no mês que vem, o "Hoje em Dia", da Record, irá exibir uma série de reportagens especiais gravadas por Celso Zucatelli no interior de Minas Gerais. O destaque vai para desconhecidos personagens, contando histórias centenárias da cultura e costumes mineiros. Entre eles, dois senhores de 75 e 79 anos, que trabalham na produção das famosas "Panelas de Pedra-Sabão".
 
Tem reclamação
 
Funcionários das diversas emissoras, pessoal de Rádio e TV, reclamam da morosidade na discussão do dissídio. Já vai para 1 ano e 10 meses sem reajuste. Isso pode explicar o mau humor reinante.
 

  • Divulgação

    Opções para o novo logo da Banda em 3D

Criação visual
 
O pessoal da arte, na Band, já de algum tempo está tentando aprovar o novo logo da emissora em HD. Foram oferecidas seis opções de escolha para o diretor artístico, Diego Guebel.
O "CC", Closed Caption, também será modificado.
Só uma questão
 
Quem trabalha com carne é açougueiro, na farmácia é o farmacêutico, dentista trata dos dentes e assim por diante até chegar nos radialistas, alguém que, pegando pela letra ou palavra, trabalha em rádio. Ainda não existe uma designação específica para o pessoal da televisão. Stanislaw Ponte Preta, lá atrás, falava em televisistas.
 
Depende dele
 
Eduardo Moscovis, hoje em "Louco por Elas", poderá voltar às novelas da Globo no ano que vem. Na verdade, isso passa depender exclusivamente do próprio artista. Aguinaldo Silva pretende contar com ele num dos principais papéis da sua próxima novela, que vai estrear entre julho e agosto de 2014.
 
Tô na área
 
Ainda em se tratando desse próximo trabalho do Aguinaldo, Marcelo Serrado, que trabalhou com o autor em "Fina Estampa", não vê a hora de reeditar a parceria na televisão. Já se coloca inteiramente à disposição.
 
Fora do tempo
 
Os assinantes da Claro TV, no último domingo, foram surpreendidos com as informações relativas ao programa "Esporte Espetacular", da Globo. Nos créditos, apareciam os nomes Cristiane Dias e Luis Ernesto Lacombe como apresentadores do programa. Bobeada feia. Já faz um tempinho que mudou.
 
Na onda do anão
 
Depois de passar dois domingos em cima do anão, com a promessa de um terceiro, o "Programa do Gugu" agora planeja realizar o sonho de uma neta do Garrincha, moradora em Pau Grande, que pretende ter a sua lanchonete. Curioso é que, dizem, tem uma outra emissora pensando em fazer a mesma coisa.
 
Parceria em pé
 
Uma comitiva da Record, liderada pelo presidente Alexandre Raposo, esteve na Televisa, do México, afinando o esquema de parceria das duas empresas. Tá tudo valendo. Cogita-se, inclusive, anunciar uma próxima novela entre o fim deste ano e o início do próximo.

  • Alex Carvalho /Divulgação/Globo

    Nando (Reynaldo Gianecchini) e Juliana (Mariana Ximenes), em cena de "Guerra dos Sexos

Casamento
 
Em "Guerra dos Sexos", depois de um momento a sós em uma ilha, Juliana (Mariana Ximenes) e Nando (Reynaldo Gianecchini) conseguem voltar para casa. E, para surpresa de todos, anunciam que vão se casar. As cenas irão ao ar no capítulo do próximo sábado, dia 30.

 

 
Bate – Rebate
 
•       Péricles, Fafá de Belém e Cesar Menotti & Fabiano estão entre os cantores confirmados para a festa da Globo, nesta quarta-feira, em São Paulo.
•       Apenas do elenco da emissora, sabe-se que mais de 100 artistas também estarão presentes no Credicard Hall.
•       Em comum, entre Rafinha Bastos, Rafael Cortez e Danilo Gentili", é que todos deixaram o "CQC".
•       Mas ainda podem ser vistos juntos nas reprises do programa pelo TBS, da Turner.
•       "Salve Jorge" alcançou a sua melhor marca no capítulo de segunda-feira.
•       Deu 41 de média com 64% de participação.
•       Consumo é o tema do programa "A Verdade de Cada Um", do Fernando Meireles, nesta quarta-feira, 22h15, pelo Nat Geo.
•       O programa mostra o que está por trás desse ato que faz a economia girar, não poupa os recursos naturais e gera lixo em proporções cada vez maiores.
•       Depois de Jennifer Lopez e Alejandro Sanz, Rodrigo Faro corre atrás de outra atração internacional para "O Melhor do Brasil".
•       A ideia é que esse artista, ou grupo, possa se apresentar no palco do programa no próximo semestre.
•       Os contatos com as gravadoras estão sendo feitos.
•       Larissa Maciel grava sexta suas últimas cenas para a minissérie "José do Egito".
•       A atriz, já com convites para cinema e teatro, só vai tomar alguma decisão depois do sinal verde da Record, onde tem contrato de longa duração.
 
C´est fini
 
Roberto Justus vai anunciar, oficialmente, em maio, a sua volta ao comando do "O Aprendiz", que terá nova temporada em setembro, na Record. Justus promete um formato diferente em todos os seus segmentos – e garante que o público vai se surpreender. Porém, faz questão de avisar que o publicitário Walter Longo seguirá como conselheiro - na opinião dele, Justus, o melhor até agora que já passou pelo programa.
 
Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

 

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos