TV observa perigosa volta ao passado

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • Wayne Camargo/RedeTV!

    João Kléber retomou o "Teste de Fidelidade" da RedeTV!

    João Kléber retomou o "Teste de Fidelidade" da RedeTV!

Será que a televisão não está observando uma perigosa volta ao passado? Será ainda que os responsáveis pelas mais diversas emissoras, usando a justificativa de dirigir as suas ações à Classe C – como insistentemente apregoam - não estariam cometendo o lamentável engano de baixar perigosamente o nível das suas programações?

Hoje, o achincalhe, a falta de respeito com o próximo – incluindo por consequência quem está em casa, a exploração dos direitos humanos e da própria dignidade estão novamente em cartaz.

Quando imaginávamos que os testes de fidelidade, ETs e companhia bela não passavam de triste lembrança de um passado nebuloso, isso acaba ressurgindo da pior forma possível, tentando fisgar o telespectador na base da emoção barata. É lamentável o que voltou a acontecer. Aqui já se disse, a baixaria tem prazo de validade e sempre leva aqueles que recorrem a ela - por absoluta falta de criatividade ou de apresentar alguma coisa melhor - a um caminho sem volta.

E ainda se perde tempo com pesquisas ou questionamentos do porquê a televisão aberta perde audiência.
 
Feliz coincidência
 
Mas olha que coisa, o lançamento da nova programação da Record, com um café da manhã, em São Paulo, hoje, coincide também com mais um aniversário do seu número 1, Honorilton Gonçalves. Escolheram a dedo. Será uma ótima oportunidade para os cumprimentos. E, com toda certeza, não vai faltar um "parabéns pra você".
 
Série americana
 

  • Divulgação

    Cena do episódio 4 da série "The Bible", do The History Channel

Entre as novidades a serem anunciadas – "Got Talent", "Ídolos Kids", a volta do "Aprendiz" e próximas "Fazendas", a Record como grande surpresa irá anunciar a exibição da minissérie "The Bible", que narra várias passagens do Sagrado Livro. Recorde de audiência na TV americana pelo History Channel. Além disso, filmes como "Era do Gelo 3", "Velozes e Furiosos – Operação Rio" e um game entre pais e filhos no "Melhor do Brasil".
 
Também tem isso
 
E quem disse que estrelismo é coisa só de gente grande? Dia desses, antes das gravações de uma novela, uma atriz mirim da Globo ligou e pediu que a produção avisasse aos figurantes ou público presente para não perturbá-la, com pedidos de autógrafos, fotos e coisa parecida. Tudo porque naquele dia ela estava nervosa.
 
Não mexe com isso
 
Globo e Record, em suas novas programações, voltam a colocar produtos próprios nas noites de terça. Quanto ao SBT, a ordem é deixar tudo do jeito que está. O "Cine Espetacular" exibindo alguns bons títulos da Warner e de outras distribuidoras. Filmes que, vez ou outra, conseguem incomodar a concorrência.
 
Novela é prioridade
 
A Record já está montando a equipe de produção da minissérie "Moisés e Os 10 Mandamentos" nas dependências do complexo Recnov, no Rio. Mas, por enquanto, é isso. Edson Spinello, diretor escalado para "Moisés", continua se dedicando exclusivamente às gravações da novela "Balacobaco".
 
Caminho diferente
 
Marina Ferrari vai exercer a função de apresentadora nos diversos produtos do Fox Sports. A sua contratação, vale ressaltar, não tem qualquer relação com o lançamento do programa que será comandado por Renato Maurício Prado nas noites de segunda-feira, a partir de abril.
 
Passa o segredo
 
No domingo, a Record conseguiu não abrir um intervalo comercial entre 17h47 e 22h10. Ao todo, 4 horas e 23 minutos. Uma proeza, em se tratando de uma emissora comercial. É duro calcular o tamanho do dinheiro que deixou de entrar. Resta saber quem está pagando essa conta.
 
Vem.aqui
 
A Globo vai reunir amanhã, quarta, no Credicard Hall, na capital paulista, mais de 100 artistas, entre contratados e convidados especiais, para a festa de lançamento da sua nova programação. O resultado de tudo será um especial, com exibição anunciada para a noite desta quinta, depois de "Salve Jorge".
 
Momento inusitado
 
Ari Toledo foi, anteontem, uma das atrações do programa Silvio Santos. Contou piadas e também aproveitou para promover seu novo livro. No que diz respeito ao dono do SBT, chamou atenção um trecho que diz algo mais ou menos assim: "os funcionários do Silvio Santos levam ideias, mas saem da reunião com as dele". De fato é mais ou menos isso.
 
Não se aceita mais
 
Os politicamente corretos, certamente, irão se manifestar em contrário, mas o pessoal da pegadinha no Silvio Santos, bem que poderia poupar os deficientes físicos e visuais desse tipo de coisa. Não é legal. Uma concessão pública não deveria se prestar a isso. Quem faz, pode achar engraçado, mas incomoda quem está em casa.
 
Outra encrenca
 
Decepcionada com a rejeição do Théo (Rodrigo Lombardi), Lívia Marini (Cláudia Raia) irá se encher de hematomas pelo corpo e dará queixa dele à Delegacia da Mulher. Isso acarreterá ao afastamento temporário do Théo do exército.
 
Passando a limpo
 
Ontem, o que aqui foi escrito, estava errado. O certo é que o Junior não será sequestrado, mas o filho do Demir (Tiago Abravanel), por conta de uma medição de forças do Mustafá (Antonio Callloni) com o Russo (Adriano Garib). Mais pra frente, será a vez da filhinha da Morena (Nanda Costa), Jéssica, a mando da Lívia (Cláudia Raia).
 

 

  • Michel Angelo/ Divulgação/Record

    Larissa Maciel, Bianca Rinaldi e Maytê Piragibe estão na segunda fase de "José do Egito".

    Os trabalhos de gravação da minissérie serão encerrados ainda nesta semana.

Bate – Rebate
 
•       Em São Paulo, as gravações de "Amor à Vida", próxima novela das 9 da Globo, terminam nesta quinta-feira
•       Já no sábado, equipe e elenco embarcam para o Peru.
•       A Net inseriu a classificação indicativa dos programas em cada um dos seus canais.
•       Eduardo Borges, diretor de uma rede social que promove aventuras extraconjugais, será o entrevistado da Marília Gabriela, no SBT, nesta quarta-feira.
•       ... E, Rosanne Mulholland, a professora de "Carrossel", no domingo que vem.
•       O "Esquenta", da Globo, é sempre um programa interessante. Calculadamente produzido.
•       Neste último domingo, inclusive, Regina Casé, contrariando os mais cismados, deixou o preto básico de lado e veio toda colorida.
•       Em meio ao tudo de bom, os pequenos problemas nos cortes continuam desafiando a sua produção. É sempre um curto-circuito aos olhos de quem assiste.
•       O que se reclama é apenas uma maior coerência na sua edição. Só isso.
 
C´est fini
 
Ângelo Paes Leme, protagonista de "José do Egito", vai permanecer na Record. Todas as exigências dele foram aceitas, segundo fontes da emissora, em relação à renovação de contrato. Consultada sobre o caso, que vinha se arrastando há algum tempo, a Record não se pronunciou até o fechamento.
 
Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos