O figurino no Brasil ainda não recebe o respeito que merece

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • Divulgação TV Globo

    Figurinos usados pela delegada Helô (Giovanna Antonelli) em "Salve Jorge" fazem sucesso entre o público da Globo

    Figurinos usados pela delegada Helô (Giovanna Antonelli) em "Salve Jorge" fazem sucesso entre o público da Globo

O amadurecimento da televisão do Brasil, naquilo que diz respeito à produção de novelas e seriados, passa necessariamente por diversos fatores que nem sempre têm a merecida visibilidade por parte de todos – público, crítica e até mesmo os atores e diretores envolvidos.

A falta de um maior reconhecimento ao figurino está entre esses casos. É importante ressaltar o trabalho da mais alta qualidade que já há alguns anos é desenvolvido pelos profissionais do setor.

No teatro e cinema de todo mundo, apenas como ilustração, isso já acontece há muito tempo e inclusive faz parte das premiações mais conhecidas. Aqui, essa atividade, imprescindível até mesmo na composição de qualquer personagem, ainda não é destacada como deveria.

Hoje, em cartaz, em apenas duas emissoras, Globo e Record, "Salve Jorge" e "José do Egito", referenciam tudo o que está sendo dito. São dois trabalhos simplesmente precisos e com toda certeza finalizados depois de intensos estudos e pesquisas das mais cuidadosas. Que isto, a partir de agora, também seja visto de maneira diferente.

Da parte que cabe a esta coluna desde já está colocado o seu mea-culpa.

Arigatô
Futuro correspondente da Globo no Japão, Márcio Gomes se prepara para esta nova etapa de sua carreira, fazendo aulas de japonês e estudando tudo sobre a cultura do país. São horas de dedicação, diariamente.

No segundo semestre, o apresentador do "RJTV - Segunda Edição" embarca para Tóquio, onde deve ficar por cerca de dois anos.

Sem trégua
Em "Salve Jorge", Lívia (Cláudia Raia) vai continuar aterrorizando Morena (Nanda Costa) após sua volta ao Brasil.

Nos próximos capítulos, o grupo dela vai sequestrar Junior (Luiz Felipe Mello), filho da protagonista.

Nova temporada
O canal HBO anuncia para dia 31, às 22 horas, a estreia da terceira temporada da série "Game of Thrones", simultaneamente aos Estados Unidos. Essa produção, uma das melhores da TV americana, ainda não despertou o interesse dos canais abertos brasileiros.

Talvez pelo fato das muitas cenas de violência e sexo.

  • Maria Joaquina (Larissa Manoela) beija Cirilo (Jean Paulo Campos) nas gravações das últimas cenas de "Carrossel" no circo Tihany, em São Paulo

Exceção

O SBT convocou todos os responsáveis pelas crianças que trabalham em "Carrossel" para acertar a participação delas no musical da novela, que deve estrear no segundo semestre. Houve adesão praticamente completa ao projeto.

Apenas o pai do menino Lucas Santos, não quis assinar contrato, alegando já ter um convite mais interessante da concorrência. Não revelou se Globo ou Record.

Parceria
O musical "Carrossel" será realizado por duas empresas. Além da XYZ, de Nizan Guanaes, foi acertada também a entrada da Abrava Produções Artísticas – da Cintia Abravanel, filha mais velha do Silvio.

O elenco adulto não está no projeto. Só as crianças.

Porém...
Já se sabe que a direção do SBT abriu negociações com Rosanne Mulholland, a professora Helena de "Carrossel", para que ela renove contrato o quanto antes e faça parte de um banco de elenco.

A emissora pretende contar com o trabalho da atriz em outros projetos, após necessário descanso de imagem.

Golpe do celular
A polícia do Ceará decidiu atacar o problema das ligações de celulares, que partem de dentro dos seus presídios. Na semana passada já foram apreendidos diversos aparelhos.

Tende a diminuir o número de chamadas, com prefixo 85, oferecendo como prêmios casas e automóveis, sempre utilizando nomes de programas e artistas.

  • Novo programa de Rafinha foi gravado, mas não tem data de estreia


TV fechada
As gravações de "A Vida de Rafinha Bastos", produzidas pela Zeppelin, foram encerradas na quinta-feira. Rafinha, numa mensagem à equipe, agradeceu a colaboração de todos e ressaltou que foi um dos trabalhos mais interessantes que realizou.

O programa, que agora entra em processo de finalização, ainda não tem data de estreia no canal FX.

Rumo ao Peru – 1
No dia 30, a Globo vai enviar um total de 43 profissionais, entre atores, diretores e técnicos, ao Peru, para as gravações internacionais de "Amor à Vida", substituta de "Salve Jorge".

E lá, ainda haverá o apoio de uma equipe local.

Rumo ao Peru – 2
Do elenco de "Amor à Vida", estão escalados para esta viagem os atores Paolla Oliveira, Mateus Solano, Antonio Fagundes, Maria Maya, Marcelo Schmidt, Susana Vieira, Barbara Paz e Juliano Cazarré. Direção de Mauro Mendonça Filho e Wolf Maya.

Aliás, muita gente pergunta sobre este Marcelo. Esta santa coluna, pelo menos, ainda não tem mais informações sobre ele.

Número 1
A Globo nunca falou sobre isso, mas na prática verifica-se que Casagrande foi efetivado como principal comentarista da emissora, ocupando lugar que durante muitos anos foi do Paulo Roberto Falcão.

A sua escalação em todos os jogos do Brasil é a mais forte indicação disso.

  • Regiane Alves será Renata em "Sangue Bom"

Entre dois amores

Em "Sangue Bom", novela de Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari, substituta de "Guerra dos Sexos", Regiane Alves fará Renata.

A personagem vai se envolver num triângulo amoroso com Érico, Armando Babaioff, e Tito, Rômulo Arantes Neto.

Bate – Rebate

•       Julianne Trevisol, atriz da Record, acaba de fazer uma campanha fotográfica para a TIM.
•       Eliane Giardini iniciou seus trabalhos nas gravações de "Amor à Vida", substituta de "Salve Jorge".
•       Ela participou de cenas na capital paulista, no papel de Ordália, mãe do protagonista da história, Malvino Salvador.
•       Ordália, vale lembrar, seria vivida inicialmente por Cássia Kis Magro, que pediu para deixar a novela.
•       Américo Martins, depois de uma semana de férias em Cuba, reassume nesta segunda-feira a direção de jornalismo da Rede TV!.
•       A programação ao vivo da Record, das 6 da manhã até 9 e meia da noite, está fazendo a diferença no Ibope frente ao SBT.
•       ... Que durante este horário tem muito pouca coisa ao vivo.
•       Carlos Nascimento, apresentador do "Jornal do SBT – Noite", é o convidado do programa "A Máquina", nesta terça, 23h30, na TV Gazeta.

C´est fini
Para lembrar, em 2014, os 50 anos do golpe militar de 1964, o SBT poderá exibir uma versão compacta da novela "Amor e Revolução", escrita por Tiago Santiago, com direção de Reynaldo Boury.

É a informação que circula nos bastidores da emissora.

Portanto, além de uma confirmação oficial, fica faltando ainda resposta para outra pergunta: com ou sem beijo gay? A cena em questão envolveu as personagens de Luciana Vendramini e Giselle Tigre.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos