A TV deve ampliar a denúncia do bico entre policiais

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • Divulgação/Band

    José Luiz Datena no cenário do "Brasil Urgente", na Band

    José Luiz Datena no cenário do "Brasil Urgente", na Band

A imprensa em geral, especialmente a TV – tem abordado com frequência a questão do trabalho extra dos policiais militares, o popular "bico".

Programas como "Brasil Urgente", do Datena, e "Cidade Alerta", do Marcelo Rezende têm batido nesta tecla. Mas têm que bater mais.Difícil calcular quantos recorrem a tal expediente, em pequenos ou grandes centros do país, para complementar a renda. Este é um ponto. Cabe aos órgãos competentes julgar se é correto ou não.

O outro, gravíssimo, envolve policiais militares que, impossibilitados de estar em 3, 4 "bicos" ao mesmo tempo, usando o poder da farda, conseguem convencer comerciantes a "empregar" pessoas despreparadas, escolhidas por eles, para exercer a função de segurança em supermercados, postos de gasolina, lojas e outros do gênero. Depois, claro, dividem o dinheiro.

Um problema muito sério. Primeiro, porque essas pessoas nunca deveriam estar ali e, segundo, não sabem reagir frente a um assalto. Aí vem o pior. Alguém precisa botar o dedo nessa ferida. Falam inclusive na existência de um "acordo" entre PMs e comerciantes para que o "dono do bico" não seja revelado em caso de morte no local. Isso é um total desrespeito à vida.
 
Livraria
 
Segundo se informa, o dono da Record, Edir Macedo, não será entrevistado para o livro que irá comemorar os 60 anos da emissora, em setembro. A propósito disso, o novo livro dele também deve ser publicado no segundo semestre. O diretor de jornalismo, Douglas Tavolaro, está escrevendo os dois.
 
Barraco de plantão
 
Ou como "Casos de Família" ou "Quem convence ganha mais", o título nada importa, o miolo do programa de todas as tardes no SBT nunca é diferente. Mesmo com denúncias de armação da produção, pagamentos de cachê, é sempre o mesmo barraco, a mesma baixaria. É uma pena ver a Christina Rocha metida no meio disso.
 
Um pelo outro
 
O "Casos de Família", com a mesma Christina, voltará a ser exibido pelo SBT em 1º de abril. Não poderia haver mais acerto na escolha do dia. Vai tomar o lugar do "Quem convence ganha mais", o que também não irá representar coisa nenhuma no resultado final da coisa.
 
Teatro
 
"Rain Man", uma adaptação do filme com Dustin Hoffman e Tom Cruise, estreia dia 5 de abril no Teatro Vivo, em São Paulo, com Marcelo Serrado, Rafael Infante e Fernanda Paes Leme, dirigidos por José Wilker. Vai ficar em cartaz cerca de dois meses e depois viajar por algumas cidades, até chegar ao Rio de Janeiro em agosto.
 
Elenco
 
Carlos Lombardi anuncia a presença de Tatyane Fontinhas Goulart, ex-Globo, no elenco de sua primeira novela na Record. Ela vai fazer Lívia, uma jovem inteligente, durona e corajosa. Vai fugir da linha perigueti. O último trabalho dela foi em "Cinquentinha".
 
A moda pegou - 1
 
Toda craque de futebol que se preza, num embarque e desembarque em aeroporto ou chegada em estádio, sempre dá o "agá" do celular. Falando ou não com alguém, o aparelho no ouvido serve para evitar a aproximação de repórteres e outros que tais.
 
A moda pegou – 2
 
Artistas de maneira geral, e aí se incluem atores, cantores e músicos em geral, resolveram adotar o mesmo truque. Em qualquer andança nos principais aeroportos, por exemplo, são sempre flagrados com o celular no ouvido, levando os mais curiosos a manter uma distância regulamentar. Na maioria das vezes falando com ninguém.
 
Previsão
 
A direção do SBT trabalha com a expectativa de fechar 2013 com aumento no faturamento na casa dos 10% acima, se comparado com o mesmo período em 2012. O mercado deve fechar em algo em torno de 6%.
 
Música assusta
 
Curioso como muda o comportamento de quem assiste televisão. Nos tempos de agora, por exemplo, a música passou a ser evitada em alguns dos principais programas, mesmo em se tratando dos artistas mais populares. Evitada porque simplesmente não dá audiência.
 
Porém...
 
Não se trata de um simples modismo. Já de algum tempo, o telespectador da TV aberta, de maneira geral, deixou de colocar a música no meio daquilo que ele mais gosta de assistir.
E aí alguém pode dizer, mas o "The Voice" é um exemplo em contrário. De fato é, mas devemos considerar que no meio dele existe o lance da competição.
 

  • Raphael Dias/TV Globo

    A atriz Paloma Bernardi

Pequena pausa
 
Glória Perez deu um tempo na personagem da Paloma Bernardi, que deixou de ter a mesma exposição de capítulos passados. Mas trata-se de algo temporário. Rosângela observará um crescimento bem importante no desfecho da novela, inclusive com desfecho inesperado.
 
Posto de observação
 
Setores da própria Band revelam certo estranhamento no que diz respeito à participação do Marco Luque, apagado na bancada do "CQC", na volta do programa, segunda-feira passada. Foram poucas as vezes que ele entrou no barulho dos companheiros Marcelo Tas e Oscar Filho.
 
Bate – Rebate
 
•       Na Record já se admite que não existe mesmo volta para a "Escolinha" no "Programa do Gugu".
•       De qualquer maneira, a maioria dos seus artistas continua contratada até maio.
•       Band e Record marcaram eventos para a mesma terça-feira agora.
•       A Record, com um café da manhã, vai lançar a sua nova programação.
•       ... E a Band, na hora do almoço, toda a estratégia de cobertura para a Copa das Confederações e Copa do Mundo.
•       Se houvesse uma conversinha entre eles, essa coincidência poderia ser evitada.
•       Tem coleguinha que não vai fazer outra coisa neste dia senão comer.
•       Nanda Costa não está para tantos convites de eventos.
•       O ritmo puxado de gravações de "Salve Jorge" não permite.
•       Neste domingo, dia 24, a partir das 13 horas, a Band exibe a primeira prova da temporada 2013 da Fórmula Indy, o GP de St. Petersburg, na Flórida, com Téo José, Felipe Giaffone e Antonio Pétrin.
•       Lembrando que a etapa brasileira da Indy está marcada para o dia 5 de maio – a SP Indy 300.
•       A Rede TV! exibe neste domingo, às 14 horas, o especial "X Games Tignes", com os melhores momentos da edição francesa do evento. Fernando Navarro apresenta.
•       Já a edição do "X Games" em Foz do Iguaçu (PR), acontecerá entre os dias 18 e 21 abril.
•       O evento, de acordo com a Rede TV!, terá uma transmissão especial, com dez horas de programação.
 
C´est fini
 
O "Manhattan Connection", completando 20 anos, vai comemorar a data com uma edição especial, neste domingo, na Globo News. Lucas Mendes, Caio Blinder e Pedro Andrade participam da festa direto de Nova York, com Diogo Mainardi, de Veneza, e Ricardo Amorim, em um estúdio em São Paulo, recebendo o antropólogo Roberto DaMatta. Foi ele o entrevistado da primeira edição do programa em março de 1993.
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

 

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos